Biblioteca Central: do livro físico às bases digitais e aos treinamentos

seg, 9 fevereiro 2026 12:21

Biblioteca Central: do livro físico às bases digitais e aos treinamentos

Entre estantes de livros, bases de dados e plataformas digitais, a Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza é um eixo estratégico de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, conectando o físico e o digital em uma estrutura moderna e acessível à comunidade acadêmica


Mais do que um local de consulta, a Biblioteca Central atua como parceira da formação acadêmica, oferecendo acervos diversificados, capacitações e serviços que qualificam o aprendizado da graduação à docência (Foto: Ares Soares)
Mais do que um local de consulta, a Biblioteca Central atua como parceira da formação acadêmica, oferecendo acervos diversificados, capacitações e serviços que qualificam o aprendizado da graduação à docência (Foto: Ares Soares)

Das prateleiras às bases de dados e plataformas digitais, um fantástico universo de conhecimento está à disposição da comunidade acadêmica. Pertinho do Centro de Convivência, a Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, conecta o físico e o digital em uma estrutura moderna, com serviços que vão além do empréstimo de livros.

Alunos, egressos e professores podem utilizar cabines de estudo individuais e salas climatizadas ou participar de treinamentos para aprender a manejar bases de dados relacionadas às suas áreas, além de acessar um acervo impresso com 84.284 títulos e 263.769 exemplares.

Também está disponível um acervo digital que conta com mais de 40 mil títulos, com destaque para a plataforma Minha Biblioteca — uma assinatura que disponibiliza mais de 15 mil títulos de diversas áreas do conhecimento — e a coleção de trabalhos acadêmicos que contempla 20 mil dissertações, teses dos programas de pós-graduação e trabalhos de conclusão de curso da graduação.

Alguns cliques levam a artigos em inglês relacionados às ciências humanas, à tecnologia ou à área da saúde diretamente de Cambridge. Quem estuda psicologia e quer ler mais sobre psicanálise certamente encontrará muitos livros disponíveis na plataforma Lectio, por exemplo.

A vasta gama de recursos para construir o conhecimento tem um peso significativo na jornada acadêmica de estudantes e mesmo nas disciplinas de professores. Para se ter uma ideia, no ano passado, foram mais de 781 mil acessos às bases de dados digitais de livros e periódicos. Além disso, foram realizados 63 mil empréstimos de obras impressas e 65.089 pessoas estiveram presentes nas cinco salas de exibição da videoteca.

“A biblioteca universitária é um setor estratégico para o desempenho acadêmico dos alunos porque é um eixo central de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. Ela reúne recursos informacionais atualizados e confiáveis, fundamentais para a construção do conhecimento acadêmico e desenvolvimento do pensamento investigativo de nossos alunos”, afirma a gerente da Biblioteca, Leonilha Lessa.

Ao longo dos anos, a Biblioteca Central da Unifor cresceu com uma simbiose entre o físico e o digital. Quem passa por lá destaca a relevância do espaço — com empréstimos de livros, acervos especializados, bases de dados e treinamentos — para uma jornada acadêmica de excelência.

Do acesso aos títulos às formações para ajudar no TCC

Gabrielly Ribeiro conta que conheceu a Biblioteca Central da Unifor logo no início da graduação em Fonoaudiologia, durante a apresentação dos espaços da Universidade. “Desde então, ela tem sido uma grande aliada na minha rotina acadêmica. Utilizo seus serviços para empréstimo de livros, participação em capacitações, uso dos espaços de estudo e também para momentos de lazer, como a ludoteca”, afirma.

No 6º semestre, ela diz que participou de capacitações oferecidas pela Biblioteca que foram essenciais para a construção correta e atualizada do Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I). “Essas formações facilitaram muito o processo de escrita e organização do trabalho acadêmico escrito em parceria com a minha dupla, Jéssika Saene, contribuindo significativamente para o nosso desenvolvimento”, considera.

Gabrielly usa a biblioteca com bastante frequência, principalmente por meio da Biblioteca Digital, que facilita muito o acesso aos livros da graduação. “Esse recurso é fundamental para meus estudos, pois permite consultar materiais de forma prática e rápida”, afirma.

Ela destaca o acesso a livros didáticos, trabalhos acadêmicos e TCCs digitalizados, que contribuem diretamente para o aprofundamento do conhecimento, além de ampliar e fortalecer o conhecimento na área da Fonoaudiologia.


