Liga acadêmica do curso de Medicina lança livro sobre cuidados geriátricos

seg, 13 novembro 2023 17:23

Liga acadêmica do curso de Medicina lança livro sobre cuidados geriátricos

Publicação visa orientar profissionais e estudantes da área de saúde no atendimento de urgência e emergência de idosos


O cuidado com o paciente idoso envolve particularidades que não podem ser negligenciadas (Foto: Divulgação)
O cuidado com o paciente idoso envolve particularidades que não podem ser negligenciadas (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de  facilitar o atendimento e a prática com idosos em ambientes de urgência e emergência, estudantes de Medicina da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz — lançaram o livro “Urgências e Emergências Geriátricas”. Ao todo, 17 alunos membros da Liga de Geriatria e Gerontologia (LIGGER) da Unifor contribuíram para a elaboração do material.

A obra contou com a orientação de docentes do curso de Medicina, entre eles Marco Tulio Aguiar Mourão Ribeiro, Átila Coelho Botelho Ponte e Gerídice Lorna Andrade de Moraes. Os interessados podem adquirir um exemplar entrando em contato com a LIGGER por meio do perfil do grupo no Instagram.

Particularidades no cuidado com o idoso

Segundo a professora Gerídice Moraes, o livro aborda vários temas, como urgências gastrointestinais, quedas e traumas, acidente vascular encefálico, pneumonia, diarreias agudas, dentre outros assuntos. “Às vezes, os profissionais têm medo de realizar o manejo clínico nos idosos por falta de conhecimento”, relata a docente.


“Foi um aprendizado coletivo. Cada capítulo do livro é construído por trios ou duplas de alunos, cada grupo tem um orientador. Foi um processo que exigiu dos alunos compromisso, dedicação e muito estudo sobre cada tema apresentado.”Gerídice Moraes, docente do curso de Medicina e orientadora da LIGGER

Para Letícia Brasil Gradvohl, estudante do 8º semestre de Medicina e uma das organizadoras do material, a publicação visa preencher a lacuna identificada pelos alunos em relação a orientações sobre como lidar com pacientes idosos nas situações citadas na obra, funcionando como um instrumento facilitador para que o atendimento aconteça da melhor forma possível.


“Acredito que o livro possa beneficiar a sociedade por meio da facilitação do processo de compreender melhor o idoso no cenário de emergência de uma forma simplificada, sem muita dificuldade, sendo bem direto ao ponto. O que deve fazer? O que não se deve fazer? As peculiaridades mesmo no cuidado do idoso”Letícia Gradvohl, estudante de Medicina da Unifor

Construção do saber

O processo de elaboração do livro foi árduo. Tanto no que se refere ao conteúdo, que exigiu grande aprofundamento dos alunos nos assuntos abordados, quanto às questões técnicas próprias de uma publicação editorial. 

“Fui atrás de cada detalhe: correção ortográfica, formatação, design. São detalhes que a gente não imagina como são engrandecedores”, relata Letícia, que já vislumbra a possibilidade de utilizar os conhecimentos adquiridos em futuras publicações.

Nithyananda Furtado, estudante do 7º semestre de Medicina, conta que a experiência de fazer parte do livro como uma das autoras foi cercada de momentos decisivos para a própria formação acadêmica.


“Foram dias de estudo e pesquisa, além do próprio processo de passar todo o conteúdo para palavras, desvendar e simplificar as referências, sempre buscando abordar tudo da melhor forma. [...] Demoraram alguns meses entre o início da escrita e o lançamento, e foi possível ver o meu crescimento nesses dois pontos.”Nithyananda Furtado, estudante de Medicina da Unifor

Crescimento pessoal e profissional

Renata enfatiza a importância da LIGGER em seu desenvolvimento: “É imensurável o quanto a participação na liga me fez crescer pessoal e profissionalmente. Estou em um cargo de organização, de gerir equipe, de ver vários detalhes. Então isso faz com que a gente saiba se organizar melhor, saiba lidar com as pessoas, com dificuldades, com as burocracias e também comemorar as felicidades da equipe”.

Nithyananda compartilha a mesma opinião da futura colega de profissão. Segundo ela, a Liga lhe ensinou sobre senso de equipe, liderança e cuidado, não só com os idosos, mas com as pessoas que compartilham o trabalho. “Aprendi de tudo um pouco. Chego a dizer que devo boa parte dos desafios extracurriculares vencidos à LIGGER e a todo o nosso time”, revela.

Para Brenda Lima, estudante do 9º semestre da graduação em Medicina da Universidade de Fortaleza, as aulas teóricas da Liga e o treinamento na UAPS Mattos Dourado merecem destaque entre as atividades de que já participou.


“As experiências na LIGGER me ajudaram a ter mais segurança no atendimento de pacientes idosos e na comunicação com alunos e estudantes. Tenho certeza de que a Liga acrescentou muito na minha vida acadêmica, profissional e pessoal.”Brenda Lima, estudante de Medicina da Unifor

Sobre a LIGGER

Fundada em 2010, a Liga de Geriatria e Gerontologia da Universidade de Fortaleza (LIGGER) realiza projetos voltados para extensão, ensino e pesquisa, englobando várias áreas da saúde — como Odontologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia — com o intuito de integrar o conhecimento multiprofissional a respeito da saúde do idoso.

Entre as atividades realizadas estão aulas semanais ministradas pelos ligantes sobre conteúdos abordados na geriatria e gerontologia; projetos de extensão — como o treinamento não-obrigatório no ambulatório de geriatria na UAPS Mattos Dourado — e projetos de ação em saúde para a população. Além disso, o grupo promove aulas abertas ministradas por docentes para estudantes de outras áreas da saúde.


Parte da equipe da LIGGER junto a orientadora Gerídice em ação sobre sexualidade na terceira idade na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) (Foto: Arquivo pessoal)

Na área da pesquisa, a LIGGER conta com projetos de iniciação científica e desenvolvimento de trabalhos para apresentação em congresso e publicação em revistas. “Essas atividades são indispensáveis para o currículo acadêmico, além de proporcionar um maior conhecimento do aluno na saúde do idoso e prepará-lo para situações futuras”, conclui a professora Gerídice.