Projeto “Educação e Saúde na Descoberta do Aprender” abre vagas de voluntariado para estudantes

sex, 9 agosto 2024 17:01

Projeto “Educação e Saúde na Descoberta do Aprender” abre vagas de voluntariado para estudantes

As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto para alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS)


Estudantes participantes do projeto (Foto: Arquivo pessoal)
Estudantes participantes do projeto (Foto: Arquivo pessoal)

O “Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender”, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, com apoio da Fundação do Rim, está com processo seletivo aberto para voluntários(as) interessados(as) em atuarem no programa durante semestre 2024.2. As inscrições vão até o dia 30 de agosto e são voltadas para os alunos pertencentes ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

“O projeto permite a atuação de acadêmicos dos cursos da saúde da Unifor, sendo uma oportunidade de aperfeiçoar nossa abordagem ao público, melhorar nosso olhar clínico e, principalmente, estimular o olhar humano e holístico para os pacientes”, comenta Ana Evelyn, aluna do 8° semestre de Enfermagem na Unifor e estagiária administrativa do projeto.

Os(as) interessados(as) devem apresentar, no momento da inscrição, a Declaração de Matrícula atualizada (autenticada na Divisão de Assuntos Estudantis - DAE) e um cartão de vacina comprovando a vacinação contra Hepatite B. As inscrições estão acontecendo na sala do projeto Educação e Saúde, localizada no Bloco W, ao lado do Centro Acadêmico de Odontologia, em frente ao Ginásio Poliesportivo da Unifor. 

O resultado das inscrições será divulgado dia 2 de setembro de 2024.

Atividades desenvolvidas

O projeto atua nas clínicas “Davita” das sedes Meireles, Mondubim e São Gerardo - com objetivo de suprir deficiências na formação escolar e amenizar o sofrimento dos pacientes, assim promovendo ações educativas, recreativas e atividades de educação em saúde para pacientes que realizam o tratamento de hemodiálise, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos. 

“Buscamos promover o conforto e bem estar aos pacientes renais e aos seus acompanhantes, por meio de escuta ativa, jogos e atividades variadas, como caça palavras, bingos, pintura, artesanato, entre outras” , comenta a estagiária. 

Os voluntários atuarão uma vez por semana, no período de quatro horas, nas clínicas “Davita”, contribuindo para o conforto e bem estar, transformando o ambiente de diálise em um espaço de aprendizado e alegrias. No final do semestre, os voluntários que cumprirem a carga horária exigida receberão um certificado de 50 horas.

Sobre o projeto

Promovido em parceria pela Fundação Edson Queiroz e a Fundação do Rim, o projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender existe há 17 anos, com o objetivo de incentivar a saúde e prevenir doenças através da educação. Para isso, estimula os conhecimentos básicos dos pacientes com jogos e atividades lúdicas nas disciplinas de português, matemática, história, geografia, ciências e línguas estrangeiras. 

Serviço

Seleção para o Projeto Educação e Saúde 2024.2 
Inscrições: até 30 de agosto de 2024 
Local: Sala do Projeto Educação e Saúde (Bloco W, ao lado do Centro Acadêmico de Odontologia, em frente ao Ginásio Poliesportivo da Unifor) 
Mais informações: 3477-3301 | educacaoesaude@unifor.br
Instagram: @educacaoesaudeunifor