null 6ª edição da Feira de Profissões Unifor recebe mais de 12,5 mil estudantes em 2019

Qua, 8 Maio 2019 09:33

Com palestras, estandes e visitas aos laboratórios, o evento realizou mais de 200 atividades para alunos de 127 municípios brasileiros.

O evento reuniu mais de 12 mil alunos. Foto: Reprodução.

A sexta edição da Feira de Profissões Unifor, promovida pela Fundação Edson Queiroz, reuniu, nos últimos dias 3 e 4 de maio, mais de 12 mil alunos no campus da Unifor. Alunos de colégios particulares e públicos participaram de uma programação repleta de conteúdo relevante e atividades que englobavam os quatro centros acadêmicos.

Neste ano, o evento ofereceu mais de 200 atividades para um público de 127 municípios de nove estados brasileiros. Participaram os estados do Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

No Ceará, a capital Fortaleza reuniu 74% do total de inscritos. Também houve bastante adesão das cidades do interior e região metropolitana, como Maracanaú (508), Caucaia (336), Maranguape (224), Aquiraz (155) e Limoeiro do Norte (105). As escolas públicas lideraram no total de inscritos, com a maioria vindas das instituições estaduais de ensino (5.853).

Também houve participação das instituições de ensino federais (148), municipais (349) e privadas (5.193). Segundo Michelle Galvão, coordenadora geral da Feira das Profissões Unifor, a grande participação das escolas públicas reforça o compromisso social estabelecido com um dos grandes objetivos da Universidade de Fortaleza. "Esses dados mostram que a Feira das Profissões atingiu seus objetivos de responsabilidade social. Tivemos a adesão de participantes que vieram de municípios distantes, o que revela um engajamento das instituições com nosso evento. Outro fator bastante relevante foi o aumento da experiência do usuário no uso da tecnologia", relata Michelle.

“Finalizamos mais uma edição da Feira de Profissões Unifor e nesses dois dias foram inúmeras atividades, atrações, palestras e rodas de conversa. Agradecemos as quase 13 mil pessoas que passaram por aqui, que participaram desses momentos especiais e por terem convivido com nossos alunos, professores e convidados. Acesse nossas redes sociais, faça parte das nossas interações, participe do nosso Processo Seletivo e curta tudo que a Unifor tem de melhor para te oferecer”, disse o vice-reitor de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá.

Muitos estudantes inscritos no evento cursavam ensino médio e aproveitaram a Feira de Profissões para trocar ideias sobre o futuro profissional. Um deles é Isabela Alves, estudante do 2º ano do Ensino Médio. “Pretendo fazer vestibular para o curso de Direito, já que é um sonho que tenho desde criança. Quero um dia ser delegada de polícia. Amei vir pela primeira vez participar da Feira de Profissões Unifor 2019 e obter, principalmente, informações da área jurídica”, afirma.

Já a aluna Lígia Vitória, que aos 15 anos cursa o 3º ano do Ensino Médio, revela que o evento ajudou a decidir melhor sua área de interesse. “Ainda estou decidindo qual curso prestarei vestibular, mas tenho algumas opções em mente. A Feira de Profissões ajuda muito a decidir qual o rumo devo seguir na vida acadêmica. Me interesso muito pela área da saúde, em especial psicologia, e hoje consegui abrir um pouco mais a minha mente para o futuro”, declara.

Durante a Feira de Profissões Unifor 2019, os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre o curso dos seus sonhos através da visita aos laboratórios da Universidade. No Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, o curso de Design de Moda proporcionou uma visita laboratorial para os alunos interessados em ingressar na graduação tecnológica.

Para a aluna Ana Beatriz Holanda, de 15 anos, a visita serviu como exemplo do que será estudado no futuro. “Eu achei muito interessante toda a explicação dos primeiros semestres do curso de moda da Unifor. É legal porque a gente aprende logo o que a gente vai ter que estudar, ajudou muito”.

Os espectadores das palestras ainda puderam aprender um pouco sobre o exercício prático da profissão e colher dicas valiosas para quem ainda tem dúvida do curso a seguir. Segundo Mateus Costa Ribeiro, de 18 anos, hoje mestrando de Direito na Universidade Brasília (UnB) e um dos palestrantes mais esperados para falar sobre sua trajetória acadêmica e profissional, o amor à profissão é algo fundamental. “Caso decidam estudar Direito, saibam quem terão que lidar diariamente com os percalços da Justiça em casos concretos, mas mesmo assim continuem amando o que se propuseram a fazer”, afirma.

Conheça a Unifor

A Universidade de Fortaleza possui relacionamento permanente com as escolas de ensino médio, a partir do agendamento de visitas ao campus, atividades de oficinas, palestras em áreas específicas e participação em feiras na escola. Os grupos de escolas podem agendar atividades conforme a área de interesse dos alunos, por meio do telefone (85) 3477.3113 ou pelo e-mail ensinomedio@unifor.br

Processo Seletivo Unifor 2019.2

A Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019.2, com várias novidades, como as novas e modernas instalações do curso de Medicina Veterinária e as novas matrizes curriculares dos cursos de Gestão, de Educação Física e Ciência da Computação.

Nesse semestre, a Unifor adotará duas modalidades de seleção: Prova e a nota do Enem. Será aceito como critério de seleção o uso da nota do Enem de 2016 a 2018.

A Prova para todos os cursos será realizada dia 19 de maio, às 8h, no Campus da Unifor. Serão provas diferentes de acordo com o curso desejado: Graduação (Bacharelado e Licenciatura), Medicina ou os cursos de Graduação em menor tempo (Cursos Superiores de Tecnologia).