Aluno de Publicidade e Propaganda da Unifor conquista medalha no Brasil Design Award

ter, 10 dezembro 2024 16:25

Aluno de Publicidade e Propaganda da Unifor conquista medalha no Brasil Design Award

Ex-aluno da Unifor recebe medalha de bronze no maior prêmio de Design do Brasil com projeto que celebra a flora cearense


Roger transformou a flora cearense em arte por meio de um baralho único e cheio de significado (Foto: Divulgação)
Roger transformou a flora cearense em arte por meio de um baralho único e cheio de significado (Foto: Divulgação)

O ex-aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, — instituição de ensino da Fundação Edson QueirozRoger de Almeida Silva, conquistou uma medalha de bronze na edição 2024 do Brasil Design Award (BDA), um dos prêmios mais prestigiados do país na área de Design. A cerimônia foi realizada em São Paulo, no Teatro Bravos, reunindo grandes nomes do design nacional e projetos de destaque de diversos setores.

A premiação, organizada pela Associação Brasileira de Design (ABEDESIGN), reconhece anualmente os melhores projetos criativos do Brasil. Roger participou na categoria Design de Produto, na subcategoria de projetos estudantis, com o baralho ilustrado temático da flora cearense, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).


Sobre o projeto premiado

O baralho faz homenagem à flora cearense, com ilustrações que destacam frutas, folhas, flores e sementes (Foto: Divulgação)

O baralho, criado por Roger de Almeida Silva, celebra a riqueza da flora cearense, trazendo uma abordagem inovadora e sensível. Cada naipe do baralho representa frutas nativas ou cultivadas no Ceará. As cartas especiais seguem uma lógica inspirada nas partes dessas frutas: os reis são representados pelas folhas das árvores que geram as frutas; as rainhas, pelas flores, e os valetes pelas sementes.

O objetivo do projeto foi reforçar o sentimento de pertencimento e comunidade, destacando os valores econômicos e afetivos da flora cearense. “Esse projeto nasceu da vontade de valorizar o que é nosso, o que é da nossa terra. Quis trazer um elemento lúdico que conectasse as pessoas à cultura e à natureza cearense”, explicou o vencedor.