“A Biblioteca da Unifor tem um papel fundamental na minha formação acadêmica. O amplo acervo de livros físicos e digitais, aliado às capacitações, proporciona conhecimentos que levaremos para além da graduação, como em futuros projetos de pesquisa, mestrado e doutorado. Além disso, os espaços organizados, climatizados e silenciosos do campus oferecem um ambiente ideal para o estudo e a concentração”Gabrielly Ribeiro, aluna do curso de Fonoaudiologia

Um acervo rico e acessível

Quase todas as aulas, o aluno José Aurilo Gonçalves Filho escuta os professores falarem sobre a bibliografia usada nas disciplinas do curso de Medicina Veterinária e como os livros estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca, além das possibilidades de capacitação que ela oferece. Foi lá que ele contou com apoio para aprender a usar as diversas ferramentas oferecidas para pesquisa.

“Todo semestre eu pego uma quantidade absurda de livros para estudar. Muitas vezes pego livros do mesmo assunto, mas de autores e edições diferentes para comparar a literatura, sem falar da biblioteca online, que acredito utilizar a semana toda”, conta.

Para o aluno, que está no 5º semestre da graduação em Medicina Veterinária, a Biblioteca Central facilita a pesquisa e o acesso a ferramentas de estudo, com um acervo grande e muita praticidade.


“O fato de ter livros que eu não conseguiria arcar com os custos a cada semestre, mas a Biblioteca me oferta eles gratuitamente tanto físico quanto online, é extremamente prático e econômico para qualquer aluno”José Aurilo Gonçalves Filho, aluno do curso de Medicina Veterinária

José Aurilo diz que escolheu a Unifor para cursar o ensino superior justamente por causa da estrutura e recursos que a Universidade oferece. “Para mim, foi o principal diferencial que influenciou minha escolha”, pontua.

Apoio formativo da graduação à docência

Docente do curso de Direito, Mara Damasceno conta que teve contato com os serviços da Biblioteca Central ainda durante sua graduação, quando foi bolsista de Iniciação Científica. No mestrado, passou a utilizar o Setor de Apoio à Pesquisa, especialmente o serviço de levantamento bibliográfico, no desenvolvimento de artigos científicos e da dissertação.

Durante o doutorado, conta a docente, conheceu o Setor de Apoio ao Ensino, passando a utilizar as capacitações oferecidas em normas da ABNT, citações e referências, biblioteca digital, publicação em revistas científicas, estratégias de busca e ferramentas de pesquisa, integridade acadêmica, entre outras. 

Agora, como docente da disciplina Metodologia da Pesquisa Jurídica, ela solicita à Biblioteca Central, a cada semestre, três capacitações para a turma: Biblioteca Digital, Integridade Acadêmica e Currículo Lattes.

“Em razão dos resultados positivos, tais formações foram incorporadas pela coordenação do curso como parte integrante da disciplina. Além disso, no âmbito do meu grupo de pesquisa e nas orientações de monografia, incentivo os alunos a utilizarem, de forma individual, o setor de Apoio à Pesquisa, especialmente o serviço de levantamento bibliográfico”, afirma.

Para Mara, as formações da Biblioteca fortalecem a jornada acadêmica ao reforçar informações essenciais à pesquisa jurídica. “As capacitações em Acervo Digital, Integridade Acadêmica e Currículo Lattes qualificam o uso crítico e responsável das fontes, promovem ética científica e organização da produção acadêmica. Isso amplia a autonomia dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Como resultado, há melhoria na qualidade dos trabalhos e na formação científica dos discentes”, defende.

A docente conta que os alunos relatam maior segurança na realização das pesquisas e no uso das bases de dados acadêmicas integradas ao Unifor Online, graças às capacitações. Eles apontam melhora na organização acadêmica, especialmente quanto às citações, às referências e ao uso inicial do Currículo Lattes. 

Todos, sem exceção, avaliam positivamente a aproximação com a Biblioteca como espaço de apoio à pesquisa e ao ensino. Em geral, o feedback indica mais autonomia e qualidade na produção científica”, declara.

O movimento de solicitar formações dentro da disciplina integra a Biblioteca ao processo de aprendizagem dos alunos, fortalecendo o ensino baseado em pesquisa. “Os serviços da Biblioteca qualificam o uso das fontes, estimulam a ética acadêmica e ampliam a autonomia discente. Além disso, aproximam alunos e professores de recursos que só a Biblioteca da Unifor oferece, o que impacta diretamente na qualidade da produção científica”, diz Mara.


“Utilizar os serviços da Biblioteca é fácil, seguro e simples. Depois que eu comecei a utilizar para a minha vida acadêmica, não consegui mais deixar de indicar para todos meus alunos e orientandos. Os serviços da Biblioteca potencializam o aprendizado e qualificam os trabalhos acadêmicos. É um apoio estratégico, que contribui para a nossa formação científica e dos alunos também, otimiza o nosso tempo e o processo de orientação. Trata-se de uma parceria que agrega valor real às disciplinas do curso de Direito. A trajetória acadêmica/científica pode ser difícil, mas com a Biblioteca da Unifor a gente não caminha sozinho”Mara Damasceno, professora do curso de Direito

Sobre os diferenciais da Biblioteca Central da Unifor, Mara destaca a equipe qualificada, o atendimento personalizado e a diversidade de serviços voltados à pesquisa e ao ensino, além de possuir um dos maiores acervos do Brasil.

“É impossível entrar na Biblioteca e não ficar encantada com tudo que nos é oferecido. As capacitações, o apoio ao levantamento bibliográfico e o acesso a bases seguras e atualizadas fazem da Biblioteca da Unifor um espaço ativo de produção do conhecimento”, reforça.

+ LEIA MAIS | Conheça o novo sistema da Biblioteca Central da Unifor

Serviços que vão além do acesso aos títulos

A Biblioteca Central da Unifor oferece um conjunto de serviços especializados de apoio ao ensino e à pesquisa, com o objetivo de fortalecer a produção acadêmica, o uso ético da informação e a qualidade científica dos trabalhos desenvolvidos na instituição, conforme destaca Leonilha Lessa.

A gerente da Biblioteca informa que, entre as temáticas dos treinamentos para professores e alunos, estão:

  • ABNT para Iniciantes,
  • ABNT – Citações e Referências,
  • ABNT – Formatação de Trabalhos Acadêmicos,
  • APA – Citações e Referências,
  • Vancouver – Citações e Referências,
  • Currículo Lattes,
  • Mendeley – Gerenciador de Referências,
  • Integridade Acadêmica: o que é plágio?,
  • Turnitin – Sistema de Detecção de Similaridade, Estratégias de Busca e Ferramentas de Pesquisa,
  • Como Publicar em Revistas Científicas?,
  • Estratégias de Divulgação e Visibilidade de Publicações Científicas,
  • Biblioteca Digital,
  • Atlas de Anatomia 3D – Primal,
  • Dynamed - Sistema de suporte à decisão clínica,
  • EMIS - Plataforma de Inteligência de Mercado.

Leonilha salienta que, em 2025, foi lançado um novo serviço para a comunidade Acadêmica, o Serviço de Pesquisa Especializada para PBE (Prática Baseada em Evidências), que consiste na orientação na definição de estratégias de busca, seleção de bases de dados e uso de descritores, garantindo buscas precisas e reprodutíveis. Também foi lançado o Serviço de Pesquisa Bibliométrica, fornecimento de dados e gráficos prontos para análises bibliométricas e avaliação da produção científica.

“A bibliometria é um campo das áreas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas”, explica.


“Ao oferecer acesso a um acervo diversificado de livros, vídeos e periódicos especializados em vários suportes, e serviços de orientação à pesquisa, a Biblioteca amplia as possibilidades de aprendizagem e fortalece a autonomia intelectual dos estudantes. A Biblioteca media e contribui diretamente para a qualidade dos trabalhos acadêmicos e para a formação científica ao longo da graduação e da pós-graduação, criando condições favoráveis para os desafios do mercado e da sociedade”Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central

 

Conheça os setores e serviços da Biblioteca Central:

Responsável pelo desenvolvimento das coleções digitais e impressas da Biblioteca e participação no fluxo de atualização das bibliografias dos projetos de ensino da graduação e pós-graduação.

Responsável pelo desenvolvimento de projetos de inovação para a Biblioteca Central, gerenciamento dos acessos às bases de dados de periódicos e livros digitais assinados pela Universidade.

Responsável por serviços especializados para professores, pesquisadores e alunos da pós-graduação da Universidade quanto a produção, visibilidade, divulgação e recursos para a pesquisa.

Fornece aos alunos a coleta de dados e os gráficos necessários para fazerem uma análise bibliométrica. O bibliotecário realizará a pesquisa na base Web of Science e enviará por e-mail os gráficos fornecidos pela ferramenta Bibliometrix. O prazo para retorno do atendimento é de até 5 dias úteis.

O serviço auxilia os alunos na elaboração de um protocolo de busca eficaz para o desenvolvimento de sínteses do conhecimento, como Revisões Integrativas e Sistemáticas.

Responsável por oferecer capacitações para a comunidade acadêmica quanto a pesquisa científica e normalização de trabalhos acadêmicos, bem como dinamizar a coleção Rachel de Queiroz e da Cordelteca.

Responsável pelos serviços de reserva, empréstimo e devolução de livros. Auxilia os usuários na localização dos materiais desejados; mantém a organização do acervo e realiza o controle do guarda-volume.

Responsável pela análise descritiva (catalogação) e temática (indexação) das obras a serem inseridas no acervo, manutenção dos dados bibliográficos do catálogo e do sistema de geração de fichas catalográficas.

