Unifor promove evento de conscientização e enfrentamento ao preconceito

Unifor promove evento de conscientização e enfrentamento ao preconceito

O evento compõe a programação da Mostra de TCC do Centro de Ciências da Saúde da instituição


Manifestação contra o racismo organizada pelos alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF mostra que o preconceito existe em todo lugar (Foto: Divulgação/#ahbrancodaumtempoUFJF)
Manifestação contra o racismo organizada pelos alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF mostra que o preconceito existe em todo lugar (Foto: Divulgação/#ahbrancodaumtempoUFJF)

A Unifor realiza, nos dias 5 e 6 de junho, o evento “Desconstruindo Preconceitos”. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade aos diversos tipos de preconceitos, além de promover espaços de experimentação, discussão e enfrentamento da temática. 

Na ocasião, serão propostas exposições artísticas para pôr em questão o preconceito no ambiente universitário. Para tanto, serão realizadas exibições de documentários, exposição de produções e intervenções artísticas.

A programação acontece de 8h às 17h, no hall do bloco B da Unifor. O evento faz parte da programação da Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Para a professora Luciana Maia, idealizadora do evento, a ideia é combater o preconceito velado, que se utiliza de meios sutis, mas que atingem as pessoas da mesma forma que o preconceito explícito. “Combater o preconceito é um dever de toda a sociedade. Temos que fazer nosso papel como cidadãos e agir em combate a todos os tipos de preconceito. Esse assunto também tem que estar presente nas universidades, pois são locais onde tem uma grande variedade de perfis de pessoas e onde há as maiores incidências de desrespeito e intolerância”, relata a professora.

Programação

De 8 às 17h: intervenções que põe em discussão o preconceito na universidade

  • Mural com exposição de relatos de preconceito na universidade disponíveis em reportagens e coletadas em pesquisas
  • Piramidal com exposição de estatísticas / notícias que evidenciam a discriminação e outras consequências do preconceito
  • Banner com definições de preconceito, discriminação e estereótipo
  • Projeção de estereótipos atribuídos a diferentes minorias sociais
  • Piramidal com exposição de cartas e poemas que falam de vivências de preconceito
  • Manequim com cartazes com frases que expressam preconceito velado em relação à roupa, a cor da pele, ao cabelo e à orientação sexual

9h30 às 10h e 15h às 15h30: apresentações artísticas no intervalos dos TCCs

  • Número de Palhaçaria “Pelancas” – Nicole Saboya
  • Apresentação musical – Fellipe Lustosa
  • Apresentação musical – Eduardo Lacerda
  • Performance “Preconceito e Empatia” – Reiges Jairo

Serviço

Desconstruindo Preconceitos
Data: 5 e 6 de junho de 2018
Horário: 8h às 17h 
Local: Hall do Bloco B