null Alunos da Unifor realizarão estágio supervisionado na UPA Yolanda Queiroz

Sex, 1 Junho 2018 17:21

Alunos da Unifor realizarão estágio supervisionado na UPA Yolanda Queiroz

Nova Unidade de Pronto Atendimento Yolanda Queiroz (UPA-24h), inaugurada no Dendê, bairro Edson Queiroz (Foto: Ares Soares)

A Prefeitura de Fortaleza e a Fundação Edson Queiroz assinaram, no dia 1º de junho, convênio estendendo para a Unidade de Pronto Atendimento Yolanda Queiroz a parceria na área de saúde já existente entre as duas instituições. Pelo convênio, alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Unifor realizarão estágios supervisionados na nova unidade de urgência e emergência do município, inaugurada em terreno de 4 mil m2 doado pela Fundação Edson Queiroz no Dendê.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio, do governador Camilo Santana, do empresário Igor Queiroz e da reitora Fátima Veras, além de vice-reitores, diretores, professores e alunos da Unifor, secretários municipais e estaduais, deputados, vereadores, líderes comunitários e população do Dendê, principal beneficiada da UPA Yolanda Queiroz.

Em seu discurso, o prefeito Roberto Cláudio destacou a parceria do município de Fortaleza e a Unifor, fortalecida ao longo dos anos com a prestação de serviços gratuitos para a população em equipamentos mantidos pela universidade, como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e as clínicas odontológicas.

“Por muito tempo, a Unifor exerceu no bairro Edson Queiroz o papel do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, ao prestar serviços médicos, educacionais e culturais à comunidade do Dendê e adjacências. Por isso, nada mais justa essa homenagem à dona Yolanda Queiroz, que soube dar continuidade ao legado de seu marido, o empresário Edson Queiroz”, ressaltou Roberto Cláudio.

Segundo ele, a Unifor, mantida pela Fundação Edson Queiroz, é exemplo para o País, não só pela formação de profissionais de reconhecida qualidade, mas também pela sua contribuição no desenvolvimento econômico do Estado e pela realização de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. “Além, é claro, de suas inúmeras ações de responsabilidade social, como a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, que atende crianças e jovens da comunidade do Dendê, e o NAMI, entre outros programas”, salientou.

O prefeito informou que a UPA Yolanda Queiroz funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, com nove médicos, sendo cinco clínicos gerais e quatro pediatras. “Graças à parceria com a Unifor, ampliaremos essa equipe de atendimento com professores e alunos da universidade. Isso com certeza transformará a UPA Yolanda Queiroz numa das melhores unidades de urgência e emergência do Ceará”, pontuou. Segundo ele, a inauguração da UPA do Dendê, a 12ª de Fortaleza, vai contribuir para diminuir a pressão por atendimento em hospitais e postos de saúde da rede pública.

O empresário Igor Queiroz agradeceu em nome da família a homenagem e lembrou em seu discurso a trajetória de sucesso de Edson Queiroz e dona Yolanda Queiroz que tanto contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará e do Brasil, por meio da geração de empregos e renda e de profissionais de reconhecida competência. “A Unifor é o principal legado da Fundação Edson Queiroz para o Brasil, por tudo o que ela realiza em prol da população cearense”, afirmou, acrescentando que por isso a universidade é hoje referência nacional. Igor Queiroz declarou ainda que dona Yolanda Queiroz, “por sua estrutura e leveza, por ser rocha e flor ao mesmo tempo, certamente era merecedora da homenagem”. Ele também lembrou o chanceler Airton Queiroz, responsável pela doação do terreno de 4 mil m2, em junho de 2016, e um dos principais impulsionadores da Unifor.

Funcionamento da UPA

O funcionamento das UPAs acontece sete dias por semana, 24 horas por dia, prestando atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade, sem agendamento. Os usuários são acolhidos e classificados conforme a gravidade do caso, seguindo o protocolo de Manchester, que orienta a utilização das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul para organizar a prioridade dos atendimentos. Após a classificação, o usuário é direcionado ao médico. Entre os atendimentos realizados nas UPAs, 98% dos casos são solucionados na própria unidade.

A população pode procurar as UPAs quando apresentarem dores de cabeça forte, dores no peito, dores nas costas, falta de ar, vômito com sangue, queda com desmaio, convulsão, formigamento no rosto (boca torta), engasgo (adultos e crianças), crise dos nervos, sangramento sem motivo, desmaios, envenenamento, overdose, ferimento e cortes simples ou queimaduras.

UPA Yolanda Queiroz
Horário de funcionamento: 24 horas/dia, de segunda a domingo
Local: Avenida do Contorno s/n – Dendê (ao lado da Unifor, entre o Bloco Z e o Tribunal de Contas da União)