Unifor promove eventos em alusão ao Dia do Contador

sex, 23 agosto 2024 16:50

Unifor promove eventos em alusão ao Dia do Contador

Iniciativas são fundamentais para conectar os alunos ao mercado de trabalho

Eventos possibilitam o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes (Imagem: Getty Images)

O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, vai realizar, nos dias 20 e 26 de setembro, dois eventos em alusão ao Dia do Contador. Durante as programações, os alunos poderão se aprofundar sobre as normas contábeis e a importância da aplicação correta em diferentes setores. Além disso, as iniciativas objetivam criar uma conexão entre egressos e atuais graduandos visando a formação de uma rede de contatos valiosa, na qual os estudantes podem aprender com as experiências profissionais dos ex-alunos, e os formados podem compartilhar suas trajetórias, desafios e conquistas.

Para isso, no dia 20, acontecerá o Alumni Unifor, que contará com a palestra do egresso e empresário contábil Sérgio Melo. O profissional comentará sobre a importância do contador para o Microempreendedor Individual (MEI). Além disso, a também egressa Lorena Silveira participará da ocasião compartilhando seu portfólio com os graduandos, promovendo o reconhecimento de sucesso profissional da ex-aluna e inspirando futuros contadores. O evento ocorrerá das 19h às 21h, no auditório H85.

Alexandra Siebra, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unifor, enfatiza que a conexão entre alunos e egressos pode transformar a formação acadêmica dos atuais estudantes, fortalecendo o networking e criando oportunidades de empregos, estágios e parcerias.

“A participação de egressos no evento mostra como a conexão entre ex-alunos e a comunidade acadêmica enriquece a formação dos estudantes. Sérgio, dono de um escritório de contabilidade, traz experiência prática e uma visão realista do mercado, inspirando os alunos a construir carreiras sólidas com a base da Unifor. Lorena, recém-egressa, destacou-se pela monitoria, participação no NAF e como embaixadora do curso, mostrando que o engajamento acadêmico abre portas no mercado. O testemunho de ambos reforça a importância de aproveitar as oportunidades oferecidas pela universidade”, salienta a coordenadora.

Já no dia 26, os alunos participarão do I Workshop da Comissão de NBC Aplicada a Entidades Desportivas, iniciativa que ocorre em parceria Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE) e que tem como objetivo debater sobre as alterações à Interpretação Técnica Geral 2003 (R2) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e as demais normas aplicadas às entidades desportivas. O momento está marcado para ocorrer das 14h às 17h, no auditório A01.

Anna Beatriz Maia, professora do curso de Ciências Contábeis e coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP/CCG) da Unifor, destaca que o workshop serve não apenas como momento de reflexão sobre as responsabilidades do contador, mas também como oportunidade para reafirmar a importância do papel da profissão na sociedade, especialmente em áreas que exigem especialização, como o setor desportivo.

"O workshop aborda as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas às entidades desportivas, com foco nas recentes atualizações e na aplicação prática dessas normas. Em um cenário onde transparência e responsabilidade financeira são cada vez mais exigidas, discutir as alterações na Interpretação Técnica Geral 2003 (R2) e outras normas é essencial. Este debate técnico visa capacitar os profissionais de contabilidade para aplicar essas normas de forma eficaz, garantindo a integridade e sustentabilidade financeira das entidades desportivas", pontua a professora.

Alumni Unifor
Data: 20 de setembro de 2024