null Unifor participa de ação em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Qui, 11 Outubro 2018 16:14

Evento ocorreu nesta quinta-feira (11), com o objetivo de trazer consciência para a população sobre temas importantes da área.

Semestralmente, os estudantes do curso de Fisioterapia da Unifor participam de ações voltadas para atendimento gratuito à população em locais públicos.  Foto: Ares Soares.
Semestralmente, os estudantes do curso de Fisioterapia da Unifor participam de ações voltadas para atendimento gratuito à população em locais públicos. Foto: Ares Soares.

A Universidade de Fortaleza (Unifor), em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-6) e outras instituições de ensino, participou nesta quinta-feira (11), da ação anual realizada na Praça do Ferreira em comemoração ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, celebrado oficialmente em 13 de outubro.

O evento levou informação sobre as diferentes áreas de atuação da Fisioterapia e ofereceu  um atendimento gratuito à população. A Unifor trabalhou com dois temas: a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e uma Ação Educativa na prevenção do câncer de mama.

Segundo Mayron Oliveira, professor e coordenador do curso de Fisioterapia da Unifor, é importante falar sobre assuntos como a Fisioterapia na prevenção ao câncer de mama, principalmente em um momento como o mês do Outubro Rosa. “O fisioterapeuta tem um papel importantíssimo nesta área, pois pode orientar as mulheres a como realizar o autoexame e, no caso da doença, auxiliar no seu tratamento, desde o pré operatório até sua total recuperação”, afirma Mayron.

Alunos dos primeiros semestres do curso também participaram do evento, distribuindo panfletos e auxiliando nas orientações sobre os temas propostos nas atividades da Unifor, falando sobre prevenção e tratamento do câncer de mama. Já os estudantes dos semestres finais, atuaram na ação que abordou a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, uma técnica que utiliza recursos manuais e diagonais de movimentos para o tratamento dos pacientes. A ação teve o objetivo de trazer aos alunos e aos participantes uma vivência na área.

Para Mayron, é muito importante que o estudante de Fisioterapia tenha experiências práticas desde e a participação em eventos na área da saúde contribuem para tal. “O aluno tem a possibilidade de aplicar todos os conhecimentos aprendidos até o momento e incrementar sua vivência com o atendimento à população. A atividade na praça do Ferreira ofereceu uma nova visão para os alunos do curso. Além disso, a atividade proporcionou uma visibilidade da população para a profissão e para o curso de Fisioterapia da Unifor, demonstrando nossa qualidade e atenção com nossos alunos e perante à população de Fortaleza”, finaliza o coordenador.