Retomada presencial do Dragão Fashion terá desfile de coleção criada por alunos de Design de Moda
Equipe foi uma das seis selecionadas no Brasil para a 22ª edição do evento que movimenta diversos segmentos
Um dos maiores encontros da moda autoral da América Latina, o Dragão Fashion Brasil Festival, acontece na capital cearense de 25 a 28 de maio. De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o festival traz a temática do olhar 360° para retratar o Brasil de uma maneira mais extensa. A programação, que inclui atrações nas áreas de cultura, moda, economia criativa, formação, indústria, gastronomia e turismo, contará com a participação de estudantes da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.
A Unifor vai contar com um estande no evento e realizar palestras sobre os temas:
- Estratégias e tendências para o futuro do marketing digital - Vitor Peçanha (co-fundador da maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, a Rock Content)
25 de maio - 16h às 17h30
- Moda e sustentabilidade - Flávia Aranha (estilista referência em moda sustentável e moda circular com lojas em São Paulo e Portugal)
27 de maio - 16h às 17h30
Um dos diferenciais do evento é abrir espaço para que surjam novos talentos na moda, com a realização do Concurso dos Novos, competição aberta a estudantes de instituições de ensino superior e técnico de todo o país que criam coleções conceituais a partir de um tema pré-determinado. Novamente, a Unifor, por meio da graduação em Design de Moda, é uma das seis selecionadas em todo o Brasil para participar. Com uma pesquisa em torno do tecido 100% algodão, o grupo de alunos vai levar às passarelas, no dia 28 de maio, o resultado de uma proposta conceitual que tem a Lei Maria da Penha como inspiração: a coleção “Reexistir da Despedida”.
Cláudio Silveira, idealizador do Dragão Fashion Brasil, diz que “a palavra inovação vai definir a principal abordagem das ações do DFB” (Foto: Divulgação)
“O DFB é um Festival que movimenta a cidade inteira, e todas as ações direcionadas a ele são embaladas por um pensamento inovador. Esse foi um dos argumentos que alçaram Fortaleza ao posto de Cidade Criativa do Design, em título outorgado pela Unesco, em 2019, e que o DFB celebra na edição de retomada, após dois anos de pandemia”, ressalta Cláudio.
Moda e inovação
“Com a retomada, a palavra inovação vai definir a principal abordagem das ações do DFB, e é também o pressuposto criativo que deve inspirar os curtas metragens que orbitam em torno do universo da moda”, destaca Cláudio Silveira. Neste ano, serão apresentados dois pavilhões: um para o DFB e, pela primeira vez, um voltado para a indústria social, sediando as ações do Programa 100% CE e da Ceará Fashion Trade, principal feira de negócios de moda do Estado do Ceará. Além desta novidade, haverá exposição de faculdades, salas de desfiles e de workshops. Ao todo, a edição de 2022 contemplará diversas operações envolvendo micro e pequenos empreendedores das áreas de design, gastronomia e moda, no Mercado Criativo DFB.
A coordenadora do curso de graduação em Design de Moda da Unifor, Priscila Medeiros, comemora o fato de a equipe ter sido selecionada e destaca a possibilidade de outra vez trazer o troféu para o campus. “Atribuo esse resultado positivo e repetidamente alcançado ao fato de que, desde os primeiros semestres, nossos alunos e alunas já passam a desenvolver projetos de criação, encarando concursos internos, editais e bancas julgadoras formadas por professores”, explica.
De olho nos números crescentes de feminicídio no Brasil, a equipe de estudantes do curso de Design de Moda da Unifor criou assim a coleção “Reexistir da Despedida”, tendo como personagem-inspiração a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que, não à toa, dá nome à Lei 11.340, criada para punir os mais diversos tipos de violência contra a mulher.
Estudantes da Unifor compõem uma das seis equipes selecionadas pelo Dragão Fashion Brasil (Foto: Ares Soares)
Os estudantes que pesquisaram sobre fibra e textura do algodão proposta em edital são Sara Frazão, Caroline Moura, Iara Paulino, Enzo Emanuel, Yury Duarte e Élida Queiroz. Os alunos do 4º semestre de Design de Moda decidiram homenagear mulheres cearenses de fibra, apontando ao mesmo tempo para um rasgo no tecido das relações sociais que as fazem vítimas de um tipo de violência ainda muito comum: a doméstica.
De olho nos números crescentes de feminicídio no Brasil, a equipe criou a coleção “Reexistir da Despedida”, tendo como personagem-inspiração a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que, não à toa, dá nome à Lei 11.340, criada para punir os mais diversos tipos de violência contra a mulher.
Estrutura e responsabilidade social
Para receber os desfiles, serão montadas duas salas, com passarelas de 40 metros, cada, além da passarela externa, instalada nas areias da Praia de Iracema, que receberá as coleções do DFBeach Club, com foco em moda praia. Neste ano, o DFB apresentará também um desfile Upcycling (dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material), em parceria com a Enel Brasil. A apresentação complementa as ações do novo espaço do evento, o Factory, com direito a instalações de parceiros do setor de eventos do Ceará a um palco para os shows, com pé direito de 28 metros e cenografia 100% feita em sucata, monocromática e pintada de areia.
Com uma proposta que é também relacionada à cidadania, o festival terá uma exposição do Instituto do Câncer do Ceará feita com mulheres mastectomizadas. “O DFB Festival é o único evento do Brasil com foco em moda autoral, que disponibiliza seis editais públicos de participação. Ele é muito mais que moda, pois trabalha o social, é incentivador, provocador e mexe com toda a estrutura da indústria do Estado, ou seja, o DFB é multifacetado”, explica o idealizador do evento.
Na varanda principal do evento, também serão distribuídas 14 operações diversas de gastronomia. Além disso, o DFB contará com espaço pet friendly. Segundo os organizadores, será o primeiro evento de moda do país com área destinada aos animais domésticos.
Sobre o DFB Festival
O festival foi criado em 1999 com realização anual em Fortaleza. O DFB Festival é considerado um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que dialogam com moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina. Ao longo de mais de duas décadas de história, a iniciativa vem contribuindo para o desenvolvimento da cultura de moda no país e também para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do setor. O DFB Festival 2022 é apresentado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, com agradecimento à Enel Brasil e Realização da Artesanias do Ceará.
Serviço:
DFB Festival 2022
Data: 25 a 28 de maio
Local: Praia de Iracema
Instagram: @dfbfestival
Site: https://www.dfbfestival.com.br/