null 31 cursos de graduação da Unifor pontuam no Guia da Faculdade 2023

Seg, 23 Outubro 2023 17:54

31 cursos de graduação da Unifor pontuam no Guia da Faculdade 2023

Ciências Contábeis, Design de Moda e Psicologia conquistaram 5 estrelas; outros 21 cursos obtiveram 4 estrelas ou conceito “muito bom”

Dentre as instituições privadas com mais cursos cinco estrelas, a Unifor ocupa a 11ª posição (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - conquistou resultado inédito no Guia da Faculdade 2023, lançado nesta segunda-feira (23). Segundo a avaliação realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Quero Educação, a Unifor obteve um total de 120 estrelas, somando os 31 cursos de graduação (bacharelado, tecnológicos e licenciatura) analisados, maior pontuação da instituição desde que o guia foi criado. Os cursos de Ciências Contábeis, Design de Moda e Psicologia foram considerados excelentes e os únicos a conquistarem 5 estrelas do Norte e Nordeste.

Além dos três cursos que obtiveram 5 estrelas, 21 conquistaram 4 estrelas (ou conceito “muito bom”) e sete foram classificadas com o conceito “bom”, com 3 estrelas. A pesquisa utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia da Faculdade atua como instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. Para a elaboração do guia, foram analisadas as principais características de cada curso, segundo três aspectos: corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura

“A avaliação positiva do Guia da Faculdade é de extrema importância para nós, pois reflete não apenas o nosso comprometimento com a qualidade do ensino, mas também o nosso contínuo investimento em infraestrutura, pesquisa e inovação, bem como em parcerias nacionais e internacionais que enriquecem a experiência de nossos alunos. Essa conquista não teria sido possível sem o esforço conjunto de nossos docentes, discentes, técnicos administrativos e gestores, que trabalham incansavelmente para oferecer uma educação de excelência”, celebra Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Unifor.

Lista dos cursos estrelados

5 Estrelas
Ciências Contábeis (Bacharelado)
Design de Moda (Tecnológico)
Psicologia (Bacharelado)

4 Estrelas
Administração (Bacharelado)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico)
Ciência da Computação (Bacharelado)
Cinema e Audiovisual (Bacharelado)
Comércio Exterior (Bacharelado)
Marketing (Bacharelado)
Direito (Bacharelado)
Educação Física (Bacharelado)
Educação Física (Licenciatura)
Estética e Cosmética (Tecnológico)
Engenharia Civil (Bacharelado)
Engenharia de Produção (Bacharelado)
Engenharia Mecânica (Bacharelado)
Farmácia (Bacharelado)
Fisioterapia (Bacharelado)
Fonoaudiologia (Bacharelado)
Medicina (Bacharelado)
Nutrição (Bacharelado)
Odontologia (Bacharelado)
Publicidade e Propaganda (Bacharelado)
Energias Renováveis (Tecnológico)

3 Estrelas
Ciências Econômicas (Bacharelado)
Jornalismo (Bacharelado)
Enfermagem (Bacharelado)
Medicina Veterinária (Bacharelado)
Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
Engenharia Elétrica (Bacharelado)

Processo Seletivo 2024.1

Estão abertas, até o dia 25 de outubro (23h59), as inscrições para o processo seletivo 2024.1 da Unifor. Para ingresso no segundo semestre do próximo ano estão sendo ofertadas 3.498 vagas, para cursos dos quatros centros de ciências da instituição, distribuídas conforme a modalidade específica de seleção a qual o candidato tenha realizado inscrição. A prova para todos os cursos de graduação presencial será realizada no dia 29 de outubro, no campus da Unifor, tendo início às 8h, com duração máxima de 04 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

+ Conheça as formas de ingresso na Melhor do Norte/Nordeste