Roteiristas de “Ainda Estou Aqui” e “Histórias (im)possíveis” participam do 12° Encontrão de Cinema da Unifor
Roteiristas de “Ainda Estou Aqui” e “Histórias (im)possíveis” participam do 12° Encontrão de Cinema da Unifor
Murilo Hauser, Heitor Lorega e Jacqueline Souza falam sobre roteiros e trajetórias no audiovisual

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza nesta quinta-feira, 11 de setembro, às 19h, o 12º Encontrão de Cinema, que terá como tema “Quem quer ser um roteirista? – trajetórias no audiovisual”. O evento acontece no Auditório da Biblioteca da Unifor e é gratuito, voltado a estudantes, profissionais de cinema e o público em geral.
O encontro contará com a presença de Murilo Hauser e Heitor Lorega, roteiristas do filme “Ainda Estou Aqui”, adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. O longa conquistou reconhecimento internacional ao vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, marcando a primeira vitória brasileira nesta categoria. No Festival de Veneza de 2024, a dupla recebeu o Prêmio de Melhor Roteiro, premiação também inédita para o Brasil.
Também participa do evento a roteirista Jacqueline Souza, roteirista de dezenas de obras audiovisuais, incluindo a minissérie “Histórias (im)possíveis”, exibida pela TV Globo. A produção adota o formato antológico para contar, em episódios especiais ao longo do ano, histórias protagonizadas por diferentes mulheres em datas simbólicas, como o Dia da Mulher, Dia do Indígena, Dia do Orgulho LGBTQIA+, Dia do Idoso e Dia da Consciência Negra.
Roteiro em foco
O Encontrão de Cinema Unifor é um espaço de debates, que marca a abertura dos semestres acadêmicos, sempre pautando questões relacionadas ao mercado audiovisual. Funciona também como uma recepção aos novos alunos ingressantes no Curso de Cinema, numa experiência de integração entre docentes e discentes.
Com o tema "Quem quer ser um(a) roteirista” os convidados debaterão sobre as possibilidades de carreira profissional para os interessados em atuar enquanto escritores de obras cinematográficas. Serão reflexões sobre o processo criativo, os desafios do mercado e as oportunidades que surgem dentro e fora das grandes produtoras e emissoras de TV. O bate-papo busca também inspirar estudantes que desejam seguir carreira na área e será aberto ao público.
A coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual, professora Bete Jaguaribe, acentua a importância do Encontrão de Cinema. “São momentos de reflexões sobre a agenda audiovisual do país, sobre as possibilidades de mercado. Uma espécie de mentoria coletiva, num encontro que reúne novos e veteranos alunos, professores e professoras”, observa a professora.
Serviço
12º Encontrão de Cinema
Data: 11 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor