seg, 12 janeiro 2026 17:11
Egressa do curso de Medicina da Unifor é aprovada em residência médica em São Paulo
Atualmente residente em Cirurgia Geral no Hospital do Mandaqui, Barbara Borges sempre se identificou com a possibilidade de causar impacto direto na vida dos pacientes

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, tem como um de seus pilares a formação de profissionais preparados para enfrentar os diversos desafios acadêmicos e do mercado de trabalho ao longo de suas trajetórias. Nesse contexto, a egressa do curso de Medicina da Unifor, Barbara Borges, conquistou aprovação na Residência Médica do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo.
A médica, que se formou 2023.2, destaca que a preparação para a residência teve início ainda durante a graduação, intensificando-se nos últimos anos do curso, especialmente no período do internato. Segundo ela, essa etapa foi fundamental tanto para a consolidação do conhecimento teórico quanto para o amadurecimento do raciocínio clínico e cirúrgico.
“O internato foi, sem dúvida, a fase mais importante da minha formação. Foi nesse período que consegui integrar teoria e prática, desenvolver autonomia, senso de responsabilidade e segurança na tomada de decisões”, enfatiza.
Como resultado dos esforços direcionados ao seu objetivo, Barbara foi aprovada na residência médica em Cirurgia Geral do Conjunto Hospitalar do Mandaqui. A instituição é reconhecida como um importante centro de ensino, oferecendo programas de residência médica e estágios de especialização em diversas áreas da saúde, todos vinculados e reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A agora residente relembra como foi receber a notícia da aprovação, destacando todo o empenho até alcançar a tão sonhada conquista. “Foi um momento de muita felicidade e realização. Receber a notícia da aprovação representou a concretização de um sonho construído ao longo de muitos anos de esforço, dedicação e renúncias. Ver que todo o caminho percorrido valeu a pena foi extremamente gratificante.”
Barbara também destaca que a área cirúrgica sempre a atraiu pelo dinamismo, pela possibilidade de resolver problemas de forma objetiva e pelo impacto direto na vida dos pacientes. Agora, a médica revela seu próximo objetivo: “Pretendo prestar prova para a residência em Cirurgia Vascular após a conclusão da Cirurgia Geral.”
A médica também deixa um conselho aos estudantes que desejam trilhar um caminho semelhante. “É um percurso desafiador, que exige tempo, dedicação e disciplina. No entanto, também é uma das formas mais gratificantes de buscar a excelência profissional. Aproveitem cada oportunidade prática, sejam curiosos, persistentes e confiem na base que a universidade oferece”, pontua.
Medicina de excelência é na Unifor!
Com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina da Unifor se destaca por atender plenamente aos padrões exigidos pelo órgão, assegurando excelência pedagógica, técnico-científica e humanística na formação de seus estudantes.
Além disso, a Unifor apresenta forte atuação nos pilares que fundamentam a universidade: ensino, pesquisa e extensão. A valorização dessas dimensões reforça o compromisso da instituição com uma formação qualificada, integral e voltada para o sucesso do estudante.
Além disso, o curso é plenamente estruturado para oferecer aos estudantes os recursos necessários ao desenvolvimento de suas carreiras profissionais. A Unifor disponibiliza laboratórios modernos, biblioteca atualizada, centro de referência em saúde e tecnologias educacionais avançadas.
Todo esse aparato reflete diretamente na formação dos estudantes, permitindo o desenvolvimento de habilidades e competências sólidas para o mercado de trabalho. É o caso de Bárbara, que classifica sua formação como excelente e ressalta que a base proporcionada pela Unifor, aliada às experiências práticas, foi decisiva para os resultados conquistados ao longo de sua trajetória.
“As aulas práticas oferecem uma excelente base para o que vamos vivenciar na profissão. A estrutura da Unifor e a diversidade dos campos de prática permitem contato real com a medicina do dia a dia. Ainda assim, é fundamental lembrar que a medicina não é uma receita de bolo — praticar constantemente e viver diferentes cenários é essencial para o aprendizado”, pontua a residente.
O curso também conta com professores de ampla experiência clínica e sólida formação acadêmica, complementando ainda mais a preparação dos estudantes. “O corpo docente da Unifor é muito bem selecionado e reúne profissionais extremamente qualificados, com experiências diversas, o que enriquece significativamente a formação acadêmica e humana do aluno”, destaca Barbara.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com a formação de profissionais da saúde altamente qualificados, preparados para promover o bem-estar da população e atuar com excelência no cuidado aos pacientes. A Unifor reforça também seu empenho com a educação de qualidade, ao oferecer uma formação médica sólida, humanística e alinhada às demandas do sistema de saúde e da sociedade.