Unifor recebe exposição da Alemanha sobre transição energética global

Unifor recebe exposição da Alemanha sobre transição energética global

A mostra “Transição Energética – Energizando o Amanhã” é organizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ)


A mostra convida os visitantes a explorar o cenário dinâmico da transição energética global - Foto: Getty Images
A mostra convida os visitantes a explorar o cenário dinâmico da transição energética global - Foto: Getty Images

O combate às mudanças climáticas, a proteção do meio ambiente e a garantia de fontes de energia seguras são os pilares da transição energética. Esse processo envolve ampliar o uso de recursos renováveis, reduzir a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa.

Dentro dessa temática contemporânea, a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, recebe, de 17 de março a 09 de abril, a exposição “Transição Energética – Energizando o Amanhã”. O evento é organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e pela Vice-Reitoria de Extensão da Unifor (Virex) da Unifor, em parceria com o Consulado Geral da Alemanha para o Nordeste e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

A abertura da exposição contará com a presença do cônsul geral da Alemanha para o Nordeste, Johannes Bloos, da cônsul honorária da Alemanha no Ceará, Piauí e Maranhão, Marlene Pinheiro Gonçalves, e da conselheira do projeto Diplomacia Pública em Transição Energética da GIZ, Paulina Brunn. A mostra, sediada no Centro de Convivência da Unifor, convida os visitantes a explorar o cenário dinâmico da transição energética global. A experiência ocorre por meio de cinco cubos interativos, que abordam os desafios e oportunidades da transição energética sob a perspectiva da ciência, da sociedade, da política e da economia.

Para a Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, Adriana Helena Moreira, receber uma exposição como essa reafirma o compromisso da Unifor com temas urgentes e estratégicos para o futuro da sociedade. “A transição energética é um desafio global que exige diálogo, conhecimento e ação coletiva, e a Universidade tem o papel fundamental de promover esse debate de forma acessível e interdisciplinar. Por meio dessa mostra, queremos aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade de reflexões e soluções sustentáveis, fortalecendo a consciência ambiental e incentivando práticas que contribuam para um amanhã mais responsável e equilibrado”, comenta.

Já para a cônsul honorária da Alemanha no Ceará, Piauí e Maranhão, Marlene Pinheiro Gonçalves, a exposição reforça a importância da cooperação internacional diante dos desafios globais da atualidade.

“A Alemanha vê o Ceará como um grande potencial, não apenas no cenário brasileiro, mas também regionalmente, aqui na América Latina, como um forte ator na área da transição energética para as energias renováveis. Isso é fundamental. Envolver a academia é essencial, porque as tecnologias são desenvolvidas, principalmente, dentro das universidades, por seus pesquisadores, estudantes e institutos. Ela está diretamente vinculada às novas tecnologias que surgem para aprimorar, cada vez mais, a eficiência energética.”, finaliza.

Serviço
Exposição “Transição Energética – Energizando o Amanhã”
Local: Universidade de Fortaleza - Centro de Convivência 
Período: De 17 de março a 09 de abril de 2026