Workshop aborda princípios e aplicações da microscopia de fluorescência

Iniciativa do Núcleo de Biologia Experimental da Unifor, evento é gratuito e aberto ao público

Foco do workshop será o manuseio InCell Analyzer 2000, pertencente à infraestrutura do Nubex (Foto: Getty Images)

De 9 a 11 de outubro, o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará o Workshop de Microscopia de Fluorescência: Princípios e Aplicações. O evento será ministrado no Auditório do Nubex e é aberto ao público. Para participar, é necessário se inscrever por meio deste link

A oficina é uma iniciativa da Unidade Estratégica de Biologia Estrutural e Funcional do núcleo. O objetivo é oferecer uma oportunidade única para que alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores aprofundem seus conhecimentos sobre a técnica de microscopia de fluorescência. O curso terá foco especial no manuseio InCell Analyzer 2000, pertencente à infraestrutura do Nubex.

O workshop contará com a participação dos professores Brandon Sousa e Rosemayre Freire, abordando fundamentos da microscopia de fluorescência e confocal; e do professor Jeanlex Sousa, do departamento de física da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o uso de microscopia de força atômica aplicado a amostras biológicas.

A programação está dividida da seguinte forma:

• 9 de outubro (quarta-feira) – Introdução à Microscopia de Fluorescência e Aplicações | 14h às 17h30
  • 10 de outubro (quinta-feira) – Microscopia Confocal e Parceria Unifor e Universidade Federal do Ceará | 14 às 17h30
  • 11 de outubro (sexta-feira) – Uso de Microscopia de Força Atômica em Materiais Biológicos | 14h às 17h30

Sobre os palestrantes

• Brandon Ferraz e Sousa

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestrado e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É bolsista da startup Biochips Engineer atuando com microfluídica em aplicações farmacológicas. Tem experiência com química de proteínas, modelos animais de inflamação, cicatrização, sepse e diabetes, microbiologia, cultura de células animais e biologia molecular.

• Rosemayre Souza Freire

É bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutora em Farmacologia pela UFC. Possui pós-doutorado no Center of Global Health da University of Virginia (EUA), na área de farmacologia de doenças infecciosas.

É pesquisadora colaboradora no grupo de física biológica da UFC. Tem experiência na área de farmacologia, com ênfase em farmacologia da inflamação e do câncer, doenças infeciosas, microscopia confocal e eletrônica.

Atua principalmente nos seguintes temas: processo inflamatório, cardiotoxicidade, efeito colateral de quimioterápico, biologia molecular, doenças infecciosas, física biológica, microscopia confocal, microscopia eletrônica e microscopia de força atômica. Atualmente é responsável técnica em microscopia confocal da Central Analítica da Universidade Federal do Ceará.

• Jeanlex Soares de Sousa

Jeanlex Soares de Sousa se formou em Física pela Universidade Federal do Ceará. Em 2008, ingressou na instituição como professor adjunto no Departamento de Física. Ele também trabalhou no Instituto Beckman da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA), de 2000 a 2002, como pesquisador visitante.

É autor e coautor de mais de 40 artigos técnicos e capítulos de livros, e seus interesses de pesquisa atuais são propriedades eletrônicas e ópticas de nanoestruturas, eletrônica molecular, modelagem de dispositivos quânticos e bio-nanotecnologia.

Além disso, é membro do Conselho Consultivo da Seara da Ciência, escritório de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará. Hoje, atua com a interface Física-Biologia e Microscopia de Força Atômica.

Workshop de Microscopia de Fluorescência: Princípios e Aplicações
Data: 9 a 11 de outubro de 2024
Horário: 14h às 17h30
Local: Auditório do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex)