null Curta-metragem realizado pelo curso de Cinema e Audiovisual participa do Festival de Cinema Cômico 2021

Qui, 8 Abril 2021 15:34

“Tommy Brilho”, dirigido por Sávio Fernandes participa da primeira edição do Festival.

Comédia com protagonista invisível, “Tommy Brilho” já foi exibido e premiado em diversos festivais (Imagem: Divulgação)

O curta-metragem “Tommy Brilho” (Sávio Fernandes) segue sua bem sucedida trajetória em festival. Desta vez, o filme está no FestCômico 2021, Festival Brasileiro de Cinema Cômico. O filme integra a Mostra Competitiva do Festival, que acontece até o dia 11 de abril, de forma virtual e gratuita. A programação ficará disponível no canal do YouTube do evento.

Sávio é graduado do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. O filme, realizado entre 2017 e 2018, foi um de seus primeiros trabalhos práticos no curso.

O curta também concorre ao Prêmio do Júri Popular do Festival, você pode votar através desse link

O filme acompanha um estudante chamado “Tommy Brilho”, conhecido como “o primeiro estudante invisível” de sua universidade. Na trama, que se destaca pelo bom humor, o grande desafio do protagonista é ser notado por seu “crush”. “Como o filme se passa em sua grande maioria na Universidade de Fortaleza, e é estrelado por alunos e professores, ele também fala muito sobre o espaço universitário”, destaca Fernandes.

Ainda segundo o diretor, a produção surgiu a partir da vontade dos alunos do curso de pôr em prática técnicas que aprendiam em sala de aula. Em relação aos desafios na produção do filme, que requereu esforços em aparato técnico e efeitos especiais – visto que é estrelado por uma figura invisível –, Sávio afirma que “o apoio [da Unifor] na realização do filme foi essencial, assim como todo o equipamento, locação, divulgação, etc”.

Sávio finaliza afirmando a importância de ver seu trabalho participando de um evento tão importante em meio a pandemia “A gente tá carregando tanta coisa pesada nesses tempos que às vezes pode ser bom dá uma pausa pra se divertir dando risadas. Estar fazendo parte dessa seleção é algo incrível pra mim, quando eu olho pra trás e vejo que o filme ainda tá circulando, é muito bacana ver o resultado”.

O caminho percorrido por “Tommy” é grande: Sávio foi o grande vencedor do Festival Nóia de cinema universitário em 2018, ganhando três prêmios de Melhor Filme (Júri Oficial, Júri Popular e Júri da TV). Além disso, o curta ganhou um dos maiores reconhecimentos de roteiro do País, no Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o “Fapra”. Em dezembro do ano passado, o curta-metragem foi exibido no programa “Pausa pro Café”, do Canal Brasil. Em agosto de 2020, foi exibido virtualmente na Mostra Meteoro de Curtas, que tem como objetivo trazer visibilidade para produções nacionais.

O curta-metragem na íntegra pode ser visto a seguir.