qua, 6 junho 2018 16:30
Projeto fotográfico Pau de Arara realiza sua 12ª edição na Paraíba

O Centro de Comunicação e Gestão realiza, de 8 a 10 de junho, a 12ª edição do projeto Pau de Arara. O projeto de extensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifor acontecerá na cidade de Cabaceiras, na Paraíba, a cerca de 640 km de Fortaleza.
O projeto, que tem o objetivo de aproximar os alunos das áreas de Humanas com a cultura nordestina através da produção de fotografias e vídeos documentais, contará com 50 participantes, sendo 41 alunos, sete professores monitores e dois técnicos (um de vídeo e um de fotografia).
A seleção foi realizada entre alunos veteranos e novatos dos cursos a fim de promover a integração entre os grupos e o compartilhamento de experiências. O processo de inscrição ocorreu em maio. Os critérios de seleção incluíram a submissão de portfólio com cinco fotos, histórico escolar e a obrigatoriedade o interessado ter cursado alguma disciplina de Fotografia durante a sua graduação.
A professora Adriana Helena, integrante do projeto, ressalta sobre a importância da atividade: “O projeto Pau de Arara tem como lema ‘ir perto para ver longe’, conhecermos primeiro o nosso local, reconhecer a nossa identidade. Normalmente são locais escolhidos que tem a ver com a nossa paisagem aqui do Nordeste, todas as cidades, estados pertencem ao Nordeste. Cabaceiras é muito importante pela sua paisagem de sertão, e que essencialmente atrai muita cultura. Filmes e peças cinematográficas já foram realizadas lá, devido ao cenário muito sertanejo. E é muito importante a gente adentrar no nosso interior para depois a gente ir mais longe conhecer outras cidades.”
Sobre o projeto
Coordenado pelo professor Jari Vieira, o projeto Pau de Arara foi criado em 2004, durante suas aulas de Fotografia na Unifor, e já percorreu cidades nordestinas como Exu, Barbalha e Nova Olinda. Os registros feitos pelos alunos são posteriormente expostos ao público através de exposições.
Em 2007, os alunos que participaram do Pau de Arara e submeteram suas fotos para avaliação no prêmio Intercom, ganharam a premiação nas categorias de Fotografia. O projeto também já ganhou destaque na revista Veja e em jornais locais.