qui, 30 abril 2020 15:25
Curso de Cinema e Audiovisual promove encontro virtual com o roteirista Lucas Paraizo
Bate-papo acontece nesta quarta-feira, 6 de maio, a partir das 15h, em ambiente on-line do Meet (Google).

Lucas Paraizo, roteirista de produções premiadas de cinema e de televisão, participa, nesta quarta-feira, 6 de maio, de um encontro virtual com os alunos do Grupo de Estudos da Escrita e da Poética do Roteiro Audiovisual, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A conversa acontece a partir das 15h, em ambiente on-line do Meet (Google).
Roteirista dos longas “Divino Amor” (Dir. Gabriel Mascaro), “Domingo” (Dir. Clara Linhart, Fellipe Gamarano Barbosa) , “Aos Teus olhos” (Dir. Carolina Jabor), “Gabriel e a Montanha” (Dir. Fellipe Gamarano Barbosa), “Divinas Divas” (Dir. Leandra Leal) entre outros; e das séries “Sob Pressão”, “Justiça”, “O Rebu”, “A Teia”, Paraizo falará sobre os processos criativos que envolvem os seus trabalhos e a sua experiência no roteiro em diferentes linguagens e formatos.
Lucas Paraizo nasceu no Rio de Janeiro, em 1978. Graduou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), mas acabou ancorando sua vontade de contar histórias no cinema. Formado em Roteiro pela Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV/Cuba), o carioca também é pós-graduado em Roteiro pela Escola Superior de Cinema i Audiovisuals da Catalunya (ESCAC) e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Autônoma de Barcelona.
Seu primeiro trabalho como roteirista foi o drama espanhol “Passeig nocturn (2007)”, curta-metragem de Oriol Rovira. Estreou em longas com o documentário Laura (2011), dirigido por Fellipe Gamarano Barbosa. Desde então, tem construído uma sólida carreira como roteirista de cinema e de tv. Atualmente, Paraizo pertence ao corpo docente dos cursos de Cinema da PUC-Rio e da EICTV.
Grupo de Estudos da Escrita e da Poética do Roteiro Audiovisual
O grupo investiga as estratégias narrativas e dramáticas no desenvolvimento de obras audiovisuais, conhecendo os processos de criação de diferentes roteiristas brasileiros. Leituras e debates sobre textos, séries e filmes pautam os encontros quinzenais, coordenados pelos professores de roteiro do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, Daniel Tavares e Marcelo Muller. “Buscamos entender os caminhos e as expressões criativas que fazem do roteiro um lugar de mediação entre a palavra e a imagem”, afirma Tavares.
Serviço
Encontro Virtual com Lucas Paraizo
Curso de Cinema e Audiovisual
6 de maio de 2020 (quarta-feira), às 15h
Em sala virtual do Meet (Google)
Aberto aos alunos do Grupo de Estudos da Escrita e da Poética do Roteiro Audiovisual