Professor da Unifor tem obra sobre Direitos Culturais com destaque de vendas na Amazon

qua, 19 fevereiro 2020 15:28

Professor da Unifor tem obra sobre Direitos Culturais com destaque de vendas na Amazon

Entre os livros da autoria do professor Humberto Cunha, estão Teoria dos Direitos Culturais, Direitos Culturais como Direitos Fundamentais, Cultura e Democracia na Constituição de 1988 e Federalismo Cultural e Sistema Nacional de Cultura.


O professor Humberto Cunha e seu livro
O professor Humberto Cunha e seu livro "Teoria dos Direitos Culturais: Fundamentos e Finalidades", em destaque na Amazon (Foto: Ares Soares)

Humberto Cunha é professor do curso de Direito da Universidade de Fortaleza e está com sua obra Teoria dos Direitos Culturais: Fundamentos e Finalidades entre os livros mais vendidos da Amazon, no critério Direitos Humanos. A produção, lançada em várias cidades do Brasil, no Uruguai e na Itália, em 2018, foi publicada pelas Edições Sesc/SP, e é fruto de duas décadas de estudo do docente sobre a temática dos Direitos Culturais.

Desde o lançamento, a obra sempre permaneceu no top 20 de livros mais vendidos da plataforma online e por muitos dias ocupou a primeira posição de vendas no segmento dos Direitos Humanos. Na Universidade de Fortaleza, a obra serve de suporte bibliográfico para disciplinas da Graduação, Mestrado e Doutorado, programas dos quais Humberto Cunha faz parte do corpo docente.

A obra possui uma qualificação e variedade de conteúdos que aborda a definição de cultura para o âmbito do Direito, definição de direitos culturais, os princípios de regência dos direitos culturais, a mecânica de conexão dos direitos culturais entre países, uma especificação do conteúdo da constituição cultural e as garantias dos direitos culturais.

O professor aponta alguns dos fatores que levaram a obra a ter grande índice de vendas. “Atualmente, o mercado nacional requer mais obras sobre essa temática dos direitos culturais, que são direitos historicamente negligenciados; por exemplos, os debates em relação à liberdade de expressão artística e os fomentos à cultura. E este é um livro pioneiro sobre a teoria dos direitos culturais no Brasil, o que justifica a grande demanda. É uma literatura jurídica que ajuda a suprir um espaço vazio que tinha a respeito desse tema”, destaca.

Humberto possui outras obras que também obtiveram destaque de venda e abordam essa temática, como os livros Direitos Culturais como Direitos Fundamentais, Federalismo Cultural e Sistema Nacional de Cultura e Cultura e Democracia na Constituição de 1988.

Direitos Culturais e a Universidade de Fortaleza

A Universidade de Fortaleza possui uma forte pesquisa no campo dos direitos culturais, com um grupo de estudo e pesquisas sobre o tema, do qual o professor Humberto é coordenador. Também realiza anualmente o Encontro Internacional de Direitos Culturais. Essas ações são fomento para a credibilidade da produção acadêmica que é realizada no campus.

O docente pontua a participação da instituição na abordagem do tema e quais impactos são causados a partir disso. “É importante destacar o abrigo que a Universidade de Fortaleza deu à disciplina de Direitos Culturais, adotando-a em dois âmbitos: Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Além de sempre investir e prestigiar as atividades culturais e as atividades de Direitos Culturais. Então, a Unifor acrescenta prestígio à obra e oferta todo um background, já que o livro aborda início e resultados de processos”, afirma Humberto Cunha.