Finanças BACHARELADO | UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Três jovens analisando conteúdo no computador

Esse curso é para quem quer…

... efetuar o diagnóstico, o planejamento, a orientação e a estruturação de soluções de problemas, sob o âmbito das finanças pessoais e corporativas; trabalhar em equipe, com visão analítica e crítica, sem desviar-se da ética profissional e do compromisso com a sociedade.

e planeja...

...exercer diversas funções no segmento privado, como empreendedor, investidor, gestor de fundos de investimentos, Chief Financial Officer – CFO, Controller, diretor financeiro, gestor financeiro, analista de custos, assessor de investimentos, analista financeiro, consultor de investimentos, gestor em agência bancária, auditor financeiro, analista de investimentos e agente no mercado de capitais.

Período
Manhã

Duração
3 anos

Vagas
60

Informações para contato

Coordenador: Prof. Felipe Albuquerque Sobral

  • E-mail de contato: financas@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3087
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 03

Por que cursar Finanças na Unifor?


O curso de Finanças da Unifor deu início ao processo de acreditação internacional junto à Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB).

A AACSB é uma organização estadunidense, fundada em 1916, que estabelece padrões de excelência e qualidade para instituições de ensino, garantindo que os programas de negócios estejam alinhados às melhores práticas internacionais.

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Unifor amplia programa e estudantes dos cursos da área de gestão podem obter até três diplomas de graduação em menos tempo, permitindo maior inserção e mais possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Cursos disponíveis:

  • Administração,
  • Ciências Contábeis,
  • Ciências Econômicas,
  • Comércio Exterior,
  • Finanças,
  • Negócios. 

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A Unifor é pioneira na oferta de disciplinas em língua inglesa em cursos da área administrativa.

As disciplinas em língua inglesa possibilitam a você aprender o conteúdo na área de negócios e a compartilhar da companhia de colegas de sala que são alunos estrangeiros em intercâmbio na Unifor.

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O curso está estruturado em três ciclos com base nos principais eixos da área: Finanças, Economia Aplicada e Negócios.

Entre os principais diferenciais da formação estão as preparações para certificações financeiras inseridas na matriz curricular, parcerias com plataformas e instituições financeiras e escritórios de investimentos, além de corpo docente formado por professores atuantes no mercado de trabalho.

O Bacharelado em Finanças da Unifor forma profissionais capacitados a atuar como financistas em diversas áreas: empresarial, no segmento da indústria, comércio, serviços, entre outras.

Além disso, os egressos estarão habilitados para exercer funções no segmento privado, como empreendedor, investidor, gestor de fundos de investimentos, Chief Financial Officer (CFO), diretor financeiro, gestor financeiro, analista de custos, assessor de investimentos e muito mais.

Alunos do bacharelado podem também participar da Liga Financeira – Unifinance

Composta por estudantes, a iniciativa realiza uma série de ações voltadas para a área de finanças, como visitas técnicas aos principais empreendimentos do mercado financeiro no Ceará, organização de palestras e competições e produção de relatórios de análises financeiras.

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Elaborado pelo curso de Finanças, tem como propósito trazer informações da seara financeira e análises dos principais fatos do mundo dos investimentos, em escala global, nacional, e especialmente do mercado financeiro cearense.

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O Índice de Ações Cearense (IAC) objetiva acompanhar o desempenho médio das cotações das empresas cearenses que possuem capital aberto em bolsas de valores e ser benchmark para aplicações financeiras, como (IBOV, CDI, S&P500, Dólar, etc.), fundos de investimentos, portfólios, entre outros.

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Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Experiência de Primeira!

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Faça uma tour pelo curso dos sonhos na Unifor. Conheça professores, desbrave o #CampusMaisLindo e vivencie a realidade de ser aluno(a) da Melhor!

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Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

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Disciplinas optativas

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Coordenação

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Professores

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A graduação em Finanças adota o sistema de semestralidade, cujo valor é expresso em créditos (um crédito equivale a 18 horas-aula) e distribuído em 6 parcelas mensais. O valor da mensalidade depende do número de créditos cursados pelo aluno, de acordo com a sua conveniência.

  • 1 crédito = 18 horas/aula
  • Valor do crédito hora/aula*: R$ 356,00

*Crédito único. Valores referentes ao ano de 2024.

 Como calcular

Para calcular a mensalidade do semestre, o aluno deve ter como base a quantidade/valor dos créditos (teórico ou prático) que deseja cursar. Seis créditos são divididos entre as mensalidades dos dois primeiros meses do semestre; e os créditos restantes divididos entre os quatro meses seguintes. 

 

 Simulação 1° Semestre Créditos: 22 teóricos e 2 práticos
Mensalidade Valor
R$ 1.068,00
R$ 1.068,00
R$ 1.602,00
R$ 1.602,00
R$ 1.602,00
R$ 1.602,00