O Boletim de Mercado de Capitais, elaborado pelo curso de Finanças da Universidade de Fortaleza, tem como propósito trazer informações da seara financeira e análises dos principais fatos do mundo dos investimentos, em escala global, nacional, e especialmente do mercado financeiro cearense.
Coordenação do Curso de Finanças
- (85) 3477-3192
- financas@unifor.br
- Bloco R | Sala 4
Inflação e juros, nos EUA e Brasil, são dos destaques do mês de outubro
Economia e juros em alta no Brasil
Bolsas de valores em alta no mês de agosto
Incertezas na economia americana e elevação do dólar são destaques em julho
Alta do Câmbio e da bolsa de valores são destaques de junho
Bolsas em alta no exterior e queda do desemprego no Brasil são destaques em maio
Inflação resiliente e mercado de trabalho em alta são os destaques do mês
Bolsas de valores em alta nos EUA e na Europa são destaques em março
Fevereiro tem bolsas em alta; e PIB do Brasil apresenta crescimento
Janeiro tem mercado de trabalho aquecido e juros estacionados nos EUA e na Europa
Bolsas de valores, no Brasil e no Mundo, registram queda em outubro
Novembro é marcado por altas nas bolsas de valores
Setembro é marcado por juros globais elevado e queda nas principais bolsas de valores mundiais
Agosto foi marcado por bolsa de valores em queda nos principais mercados pelo mundo
Bolsa de valores no Brasil avança pelo quarto mês consecutivo
Inflação em desaceleração e bolsas de valores em alta
Desemprego em queda nos EUA e Bolsa de Valores em Alta são os destaques no mês de maio
Política monetária contracionista atinge mercado global; China surpreende e cresce 4,5%
Apesar da crise bancária nos EUA e Europa, sistema financeiro demonstra solidez e traz alívio ao mercado
Juros em alta afeta a performance das bolsas de valores
Coordenação do Curso de Finanças
- (85) 3477-3192
- financas@unifor.br
- Bloco R | Sala 4
O Índice de Ações Cearense (IAC) objetiva acompanhar o desempenho médio das cotações das empresas cearenses que possuem capital aberto em bolsas de valores e ser benchmark para aplicações financeiras, como (IBOV, CDI, S&P500, Dólar, etc.), fundos de investimentos, portfólios, entre outros.
Sobre o Índice
O IAC é um índice de retorno total, ou seja, procura refletir as variações nos preços dos ativos integrantes no tempo ajustado pelo impacto da distribuição de dividendos.
Composição
Atualmente, em sua composição inicial, o Índice de Ações Cearense apresenta oito empresas que estão em concordância com os critérios estabelecidos na metodologia, sendo estas:
- Banco do Nordeste: estreou na Bolsa no dia 20 de julho de 1977, com o código BNBR3, destacando-se entre as oito empresas como a primeira com registro de IPO do Índice.
- Brisanet: a empresa provedora de internet, iniciou a sua oferta pública inicial de ações (IPO) na bolsa de valores brasileira (B3) no dia 29 de julho de 2021. A ação da Brisanet é negociada sob o ticker BRIT3
- Enel Ceará (Coelce): suas negociações iniciaram em Bolsa no dia 13 de junho de 1995, com o código COCE3, sendo uma das empresas cearenses mais antigas com registro de IPO.
- Grendene: o início de suas negociações aconteceu no dia 29 de outubro de 2004 no segmento especial Novo Mercado da Bola brasileira com o código GRND3.
- Hapvida: esta companhia teve registro de capital aberto em 20 de abril de 2018, passando a iniciar suas negociações no dia 25 de abril de 2018, no segmento especial Novo Mercado da B3, com o código HAPV3.
- M. Dias Branco: o início de suas negociações ocorreu na Bolsa de Valores em 2006, no segmento especial Novo Mercado, utilizando o código MDIAS3.
- Pague Menos: as negociações da empresa tiveram início no dia 03 de setembro de 2020, no segmento especial Novo Mercado da B3, com o código PGMN3.
- Aeris: a empresa teve o registro de IPO no dia 11 de novembro de 2020 no segmento especial Novo Mercado da B3, sob o código AERI3, sendo a corporação cearense mais recente a iniciar suas negociações.
Metodologia
Para saber mais detalhes, veja aqui na metodologia.
Resultados
> Clique aqui para fazer o download dos resultados.
Disclaimer
O Índice de Ações Cearense - IAC é um índice de acompanhamento do mercado de capitais desenvolvido estritamente no âmbito acadêmico, elaborado por alunos e professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, não se constituindo de recomendação de compra e/ou venda de qualquer valor mobiliário, nem como recomendação de investimentos. Portanto, não há garantia de que uma estratégia de investimentos baseada no IAC será bem-sucedida.
O IAC não emite, patrocina, endossa, comercializa, oferece ou expressa qualquer opinião sobre valores mobiliários baseado ou vinculado a um retorno de investimento relacionado ao desempenho do Índice de Ações Cearense. Salientamos que o IAC mede o desempenho histórico, de maneira que os retornos passados não são garantia de retornos futuros.
Coordenação do Curso de Finanças
- (85) 3477-3192
- financas@unifor.br
- Bloco R | Sala 4