Cine Diálogos Virtuais exibe filme e conversa com o diretor Bertrand Lira
Cine Diálogos Virtuais promove conversa com o realizador do filme depois da exibição, que acontece no dia 5 de março, às 19h, com transmissão pela TV Unifor
O cineasta e professor Bertrand Lira participa, no dia 5 de março, às 19h, do projeto Cine Diálogos Virtuais. Seu filme “O seu amor de volta [Mesmo que ele não queira]” (2019) será exibido na TV Unifor (181 da Net e 14 da Multiplay) e pelo canal do YouTube, e após a sessão acontece uma conversa com o realizador.
O evento acontece no âmbito da disciplina de Cine Experiência III, ministrada pelo professor Márcio Câmara, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.
"É um prazer muito grande poder mostrar esse filme na sala de aula, e poder discutir depois com os estudantes, é muito bom fazer o público entrar em contato com a obra." relata Bertrand Lira.
Sinopse
O amor perdido e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta compõem o quadro de histórias deste documentário. Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas.
"O que eu quero dos espectadores é que eles percebam e leiam no filme a questão afetiva, a questão amorosa, tão importante em nossa vida, e que também canalizamos todos os nossos esforços em busca de um grande amor. A gente quer fazer dessas pessoas, imagem e semelhança da gente, e é uma espécie de complemento, uma cara metade como se fala comumente, as pessoas entregam a vida e se subordinam, se tornam quase escravas desse amor, então assim, é super difícil isso, super complicado e sempre me incomodou as pessoas terem que se tornar o outro, se complementar através do outro." acentua Bertrand.
O filme teve uma grande inspiração no filme de Eduardo Coutinho, "Jogo de Cena", há momentos que não se sabe se é encenação ou se é real. “Do ponto de vista da abordagem estética e narrativa, é um filme que mistura ficção e documentário, mas a parte ficcional é em cima do imaginário dos personagens.” acrescenta o diretor.
“O seu amor de volta [Mesmo que ele não queira]” (2019), é um documentário de longa-metragem dirigido e roteirizado por Bertrand Lira, que fala sobre o amor e suas desventuras com seus percalços tortuosos da busca pela realização amorosa, esse é o fio condutor dos relatos que organizam a narrativa do filme. Para abordar esse universo, cartomantes e videntes são convocados para usar os seus dons metafísicos a favor dos personagens.
Cartas, búzios, banhos de ervas, oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma travesti, professora de português, e duas atrizes, que vivem e trabalham na capital da Paraíba, no nordeste brasileiro. Seus relatos são entrecortados por consultas a cartomantes e pais de Santo que vão prever o futuro deles, aconselhá-los no que diz respeito à sua vida afetiva.
O longa-metragem também é baseado em um filme ficcional do diretor Woody Allen. "Vi o filme dele 'Você vai conhecer o homem dos seus sonhos', e pensei que o tema poderia virar um documentário, essa é a origem da inspiração do filme.” finaliza Bertrand.
A obra já participou de festivais nacionais e internacionais. Alguns deles foram Avant première (hors concours) no 13º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, João Pessoa, PB - Prêmio da Crítica; 26º Festival de Cinema de Vitória-ES (Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Prêmio Especial do júri de Interpretação); 7º Recifest - Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero, Recife-PE; 14º Festival Audiovisual Comunicurtas, Prêmio Melhor Direção de Longa-metragem; Circuito Penedo de Cinema 2019; 6º Fecime – Festival Cinematográfico de Mérida, México, Prêmio Melhor Documentário de longa-metragem; 10º Cine Fantasy – Festival Internacional de Cinema do Fantástico, São Paulo.
Sobre o Diretor
Bertrand Lira é professor doutor do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduado em Comunicação Social e mestre em Sociologia, também pela UFPB. Realizador, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem em super-8, 16mm e vídeo (“Bom dia Maria de Nazaré”, “O senhor do engenho”, “Crias da Piollin”, “Homens”, “O rebeliado” e “O diário de Márcia”, entre outros), premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival e o Excellence Award do JVC Tokyo Vídeo festival de 2004. Foi aluno de estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique (VARAN) em Paris (1982 e 1986). Autor dos livros “Fotografia na Paraíba: Um inventário dos fotógrafos através do retrato (1850-1950)” (1997), “Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão (2013)” e “Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa” (2015).
Sobre o Cine Diálogos Virtuais
Criado em 2018, no âmbito da disciplina Cine Experiência III do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, ministrada pelo professor Márcio Câmara, o projeto Cine Diálogos Virtuais se consolida como um espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica.
Conectando alunos, realizadores e professores para a troca de ideias, ampliou-se para as demais disciplinas da primeira graduação em Cinema do Ceará.
Durante o período de isolamento social, tem sido uma importante ferramenta para aproximar os alunos ao diálogo sobre a experiência estética. Já participaram diversos nomes do cinema e do audiovisual, como Eliane Caffé, Marília Rocha, Halder Gomes, Edmilson Filho, Ana Rieper, Rodrigo Teixeira, Paulo Betti, Mayana Neiva e Emília Silveira.
Serviço
Cine Diálogos Virtuais
Exibição do filme “O seu amor de volta [Mesmo que ele não queira]” (2019) e debate com Bertrand Lira
Dia 5 de março de 2021 (sexta-feira), às 19h
Transmissão: TV Unifor (181 da Net e 14 da Multiplay) e canal do YouTube