Atleta da Unifor é convocado para representar o Brasil em campeonato internacional

ter, 16 julho 2024 16:00

Luiz Guilherme Maciel participará da FISU World University Championship Orienteering 2024, na Bulgária

Estudante novato do curso de Educação Física da Unifor, Luiz Guilherme é atleta da instituição desde janeiro de 2024 (Foto: Ares Soares)

Desde os 12 anos, o jovem Luiz Guilherme Maciel vem sendo destaque na corrida de orientação, esporte em que o atleta deve correr por um mapa selecionado com o auxílio de uma bússola. Durante o percurso, o competidor passa por uma sequência de pontos exigidos pela prova e vence aquele que completar o trajeto no menor tempo possível.

O estudante de Educação Física da Unifor começou a praticar o esporte no Colégio Militar de Fortaleza, onde passou oito meses treinando. Logo foi convocado para o campeonato brasileiro e para seu primeiro mundial escolar, que ocorreu na Estônia em 2019. Desde seu campeonato de estreia até os dias atuais, o atleta já participou de duas competições mundiais escolares, uma na Estônia e outra na França em 2022, e foi convocado para o mundial Júnior sub-20, que aconteceu ano passado na Romênia. Além de ser campeão brasileiro de orientação, tanto na categoria floresta quanto urbano, o atleta também é campeão sul-americano de orientação longa e orientação urbana.

Após sua trajetória estudantil com tantas conquistas já obtidas, o aluno decidiu investir em sua carreira no esporte universitário. Para isso, conta com o apoio e incentivo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Atualmente, o estudante está na Escócia, competindo no Campeonato Mundial de Orientação (World Orientation Championships - WOC) e logo voltará para com o objetivo de se preparar para seu próximo desafio.

“Eu sou desportista de atletismo e tenho muito orgulho disso. Sou muito grato por tudo, principalmente pela minha treinadora e professora da Unifor, Sônia Ficagna, que faz minha preparação física. Se não fosse por ela, na verdade, eu não chegaria nem perto de onde estou agora”, ressalta Luiz.

Luiz Guilherme, atleta da Unifor na modalidade atletismo. (Foto: Ares Soares)

O jovem representará a Unifor e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário no “FISU World University Championship Orienteering 2024” (Campeonato Mundial de Orientação Universitária) que acontecerá em Bansko, Bulgária, no período de 1º a 5 de agosto e reunirá atletas universitários de diversos países do mundo, visando promover a prática do esporte e incentivar intercâmbio cultural.

Com apenas 19 anos, Luiz é o atleta mais novo convocado para o campeonato. O aluno também falou sobre suas expectativas para as provas em que competirá, uma prova urbana e uma prova de percurso médio: “Onde correremos é um local bem íngreme e elevado, mas minhas expectativas são muito altas. Então, ao mesmo tempo que vai ser interessante, vai ser uma prova muito difícil e pesada”, comentou.

Com todo o suporte, incentivo e uma determinação inabalável para competir, Luiz Guilherme Maciel está pronto para deixar sua marca na história da corrida de orientação, contando com o apoio da Universidade de Fortaleza.

Estímulo à prática esportiva

O apoio aos atletas é incentivado de diversas maneiras, como bolsas de estudo esportivas, instalações e recursos esportivos de qualidade, apoio técnico e treinamento especializado. A Unifor desenvolve também diversos programas e projetos esportivos para atender à comunidade, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, sob a coordenação da Divisão de Atividades Desportivas (DAD), com o objetivo de estimular a adoção de hábitos saudáveis, com foco em atividades físicas e na prática do esporte.

A universidade dispõe de um Parque Desportivo, que conta com piscina semiolímpica, estádio de atletismo, ginásio poliesportivo, campo society, arena de beach tennis e quadras de tênis. Além dos diversos espaços para prática esportiva, a DAD gerencia quatro projetos, sendo um de incentivo ao esporte, contemplando oito equipes esportivas; a Escola de Esporte, projeto de responsabilidade social mantido pela Fundação Edson Queiroz; além de dois eventos anuais, a Corrida Unifor e os Jogos Internos

Divisão de Atividades Desportivas (DAD)
Local: Ginásio Poliesportivo Unifor
Mais informações: (85) 3477.3143 | dad@unifor.br