null TV Unifor homenageia diretor teatral B. de Paiva

Qua, 1 Fevereiro 2023 11:32

TV Unifor homenageia diretor teatral B. de Paiva

José Maria B. de Paiva faleceu nesta terça-feira, 31 de janeiro. A TV Unifor reexibe episódio especial de série documental sobre a história do artista

Exibição acontece nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, após o telejornal Mundo no Campus (Foto: TV Unifor)

O diretor teatral B. de Paiva, referência nas artes cênicas do Ceará, faleceu nesta terça-feira, 31 de janeiro, aos 90 anos. Em homenagem ao grande artista, a TV Unifor, emissora da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz (FEQ), reexibe episódio especial da série documental “Arte.Doc”, que conta a trajetória do ator, no YouTube, após o telejornal Mundo no Campus.

O programa “Arte.Doc” explora personagens e temáticas do meio artístico, por meio de histórias, registros, imagens e depoimentos. Ao longo do documentário, é possível acompanhar o artista contando mais sobre a própria carreira. O episódio ainda conta com histórias e depoimentos de familiares, como Carlos Eduardo Bittencourt, filho do ator; e de atores, poetas e dramaturgos referências do meio artístico cearense, como Hugo Bianchi.

O documentário conta com uma conversa com o ex-gestor no Theatro José de Alencar (TJA), local onde o B. de Paiva fez história e participou da sua gestão. Além disso, conta como o teatrólogo participou da criação da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e consolidou os grupos de comédia cearense.

“Cultura se rima com ditadura?” é uma pergunta respondida ao longo do documentário, visto que além da participação cultural de B.de Paiva no teatro brasileiro, também é contado como ele ajudou várias pessoas do meio artístico no período ditatorial brasileiro.

A TV Unifor é mais que uma emissora, é uma produtora de conteúdos originais que são concebidos, desenvolvidos e produzidos por estudantes dos cursos de Jornalismo, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Marketing, Arquitetura e Urbanismo e Moda. Os trabalhos dos alunos são tutorados por professores e profissionais do mercado que compõem os quadros da TV Unifor.

“Arte.Doc” - Homenagem a B. de Paiva
Data: 1º de fevereiro de 2023