Live debate uso de inovações tecnológicas em Fisioterapia

Live debate uso de inovações tecnológicas em Fisioterapia

Evento virtual acontece no dia 18 de janeiro, pelo Google Meet, mediante inscrição prévia


Paulo Henrique Palácio é coordenador do curso de Fisioterapia da Unifor. (Foto: Ares Soares) 
Paulo Henrique Palácio é coordenador do curso de Fisioterapia da Unifor. (Foto: Ares Soares) 

O curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza promove no dia 18 de janeiro live para debater sobre o uso de inovações tecnológicas na área, tendo como caso de estudo a ventilação mecânica básica com o software “X – Lung®”. O evento será transmitido pelo Google Meet, às 19h, mediante inscrição prévia neste link. A ação é aberta ao público. Faça sua inscrição aqui. 

O debate contará com a participação do fisioterapeuta João Elder, graduado pela Unifor, residente em Terapia Intensiva Hospital Geral de Fortaleza (HGF), palestrante e autor de e-books de temas da Fisioterapia Respiratória. A mediação será feita pelo professor Paulo Henrique Palácio, coordenador do curso de Fisioterapia da Unifor. 

O X – Lung® é um simulador de ventilação mecânica utilizado em atividades práticas do curso de Fisioterapia da Unifor, instalado no laboratório H20. A partir desse software, o aluno consegue simular situações de UTI, nas quais vai tomar decisões, ajustar controles, em tempo real, simulando situações, para entender o processo de trabalho de Fisioterapia em ambiente de UTI.

“Trata-se de uma simulação em contexto de laboratório, a partir da qual o nosso aluno treina habilidades para formar competências. Para quando chegar no estágio, tenha mais segurança no raciocínio, manuseio e tomada de decisão”, pontua o professor Paulo Henrique. O equipamento é inovador, poucas universidades possuem ambiente de simulação de UTI e a Unifor é uma delas. 

“Além de treinar habilidades, deixando o aluno mais seguro para quando chegar no ambiente de trabalho, pois a UTI é um ambiente complexo, o X – Lung® também propicia pesquisa, ciência e inovação. Inclusive, o capacete Elmo de ventilação assistida, elaborado por cientistas do Ceará, utilizou alguns parâmetros desse simulador na sua fase de testes para chegar ao produto final, que hoje está no mercado com sucesso”, pontua o professor Paulo Henrique. 

SERVIÇO

Data: 18/01
Horário: 19h
Inscrições: clique aqui