sex, 24 janeiro 2020 09:14
Revista Ciências Administrativas da Unifor comemora 30 anos
A revista funciona como veículo de divulgação científica do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG)
A Revista Ciências Administrativas (RCA), periódico de divulgação científica do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), da Universidade de Fortaleza, completou 30 anos. O marco histórico afirma o compromisso que a instituição possui com a pesquisa e a divulgação de trabalhos de alta qualidade
A RCA reúne os assuntos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Ciências Econômicas e está alinhada ao Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA), cujas linhas de pesquisa (Estratégia e competitividade; Organização e sociedade; e Operações e mercados) refletem as áreas de interesse maior da revista.
Linha do tempo
Nascida em 1989 a RCA funcionava em publicações anuais. Em 2012, as publicações da RCA passaram a ter periodicidade semestral, com acesso livre pelo Portal de Periódicos da Unifor. Já no ano de 2017, a revista iniciou a publicação quadrimestral, e permanece dessa forma até os dias de hoje.
A revista é dedicada à divulgação de artigos teórico-empíricos, ensaios e casos de ensino, e foi avaliada pela CAPES como B2 (Qualis 2016). Sua longa tradição foi indexada a diversas bases nacionais e internacionais, destacando: Redalyc.org (Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal), Redib (Rede Iberoamerica de Inovação e Conhecimento Científico), Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), DOAJ (Directory of Open Access Journals) e EBSCOhost.
Todas as publicações são de acesso digital aberto, via sistema Open Journal Systems (OJS), no Portal de Periódicos da Unifor, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público.
Trajetória de reconhecimento
A editora chefe da Revista Ciências Administrativas (RCA), Marina Dantas, destaca o que significado de três décadas da produção e engajamento científico do periódico. “Ao longo desses 30 anos, a Revista Ciências Administrativas construiu uma reputação e é tida como um periódico de referência para os pesquisadores do campo da Administração, principalmente”, afirma.
Ainda segundo ela, os temas abordados na Revista, “são assuntos frequentes na publicação textos sobre Estratégia e Sustentabilidade, além do Marketing, Contabilidade, Governança e Finanças. Outros temas são também bem-vindos e, pelas páginas das edições da revista, podemos acompanhar a trajetória de desenvolvimento de temas como Gestão de Recursos Humanos, Estudos Organizacionais, Gestão de Operações, Ensino e Pesquisa em Administração”, ressalta.
Marina fala também sobre o reconhecimento que a revista possui e a credibilidade que conquistou. “A Revista Ciências Administrativas é destaque no ranking Spell Anpad e o reconhecimento público do impacto que produz no meio acadêmico contribui para que aos autores de artigos encaminhem à RCA seus melhores esforços de pesquisa. Esses autores podem confiar seus textos inéditos à RCA, com a certeza de que serão tratados de modo ético e respeitoso”, reforça a editora chefe.
E conclui afirmando a continuidade do trabalho por mais anos.“A comemoração das três décadas de existência da Revista Ciências Administrativas nos conclama a reafirmar o protagonismo da ciência nas decisões do presente que delineiam o futuro. Continuaremos trabalhando com muito orgulho para honrar a reputação da RCA junto à comunidade acadêmica e para fazer com que, cada vez mais, este periódico contribua para o fortalecimento da ciência brasileira. Que venham mais 10, 20, 30 anos!”, finaliza.