Ciências Contábeis é um curso estrelado que cria oportunidades para egressos brilharem também

qua, 3 novembro 2021 17:04

Ciências Contábeis é um curso estrelado que cria oportunidades para egressos brilharem também

As mentorias e os projetos como o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal fazem com que os graduandos tenham experiências que proporcionam soluções diversas


Os diferenciais levaram o curso a ser o único que recebeu cinco estrelas no Ceará (Ilustração: Getty Images)
Os diferenciais levaram o curso a ser o único que recebeu cinco estrelas no Ceará (Ilustração: Getty Images)

Trilhar caminhos que proporcionam aprendizado desde os primeiros semestres da graduação abre possibilidades para quem quer construir uma carreira bem sucedida. No curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, as oportunidades criadas pela graduação têm contribuído para formar profissionais aptos a atuar em diversas funções. Esse cenário contribuiu para que o curso ganhasse destaque. Foi a única graduação cinco estrelas do Ceará, entre universidades privadas ou públicas, de acordo com o Guia da Faculdade, parceria do Quero Educação com o jornal O Estado de S. Paulo.

A trajetória nas Ciências Contábeis atraiu alunos como Laryssa Viana Sales (2º semestre), Lorena Silveira (3º semestre), Paulino Viana de Moreira (4º semestre) e Felipe Derick de Sousa Lima (8º semestre). Cada um deles conta como ser aluno da Universidade de Fortaleza tem contribuído para a preparação na profissão que escolheram seguir.

Relatos dos graduandos

A estudante Laryssa Sales diz ter sido surpreendida com as oportunidades que encontrou para se desenvolver. “Tenho orgulho de fazer parte da primeira mentoria do curso de Ciências Contábeis, a qual está preparando os integrantes do grupo para entrarem no mercado de trabalho, assim a faculdade está me ajudando a realizar meu sonho de ser uma gestora da área comercial contábil”, explica. A aluna ressalta que, por meio da mentoria, tem desenvolvido a inteligência estratégica. Para ela, essa tem sido uma forma de ampliar a rede de contatos profissionais e reconfigurar o próprio potencial. “Os encontros da monitoria contam com debates entre os alunos e as mentoras, além de treinamentos técnicos e o auxílio direcionado para a área desejada do estudante”, ressalta.


Fazer parte da monitoria e da mentoria são opções que têm contribuído para o aprendizado, explica Laryssa Sales (Foto: acervo pessoal)

Já a estudante Lorena Silveira, já bacharel em Direito, decidiu-se por uma segunda graduação e está muito satisfeita com a escolha pelas Ciências Contábeis. “Já estou no terceiro semestre de uma segunda graduação na mesma instituição, o que demonstra a minha admiração tanto pelas pessoas, como pela estrutura física do campus. Logo no primeiro semestre, busquei grupos de estudo e capacitações pertinentes à área e tive apoio de professores dispostos a contribuírem com meu crescimento profissional”, relata a aluna. Por ter sido aprovada no programa de monitoria voluntária da disciplina de Contabilidade Financeira, Lorena já vivenciou um pouco da prática docente e vem utilizando as redes sociais para compartilhar conhecimento, por meio do perfil @contabilidadeunifor. “Ao mesmo tempo, também fui aprovada e integrada ao Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) como membro voluntária, o que oportunizou vivenciar um pouco da prática contábil, ao ajudar os contribuintes nas suas demandas”, destaca.

O aluno do 4º semestre, Paulino Viana de Moreira, considera que a Universidade de Fortaleza tem contribuído bastante para o progresso profissional. “O curso ser cinco estrelas vai além das excepcionais aulas ministradas no método tradicional, visto que, o diferencial do curso de Ciências Contábeis é os projetos extracurriculares, onde tive a oportunidade de participar da mentoria de carreira, projeto no qual insere os alunos em situações reais de um profissional contábil para o desenvolvimento na prática”, explica. Paulino reforça ainda que o curso disponibiliza trilhas que aprofundam uma área de conhecimento escolhida pelo estudante. “Trilho minha carreira na área de finanças, que vem me dando maior competência e expertise na área em questão”, relata.

As experiências positivas também são compartilhadas por quem está prestes a se graduar como Felipe Derick de Sousa, que está no 8° Semestre de Ciências Contábeis. “Minha jornada na graduação desse curso está para terminar, pois estou no último semestre, mas posso dizer verdadeiramente que merece possuir as cinco estrelas conquistadas pelo Guia da Faculdade nesse ano de 2021, pois os docentes, gestores e  alunos fizeram e fazem por onde obter essa conquista”, avalia. 


O estudante do oitavo semestre Felipe de Sousa considera que fez a escolha certa em relação à excelência que encontrou na graduação (Foto: acervo pessoal)

Felipe participou de atividades extracurriculares como o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), a iniciação científica e a mentoria de carreira. “Vejo que fiz a escolha certa em cursar Unifor, por vários motivos que podem ser destacados: como o corpo docente com profissionais capacitados, a estrutura do campus e a excelência no ensino, que acompanhou as mudanças necessárias para continuar o processo de aprendizagem dos alunos”, detalha o estudante.

Destaque em aperfeiçoamento

A coordenadora da graduação em Ciências Contábeis, Alexandra Siebra, já está implantando algumas novidades para manter o curso bem avaliado em 2022. Entre as melhorias estão o projeto de orientação para microempreendedores individuais (MEI) e organizações sem fins lucrativos (OSFL), com o objetivo de implantar mecanismos de compliance e estruturação econômico-financeira 
“Outras novidades são a mentoria de carreira, com presença e orientações de empresários contábeis, executivos e profissionais de áreas diversas como marketing, jornalismo, moda e administração, além da realização de visitas técnicas em escritórios contábeis e departamentos de contabilidade de grandes empresas”, complementa. 

As cinco estrelas alcançadas em 2021 pelo curso de Ciências Contábeis repetem o sucesso alcançado no ano anterior. Segundo a professora Alexandra Siebra, “esse desempenho é fruto de práticas exitosas e transformadoras ofertadas em salas de aulas para a aprendizagem cognitiva, procedimental e atitudinal de qualidade para nossos discentes”. 

A professora destaca alguns projetos acadêmicos que têm contribuído para o sucesso do curso de Contábeis da Universidade de Fortaleza. Entre esses projetos, ela cita os seguintes: 

  • Preparatório CFC (Conselho Federal de Contabilidade), com aulas de professores da Unifor, convidados e experts em concurso com material gravado e resoluções comentadas; 
  • Aulas com presenças de profissionais do mercado em aulas virtuais, compartilhando experiências e soluções nas áreas  públicas e privadas; 
  • Capacitação dos alunos realizadas por instituições como Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda e Secretaria de Finanças do Município, além de parceiras com instituições relevantes para compreensão das realidades práticas como Conselho Regional de Contabilidade, Tribunal de Justiça e Controladoria Geral do Estado; 
  • Publicações de artigos, frutos de pesquisas realizadas em iniciação científica e TCCs aprovados  em congressos e eventos acadêmicos.