null Estágio voluntário é diferencial no currículo

Sex, 10 Agosto 2018 18:08

Estágio voluntário é diferencial no currículo

Muitas empresas veem a experiência do trabalho voluntário como uma expertise a mais na seleção para vagas de emprego.

Criado em 2002, o Projeto Jovem Voluntário, da Unifor, promove a qualidade de vida dos assistidos: crianças, adolescentes e idosos que se encontram internados em diversas instituições de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Durante o Ensino Superior é normal que muitos estudantes comecem a procurar oportunidades no mercado de trabalho de muitas formas, principalmente, através do estágio. Na hora de buscar uma vaga desse tipo, um dos principais quesitos avaliados pelos formandos é, sem dúvidas, a bolsa auxílio oferecida pelo programa, uma espécie de “salário”. Porém, nem sempre o estágio é uma atividade remunerada.

É importante lembrar que o principal objetivo do estágio é oferecer vivência profissional, assim, as vantagens de tal experiência vão muito além do aspecto financeiro, pois certamente o empenho terá retorno no futuro e mesmo uma atividade não remunerada, pode ser bastante vantajosa para o jovem.

Durante a experiência, os estudantes colocam em prática o que foi aprendido em sala de aula e entram em contato com as particularidades da profissão escolhida, ampliando o conhecimento, o que auxilia no desenvolvimento de habilidades necessárias ao mundo contemporâneo.

Ter participado de um estágio voluntário pode contar pontos para o histórico profissional, sendo um diferencial em futuras entrevistas de estágio ou até mesmo para um emprego formal. Em geral, os recrutadores optam pelos candidatos que já possuem alguma experiência na área. Além disso, o fato de a atividade ser voluntária demonstra proatividade por parte do universitário tornando o currículo ainda mais atrativo.

A oportunidade também é ótima para a criação de networking profissional: experimentar a realidade da própria área de estudo é essencial para que o universitário possa aprimorar suas competências e ainda se aproximar de profissionais experientes que poderão ajudar em possíveis dúvidas a respeito das funções exercidas ou, até mesmo, da carreira.

Atividades solidárias

Para quem pensa além dos trabalhos ligados ao seu curso de graduação, os universitários podem desempenhar ainda atividades solidárias, que tornam a vivência acadêmica mais humanizada. Ações como visitar abrigos de crianças e idosos são algumas das muitas possibilidades que podem contribuir com a sociedade e marcar positivamente a passagem pela graduação.

Um exemplo é o Projeto Jovem Voluntário, criado pela Vice-Reitoria de Extensão da Unifor que, por meio de diversas ações humanitárias, reúne alunos interessados em contribuir diretamente com a sociedade. Semestralmente, são feitas seleções para o projeto que, cada vez mais vem atingindo mais pessoas necessitadas, além de receber um número crescente de alunos e colaboradores da Universidade interessados em se engajar e ajudar o próximo.

Os voluntários visitam uma vez por semana no período de quatro horas as instituições parceiras. São elas: Hospital Infantil Albert Sabin, Núcleo de Atenção Médica Integrada, Casa Sol Nascente, Associação Peter Pan e Lar Torres de Melo.

Ao fim do semestre, o voluntário que cumprir a carga horária exigida, recebe um certificado de 80 a 100 horas. O projeto proporciona momentos de alegria e descontração através de leituras, contações de histórias, brincadeiras, fantoches, jogos educativos, pinturas, trabalhos de artes, entre outros.

Segundo o professor Carlos Eufrásio, coordenador da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, atualmente o trabalho voluntário é o grande diferencial na formação acadêmica. “É muito comum encontrar no mercado um ambiente extremamente competitivo. O mercado não estabelece mais como referência para contratação somente o profissional que tenha um coeficiente intelectual avançado, mas procuram saber se o aluno soube aproveitar o seu tempo na universidade para aperfeiçoar o seu lado humanístico”, salienta.

Como participar do Jovem Voluntário

Todos os alunos e colaboradores da Universidade de Fortaleza podem participar do Projeto Jovem Voluntário. As inscrições estão abertas para a seleção do segundo semestre de 2018. O interessado, sendo aluno, deverá estar devidamente matriculado e apresentar declaração de matrícula no ato da inscrição. Caso o candidato seja funcionário, deverá apresentar sua declaração de trabalho. Em ambos os casos, todos devem apresentar o Registro Geral (RG), ter quatro horas semanais disponíveis durante todo o semestre, além de ter interesse em ações sociais.

As inscrições acontecem até o dia 23 de agosto, na sala do Projeto Jovem Voluntário, localizado próximo ao C.A. do curso de Odontologia, em frente ao Ginásio Desportivo da Unifor. O teste de seleção acontece no dia 25 de agosto, às 9h, no Bloco D.

Mais informações: (85) 3477-3301