Aluno da Unifor se destaca nas Paralimpíadas Universitárias e disputará o Campeonato Brasileiro

sex, 18 julho 2025 17:26

Aluno da Unifor se destaca nas Paralimpíadas Universitárias e disputará o Campeonato Brasileiro

Henrique Gurgel competirá no torneio nacional de 29 a 31 de outubro, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro


O aluno Henrique Samuel Gurgel é aluno do doutorado em Saúde Coletiva da Unifor (Foto: Arquivo Pessoal)
O aluno Henrique Samuel Gurgel é aluno do doutorado em Saúde Coletiva da Unifor (Foto: Arquivo Pessoal)

O atleta Henrique Samuel Gurgel — da Universidade de Fortaleza —, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, representou o estado do Ceará na seletiva regional das Paralimpíadas Universitárias e conquistou vaga para o Campeonato Brasileiro Paralímpico. Na competição disputada no dia 5 de julho, a classificação veio com o primeiro lugar nos 50m livres costas e segundo nos 50m livres. 

O Campeonato Brasileiro vai ocorrer de 29 a 31 de outubro, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. A competição também valerá pontos para o ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro, edição 2025. Na competição nacional, Henrique disputará os 200m livres, 50m livres e 150m medley, prova na qual é o atual campeão brasileiro.

Henrique é aluno do doutorado em Saúde Coletiva da Unifor e conta que as provas do torneio classificatório aconteceram em um só dia, no período da manhã. Ele explica que a preparação para o Campeonato Brasileiro será ainda mais intensa, visto que terá de disputar mais provas. “Minha expectativa é de confiança sim, porque são os preparos feitos do lado de fora e dentro da piscina, que temos as atividades físicas de musculação e ação específica da natação”.

Henrique é o atual campeão Pan Americano, além de ter conquistado quatro ouros no Open Swimming das Américas Colômbia e Open Swimming da Argentina, ambos realizados em 2024. Ainda este ano, participará do Open Swimming das Americas Colômbia, em novembro, mesmo mês em que irá realizar o intercâmbio acadêmico na Universidade Cooperativa da Colômbia.


O Campeonato Brasileiro Paralímpico é sancionado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor Ralciney Barbosa, relembra com alegria a trajetória do aluno, que está na Universidade desde a graduação e, hoje na pós-graduação, continua desenvolvendo as atividades esportivas. "Os resultados que ele conquista e sua perseverança, além de continuar treinando com alto rendimento, motivam os paratletas que estão começando", comenta.


“O Henrique, com certeza, é um exemplo para crianças, jovens e adultos. Enfim, para qualquer pessoa que deseja futuramente participar de competições em nível competitivo. Ele é um espelho!” - Ralciney Barbosa, chefe da Divisão de Atividades Desportivas | (Foto: Arquivo Pessoal)

A Unifor fomenta o paradesporto e possui um projeto de natação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria do Esportes e Lazer de Fortaleza (Secel) e Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL).