qua, 26 novembro 2025 09:57
Com nota máxima no EaD, Unifor lança graduações em Gestão de TI e Segurança Cibernética
O anúncio dos novos cursos ocorre simultaneamente à abertura das inscrições para o Processo Seletivo 2026.1 na modalidade EaD

A Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, lançou duas novas graduações a distância nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Computação. Os cursos chegam junto à abertura do processo seletivo para o primeiro período letivo de 2026. Em 2025, o Ensino a Distância da Unifor teve sua excelência reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com nota máxima.
As graduações em Gestão da Tecnologia da Informação e Segurança Cibernética têm dois anos e meio de duração, ambas com carga horária de 2.016 horas e provas presenciais, que serão realizadas duas vezes por semestre no Campus da Universidade de Fortaleza.
No primeiro curso, a Unifor visa formar profissionais capazes de gerir sistemas de informação, projetos e serviços de TI, liderar equipes e garantir o alinhamento entre tecnologia e objetivos organizacionais. A formação oferece visão sistêmica e estratégica, integrando inovação, governança, segurança e transformação digital para gerar vantagem competitiva nas empresas.
No curso de Segurança Cibernética, o aluno será preparado para o mercado de trabalho, com foco na análise e mitigação de vulnerabilidades, defesa e auditoria de sistemas, governança de segurança da informação e investigação de incidentes cibernéticos. A graduação forma profissionais capazes de projetar, implementar e gerenciar mecanismos de segurança em redes corporativas, ambientes em nuvem e sistemas de IoT, garantindo a integridade e a confidencialidade dos dados.
Processo Seletivo 2026.1
As inscrições para o Processo Seletivo 2026.1 estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, na página da Unifor. Será necessário preencher a ficha-requerimento e enviá-la eletronicamente à Comissão Permanente do Processo Seletivo (CPPS).
O processo poderá ocorrer em mais de uma fase independente, caso haja vagas remanescentes. Conforme o edital, primeira fase seguirá a opção do candidato e as vagas previstas na Portaria, podendo ocorrer por:
- média das notas do ENEM (2009 a 2024), exigindo quatro notas objetivas diferentes de zero, redação diferente de zero e desempenho mínimo de 300 pontos;
- nota obtida em edições do Processo Seletivo da Unifor (2017 a 2025) por candidatos classificados ou classificáveis que não efetivaram matrícula, podendo a Universidade considerar também nota apenas de redação dessas edições;
- nota de prova online de redação, que avaliará escrita formal, compreensão do tema, aplicação de conhecimentos, interpretação, organização dos argumentos, mecanismos linguísticos de argumentação e conclusão com proposta coerente e respeito aos direitos humanos.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo especialmente para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Ao lançar duas novas graduações EaD em TI e Segurança Cibernética, a Unifor amplia o acesso à formação superior de qualidade (ODS 4), prepara profissionais para um mercado em forte expansão (ODS 8), impulsiona a inovação e a infraestrutura digital (ODS 9) e fortalece a segurança de dados e sistemas, contribuindo para instituições mais confiáveis no ambiente digital (ODS 16).