Ikigai: encontrando a razão de ser e viver com propósito

Ikigai (em japonês: 生き甲斐) é uma palavra japonesa que significa “a razão de ser”, ou seja, aquilo que te faz acordar todos os dias e te movimenta em busca da sua missão de vida. O conceito foi criado em Okinawa — um arquipélago localizado na região sul do Japão que tem uma população de moradores centenários bem acima da expectativa média de vida.

"O ikigai está escondido em nosso interior e requer uma exploração paciente para chegar no ponto mais profundo do nosso ser e encontrá-lo. Segundo os naturais de Okinawa, a ilha com maior índice de centenários no mundo, o ikigai é a razão pela qual nos levantamos pela manhã." (Frederico Lobato).

Como saber a razão pela qual nos levantamos pela manhã?

O autoconhecimento é imprescindível para descobrirmos a nossa razão de ser. Investir nessa jornada, aprimora a nossa capacidade de olhar para dentro, nos traz mais consciência de quem realmente somos; nos permite descobrir as nossas principais qualidades; talentos e fraquezas; e nos conecta a nossa essência. É um processo contínuo, árduo e doloroso que promove crescimento pessoal e autonomia! Quem compreende suas próprias angústias, fraquezas e conflitos, é capaz de ser empático e generoso com as pessoas e com o mundo. Quem tem convicção de quem realmente é, torna-se capaz de sonhar e realizar.

Identificando seu propósito

A mandala ikigai tem como base quatro dimensões básicas da nossa vida: paixão, profissão, vocação e missão de vida. Ela não deve ser preenchida com o foco exclusivo no trabalho. A proposta é se desprender do trabalho diário e se conectar com o que existe de mais humano em sua vida. Você deve pensar em coisas que trazem alegria e satisfação. Independente de serem ligadas ao trabalho ou à vida pessoal. Pense na sua vida com um todo!

Para identificar o seu propósito, você precisa responder às quatro perguntas abaixo:

  • O que você ama?
  • O que você é bom em fazer?
  • O que você pode ser pago para fazer?
  • O que você faz que é bom para o mundo?

Depois de responder às quatro perguntas, é importante identificar os pontos de interseção, os pontos comuns a dois campos da mandala.

Exemplo: a interseção entre aquilo que você ama e aquilo que você é bom em fazer, representa a sua PAIXÃO.

Aquilo que você é bom em fazer e aquilo que você pode ser pago para fazer representa sua PROFISSÃO e assim, sucessivamente.

Encontrar o seu ikigai não é uma tarefa simples. Muitas pessoas levam dias, anos, uma vida para descobrir o seu propósito. O importante é iniciar a jornada, se conectar com o seu interior, com sua vida. Seguir com obstinação. Viver com propósito nos faz ter uma vida mais significativa, produtiva, longa e feliz.

Todos nós almejamos o sucesso e frequentemente esquecemos que ele é composto de várias conquistas diárias. Devemos comemorar cada pequena conquista sem esquecermos que acordar, respirar, olhar o mar, ler um bom livro, dizer "eu te amo" a quem amamos, sermos gratos, tudo isso vem antes.

São gestos, momentos, dádivas que alimentam a nossa vontade de viver e de conquistar.

Você quer viver uma vida com propósito?

Texto da prof.ª Ma. Delania Santos, pesquisadora em inteligência emocional, coach, mentora executiva, colunista e escritora.