Professor da Unifor tem artigo premiado pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes
ter, 18 fevereiro 2020 17:02
Professor da Unifor tem artigo premiado pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes
O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor André Soares Lopes teve seu artigo “Caracterização das Diferenças no Padrão de Mobilidade de Mulheres e Homens em Grandes Cidades Brasileiras” premiado no 33° Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). O estudo foi desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A pesquisa analisou os efeitos de como o gênero afeta os níveis de acessibilidade das pessoas que fazem uso do transporte público. O pesquisador explica que o gênero é um fator determinante muito importante, já que existem critérios na decisão de viagem que afetam qual modo de transporte o usuário escolhe. A partir desse caso, entram questões como segurança viária e segurança pública como fatores que afetam esse comportamento.
O estudo é comparativo, apontando para comportamentos das metrópoles brasileiras e caracterização de como as mulheres se comportam do ponto de vista de mobilidade em grandes cidades. André explica que o fato de Fortaleza ter investido e multiplicado a malha cicloviária, gerou espaço para uma demanda antes contida: pessoas que não faziam uso de modos não motorizados, como as bicicletas. A cidade foi também uma das primeiras a incorporar elementos de segurança feminina dentro do transporte coletivo.
A pesquisa identificou que mulheres possuem níveis de mobilidade mais baixos que os homens, em consequência da empregabilidade. “Existe ainda uma estereotipação do comportamento feminino e masculino e isso acaba gerando uma distorção comportamental em que o homem é quem sai de casa para trabalhar e a mulher se responsabiliza pelos afazeres domésticos”, explica. Fatores como horário e sensação de segurança viária e pública também contribuem para que os níveis de mobilidade femininos sejam mais baixos.
Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizados dados brutos, coletados diretamente com entidades que fornecem e geram dados, como é o caso dos registros de usuários dos sistemas de transportes alternativos complementares, registrados em tempo real. Além destes, foram utilizados dados comportamentais, feitos a partir de entrevistas com usuários. Os pesquisadores fizeram também uso de pesquisas intituladas Origem e Destino.