Orgulho Unifor: Alunos de Publicidade e Propaganda são premiados com ouro no Festival Clube de Criação

seg, 28 outubro 2024 16:28

Orgulho Unifor: Alunos de Publicidade e Propaganda são premiados com ouro no Festival Clube de Criação

Os estudantes Sofia Macário e Bernardo Justi receberam a premiação, considerada a maior no segmento de comunicação do Brasil, pelo trabalho “Guia Michelão”


Pela primeira vez, alunos do curso de Publicidade e Propaganda ganharam a honraria do Festival Clube de Criação (Foto: Arquivo pessoal)
Pela primeira vez, alunos do curso de Publicidade e Propaganda ganharam a honraria do Festival Clube de Criação (Foto: Arquivo pessoal)

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz — se destaca nacionalmente, mais uma vez, pela excelência na formação de seu corpo discente: Sofia Macário e Bernardo Justi, alunos da graduação, levaram ouro no Festival Clube de Criação, que aconteceu 12 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Feito e pensado para a companhia Pizza Hut, o trabalho “Guia Michelão” competiu com discentes de comunicação de todo o país, resultando na primeira colocação (ouro) na categoria Estudantes. Os jovens foram até o Festival para receber o prêmio da que é considerada a maior premiação do Brasil em criação publicitária.

Bernardo explica que o projeto teve o objetivo de expandir o consumo de outros produtos da empresa — como melts, lasanhas, breadsticks e outros itens — para além do carro-chefe, a pizza. Desta forma, o trabalho foi pensado para atingir o público da geração Z, usando uma linguagem leve e divertida que se conecta com essa audiência.


“Criamos uma ação de propaganda que trabalhava muito com a temática do nonsense (sem sentido), que é algo muito presente na cultura da internet, a qual essa geração está muito conectada. Pegamos o Guia Michelin (um dos guias mais tradicionais da gastronomia mundial) e transformamos em uma coisa brasileira, onde o Pizza Hut convidaria os Michels e Micheles de todo o Brasil para degustarem esses produtos”Bernardo Justi, aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

O futuro publicitário acredita que, para impactar os clientes, fazer o trocadilho (uma referência ao Guia Michelin de gastronomia) apresentado no trabalho seria interessante para que o público pudesse ter um novo olhar sobre a marca, entendendo que no Pizza Hut pode-se comer de tudo um pouco.

Sofia Macário conta que foi convidada pelo Bernardo para trabalharem em conjunto. Eles passaram um mês alternando entre encontros online e presenciais, debatendo sobre o cliente e possíveis soluções para o desafio. “Eu já tinha trabalhado com o Bernardo antes, na graduação. Tínhamos um ambiente de segurança um no outro, bem interessante para o projeto”, diz a aluna.

“Quando concluímos o trabalho, fizemos a inscrição e ficamos esperando por uma resposta. Demorou bastante, mas recebemos um email da organizadora querendo confirmar nossa presença no Festival. Nesse momento, nós sabíamos que tínhamos ganhado algo, mas nem nos meus sonhos mais distantes eu ambicionei o ouro”, confessa Sofia.


Projeto “Guia Michelão”, de Sofia Macário e Bernardo Justi, alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor (Imagem: Divulgação)

Importância do prêmio 

Em sua 12ª edição, o Festival do Clube de Criação é uma das principais referências para publicitários no Brasil, sendo um espaço fundamental para o reconhecimento e celebração da criatividade no setor. O evento reúne profissionais de diversas áreas da comunicação, como redatores, diretores de arte e designers, além dos estudantes, para trocar experiências e apresentar trabalhos inovadores.

A ocasião proporciona um ambiente de imersão e networking, como uma oportunidade única de aprendizado e inspiração para os participantes. O Festival ainda conecta novos talentos com grandes nomes do mercado nacional da comunicação.

Além disso, a premiação valida a qualidade e a inovação das campanhas e projetos desenvolvidos pelos concorrentes. Assim, conquistar um prêmio neste festival pode significar um salto na carreira, principalmente como estudante, como revela Sofia.


“É uma premiação de nível nacional, então ela deu um peso maior ao nosso currículo para o mercado publicitário. Essa conquista foi muito importante, pessoalmente, por ser uma validação do fruto do meu trabalho e dos meus estudos. Quando ganhei, eu só queria viver aquele momento ao máximo. Só depois eu fui raciocinar os impactos que isso ia ter nas minhas relações profissionais, quando me reconheceram no banheiro do Festival após a premiação”Sofia Macário, aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

Segundo a estudante, muitos dos profissionais que conheceram no evento “elogiaram a sacada do trabalho”. Questionada sobre os planos para o futuro pós premiação, ela projeta: “Quero estudar e me profissionalizar mais! Sei que ainda há muito a aprender e isso é só o início da minha carreira”.

Bernardo acredita que a honraria dá uma segurança muito grande para a sua trajetória profissional, além do respaldo para os trabalhos desenvolvidos por ele e Sofia na área da comunicação.

“Ainda está muito no começo, mas mostra que estamos conseguindo nos desenvolver e nos colocar como profissionais acima da média e ao nível nacional, não só no mercado local. Ter esse respaldo da maior instituição da propaganda brasileira é muito reconfortante para nós e dá ainda mais motivação para seguirmos nesse caminho que já estamos”, declara o aluno.

Incentivo do curso 

A professora Talita Garcez, do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, orientou os alunos na fase final do projeto. Ela compartilhou a experiência enquanto orientadora e a relação de parceria e confiança com os alunos.


“Tanto o Bernardo quanto a Sofia sempre foram alunos muito dedicados dentro e fora da sala de aula. Desta vez, não foi diferente. Quando me pediram para orientá-los, faltavam poucos dias para o envio do projeto, porém eu senti um alívio ao ver que o trabalho já estava muito maduro, que a resposta deles ao briefing da premiação era [positivamente] fora do padrão”  — Talita Garcez, docente do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor e orientadora do projeto

Além da colaboração da docente, a graduação em Publicidade e Propaganda cooperou com suporte financeiro para que  os estudantes pudessem ir e voltar do Festival, reforçando o compromisso da Unifor com o incentivo acadêmico, como relata Bernardo.

“O apoio do curso foi fundamental, tanto pela questão do incentivo financeiro, que nos foi dado para conseguir custear uma parte da viagem, como também todo o apoio que recebemos dos professores, não só durante o projeto, mas antes. A professora Talita, por exemplo, foi quem nos apresentou os anuários do Clube de Criação. Acho que isso desenvolveu esse desejo de buscar e ir atrás de fazer coisas maiores do que só os projetos da faculdade”, elucida. 

Segundo Talita, concorrer a um prêmio desse porte tem vários desafios, como administrar o tempo para desenvolver a ideia e se destacar entre os concorrentes, pois além deste ser uma competição nacional, é uma das mais reconhecidas do mercado publicitário.

“Ficamos muito orgulhosos, porque quando nossos alunos ganham prêmios tão relevantes, isso nos mostra que estamos no caminho certo. Demonstra um reconhecimento para além dos muros da nossa instituição. Este prêmio é muito cobiçado pelo mercado, e é realmente muito difícil conquistar um Ouro no Anuário do Clube de Criação”, revelou a mestre.