null Curso de Cinema e Audiovisual mantém programa anual de oficinas

Seg, 21 Novembro 2022 17:36

Curso de Cinema e Audiovisual mantém programa anual de oficinas

Oportunidades de aprimoramento das técnicas e experiência profissional dos alunos são ofertadas em todos os semestres.


As atrizes Ana Luiza Rios e Marta Aurélia, respectivamente em Marco (Dir. Sara Benvenuto) (Foto: Reprodução/Mapa Cultural do Ceará)
As atrizes Ana Luiza Rios e Marta Aurélia, respectivamente em Marco (Dir. Sara Benvenuto) (Foto: Reprodução/Mapa Cultural do Ceará)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza durante todo ano uma programação de oficinas para aprofundar os estudos das diversas áreas da realização audiovisual. No período de 2022.2, cinco oportunidades de conhecimento em áreas do mercado audiovisual foram ofertadas, envolvendo oito profissionais com experiências e tempos de profissão distintos. 

Colaborações Artísticas

O fazer cinematográfico como um  trabalho de colaboração foi a abordagem do curso "Imaginar junto: pulsões de presença na cena de cinema",  ministrado pelas atrizes Ana Luiza Rios e Marta Aurélia. Profissionais de larga trajetória no mercado, com participações em filmes premiados como "Cabeça de Nêgo" (Dir. Deo Cardoso) e "Marco" (Dir. Sara Benvenuto), as duas atrizes compartilharam a troca de experiências entre diversas funções das áreas que englobam um set de filmagens e a linguagem cinematográfica. A oficina que aconteceu no mês de julho, durante as férias, reforçou a importância da interação entre a atuação cênica e cada profissional envolvido na construção da cena no cinema. 

A correria cotidiana do mercado audiovisual não possibilita trocas diárias e elas desejavam demonstrar a importância da colaboração para os alunos que ingressarão no mercado. De acordo com Ana Luiza Rios, a ideia da oficina surgiu de encontros com Marta Aurélia que as aproximou como profissionais, e fez surgir esse desejo de partilha.

"Desenvolvemos essas conversas com outras atrizes do cinema cearense, estado onde nós temos mais experiências. Por isso resolvemos compartilhar esses nossos devaneios, nossas reflexões", explica Ana Luiza Rios. 

"A gente parte da experiência de atrizes e a gente coloca isso num encontro para que traga também a experiência das outras pessoas que estão em estado de aprendizado como nós estamos e que nessa troca a gente vá encontrando um modo de se afinar", conta Marta Aurélia. 


Alunos em exercício prático na oficina de Preparação de Elenco (Foto: Isis Rebouças)

As atrizes afirmam que foi uma experiência muito rica ofertar esse curso na Universidade. "Essa ideia que a gente teve, ela encontrou uma ressonância muito boa aos alunos e isso nos deu um gás danado para continuar", afirma Marta Aurélia.

Dois em um

No mês de agosto, duas oficinas foram realizadas em conjunto. Assistência de Direção e Continuidade, ministradas respectivamente por Michelline Helena e Mariana Nunes Gomes. Com filmes como Inferninho (Dir. Pedro Diógenes), Pacarrete (Dir. Allan Deberton) e Para Minha Mãe (Dir. Wislan Esmeraldo), as profissionais do audiovisual cearense trouxeram conhecimentos teóricos e técnicos sobre essas funções essenciais de um set de filmagem e sua relação com as demais funções de uma equipe audiovisual. 

"A oficina foi bem legal, os alunos estavam bem engajados, tinham perguntas bem pertinentes para a função." conta Mariana Nunes Gomes. 


Mariana Nunes Gomes e Michelline Helena e alunos na Oficina de Assistência de Direção e Continuidade. (Foto: Arquivo Labomídia)

Fazer fotográfico

As práticas de fotografia e câmera foram ofertadas em meados do mês de outubro, através da orientação do egresso e profissional do fazer fotográfico, Luan Botêlho, que tem trabalhos como os curta-metragens "Plástico" (Dir. João Paulo Duarte) e "Terceiro Dia" (Dir. Jéssica Queiroz) que foram exibidos na 30ª edição do Cine Ceará em 2020. A oficina visou oferecer aos alunos domínio das diversas técnicas fotográficas que abrangem a área da filmagem, "buscando a melhor execução da atmosfera visual concebida durante a pré-produção", explicou o fotógrafo Luan Botêlho. 


Luan Botêlho e alunos na Oficina de Fotografia e Câmera. (Foto: Arquivo Labomídia)

Foram apresentados conceitos básicos numa atividade na qual os estudantes faziam "um mapa de luz de um local afetivo", disse Luan Botêlho. Após isso, os conteúdos do fazer fotográfico foram avançando, mas sempre tendo a parte prática em ação com exercícios. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de mostrar os curtas-metragens e receber dicas do profissional acerca da área fotográfica dos seus filmes para amadurecimento das ideias das produções audiovisuais. No fim, tiveram a chance de testar as ideias de luz em outra atividade que tentava criar o cenário dos filmes dos alunos.

"A turma foi muito participativa e facilitou muito o desenrolar da oficina. Uma galera muito dedicada e talentosa, espero ter conseguido passar o pouco de experiência que tenho e de alguma forma ter ajudado a galera nas produções atuais e futuras", contou Luan Botêlho.

Poéticas do Som

As técnicas de captação de som direto integraram a oficina de um dos jovens talentos cearenses da área sonora e egresso do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, Pedro Sá. “Práticas de Captação de Som Direto" aconteceu no final do mês de outubro e início de novembro. A oficina focou “não só no que diz respeito a equipamentos, mas também na forma prática de usar esses equipamentos para fazer uma boa captação, e sobre a forma com que o técnico de som se relaciona com outros membros da equipe”, explicou Pedro Sá.


Pedro Sá orientando alunos na Oficina de Práticas de Captação de Som Direto. (Foto: Arquivo Labomídia)

Não é a primeira vez que o assistente de som do longa-metragem “Bem-vinda a Quixeramobim” (Dir. Halder Gomes) ministra essa oficina na Universidade de Fortaleza. Sobre seu retorno, Pedro Sá afirma que volta "muito feliz" e se sente à vontade para lecionar a oficina por ter sido onde ele se formou, e tem produções do curso de Cinema no currículo como “Oração Ao Cadáver Desconhecido”, que venceu em 2019 na categoria de “Melhor Som” na 18ª edição do Festival NOIA. 

"Da primeira oficina para esta terceira tem sido interessante reparar que os alunos estão bem mais interessados no ofício de técnico de som, microfonista, assistente, o que me deixa positivamente surpreso, porque não é um departamento que normalmente é visado como carreira.", comenta Pedro Sá. 

"Então essa oficina foi ótimo para ver que várias pessoas que já ensinei anteriormente estão focadas, pois elas retornam à oficina, e têm trabalhado nos filmes do curso, e que melhoraram muito também nas práticas do trabalho com microfones e gravadores. É uma geração muito massa, espero coisas muito boas de todo mundo" - celebra o profissional do som.