qua, 1 abril 2026 14:28
VI Encontro de Curricularização da Extensão abre inscrições para submissão de trabalhos
A iniciativa visa socializar as práticas de curricularização da extensão desenvolvidas nas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade

A Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas, até o dia 13 de abril, para o VI Encontro de Curricularização da Extensão (ECOE).
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o protagonismo estudantil por meio da integração da extensão universitária aos currículos acadêmicos, promovendo impactos positivos na formação profissional e cidadã dos estudantes.
Além disso, o evento busca dar visibilidade a experiências exitosas de práticas extensionistas desenvolvidas nos cursos, valorizando o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão como base histórico-institucional da Unifor e pilar fundamental para uma formação acadêmica mais completa e conectada com a sociedade.
Para a submissão de trabalhos, todos os autores e coautores deverão estar cadastrados individualmente, assim como o professor orientador.
Trabalhos deferidos e apresentação
A divulgação dos trabalhos deferidos para apresentação está prevista para o dia 11 de maio. Ressalta-se que todos os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois avaliadores de cada Centro de Ciências e Centro de Pós-Graduação da Unifor.
Os trabalhos que obtiverem nota igual ou superior a 8,5 serão deferidos e apresentados no formato de banner (painel). Além disso, o melhor projeto de cada Centro será automaticamente selecionado para apresentação oral (slides).
As apresentações orais ocorrerão no Auditório da Biblioteca, no dia 29 de maio de 2026, das 14h às 17h, conforme a sequência estabelecida pela organização do evento.
Requisitos do trabalho escrito
Para publicação nos Anais do VI ECOE, todos os trabalhos selecionados deverão atender a critérios específicos: é necessário que sejam inéditos — entendendo-se como tal aqueles que nunca tenham sido publicados, seja de forma parcial ou integral —, que sigam rigorosamente as normas da ABNT e que sejam submetidos de acordo com o modelo padrão (template) estabelecido pelo evento.
Todos os trabalhos submetidos aos Anais deverão se adequar a um conjunto de diretrizes específicas. O relato de experiência extensionista deverá ser redigido em língua portuguesa e apresentar entre 2 e 5 páginas, contemplando título, resumo — com síntese da prática, objetivos, resultados e conclusões —, apresentação com a contextualização do trabalho, relato da experiência com descrição da ação extensionista, incluindo modalidade, objetivos, competências de vida, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metodologia aplicada e formas de avaliação da aprendizagem e do impacto junto aos beneficiários.
Imagens com legendas são permitidas, desde que não possibilitem a identificação de beneficiários, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O trabalho deverá ainda conter a apresentação dos resultados, com discussão de sua relevância social e acadêmica, conclusão com as principais sínteses e referências bibliográficas conforme as normas da ABNT.
Além disso, os trabalhos deverão obedecer a critérios de formatação específicos: o título deve estar em fonte Arial, tamanho 14, em negrito e centralizado; a identificação dos autores em Arial 12, negrito, alinhada à esquerda, seguida da instituição, curso ou programa e e-mail para contato; o resumo deve ser apresentado em Arial 11, com espaçamento simples e até 200 palavras; o corpo do texto deve utilizar fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e margens de 2,5 cm (superior e inferior) e 3,0 cm (esquerda e direita); e as referências devem seguir rigorosamente as normas da ABNT, respeitando também a formatação adotada no corpo do trabalho.
Cronograma
Inscrição dos trabalhos pelos autores responsáveis pelo envio: Até 13 de abril
Divulgação dos trabalhos deferidos para apresentação oral e por
painéis: 11 de maio
Apresentação orais e exposição dos painéis: 29 de maio
Entrega dos certificados de apresentação e menção honrosa: 29 de maio
Seleção e certificação da melhor prática de Curricularização da Extensão da Graduação da Unifor 2026.1: 29 de maio
Disponibilização dos certificados de ouvintes no Unifor on-line (emissão de certificados): semestre 26.2
Publicação dos Anais do VI ECOE no site da Unifor, na página da Curricularização da Extensão, aba Anais: semestre 26.2
Serviço
Link de inscrição
Edital!
Acesse o site da VI ECOE 2026!