Responsável pelo acervo audiovisual da Biblioteca Central. Empréstimos de vídeos (DVDs e VHS) e reservas de salas de exibição; programação de sessões audiovisuais de cunho científico-cultural.

Acervos especiais para ampliar repertórios

A Biblioteca Central também conta com acervos especiais. Um marco importante é a Coleção Rachel de Queiroz, fruto de uma doação realizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS), homologada a Maria Luíza de Queiroz Salek, irmã da escritora, em parceria com a Fundação Edson Queiroz.

“O acervo foi acolhido e passou a ser administrado pela Biblioteca Central da Unifor, responsável pelos processos técnicos, de preservação, organização e difusão do material”, conta Dayanne Araújo, bibliotecária do Setor de Apoio ao Ensino e à Cultura da Biblioteca Central.

Ela ressalta que a efetivação dessa transferência representa um marco simbólico e cultural para o Ceará, ao consolidar o retorno do conjunto documental da escritora ao seu território de origem. “Após o falecimento de Rachel de Queiroz, em 2003, parte de seu acervo pessoal foi doada pela família ao bibliófilo José Augusto Bezerra, atual presidente da Academia Cearense de Letras. Outra parcela permanece no Centro Cultural Rachel Queiroz, em Quixadá”, relata.


“Configura-se no Ceará uma tríade responsável pela salvaguarda desse patrimônio: a Biblioteca Central da Unifor, José Augusto Bezerra e o Centro Cultural Rachel Queiroz, cada uma contribuindo para a preservação da memória intelectual e cultural da autora”Dayanne Araújo, bibliotecária do Setor de Apoio ao Ensino e à Cultura da Biblioteca Central

O acervo é composto por mais de 3.000 itens, sendo aproximadamente 2.878 livros e 263 periódicos. Entre os destaques, encontram-se as primeiras edições de obras de Carlos Drummond de Andrade, livros raros de autores como Pedro Nava e Manuel Bandeira, além de exemplares com dedicatórias de importantes nomes da literatura brasileira, como Jorge Amado, Ana Maria Machado e Moreira Campos. “Trata-se de um conjunto bibliográfico de alto valor histórico, literário e simbólico”, pontua Dayanne.


A sala onde fica a Coleção Rachel de Queiroz é climatizada e também serve como espaço de estudo para alunos e visitantes (Foto: Ares Soares)

A Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel é outro ponto certo para os alunos da Unifor que desejam ampliar o repertório durante a trajetória acadêmica. Ela reúne cerca de 1.990 títulos, totalizando 3.896 exemplares. O acervo contempla temas tradicionais da literatura de cordel, como as narrativas sobre Lampião, Padre Cícero, lendas, religiosidade e relações sociais.

“Além desses assuntos, converte-se em fonte de informação sobre fatos, temas e personalidades históricas e contemporâneas, como direito, medicina, Lei Maria da Penha, política, alimentação e questões sociais atuais. Todo o acervo está disponível para consulta por meio da Busca Integrada da Biblioteca Central”, explica Dayanne.

A Coleção Rachel de Queiroz e a Cordelteca contribuem significativamente para a formação cultural, crítica e cidadã dos estudantes ao possibilitar o contato direto com obras especiais, dedicatórias originais e documentos que testemunham a história literária e da cultura popular brasileira.

“Esses acervos ampliam o repertório intelectual dos alunos, e fundamentam pesquisas que envolvam literatura, história e cultura regional. Ao democratizar o acesso a um patrimônio dessa magnitude, a Universidade fortalece a formação integral dos estudantes e sua compreensão da diversidade cultural do país”, afirma Eduarda Bernardino, bibliotecária do Setor de Apoio ao Ensino e à Cultura.

Segundo ela, o Espaço Rachel de Queiroz atua como um centro de preservação, difusão e valorização da literatura brasileira, reafirmando o compromisso institucional da Unifor com a memória cultural do Ceará. Já a Cordelteca reflete o compromisso com a valorização da cultura popular nordestina, dialogando diretamente com o reconhecimento do cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, concedido pelo Iphan em 2018.


“Ambos os espaços buscam integrar esses saberes ao ambiente acadêmico por meio da presença de mestres da cultura e autores regionais, promovendo não apenas a preservação, mas também a representatividade e a circulação desses discursos. Além disso, homenageiam figuras femininas pioneiras da literatura brasileira, como Maria das Neves Baptista Pimentel, primeira mulher a publicar um folheto de cordel, e Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, reforçando debates sobre gênero, memória e protagonismo cultural”Eduarda Bernardino, bibliotecária do Setor de Apoio ao Ensino e à Cultura da Biblioteca Central

Eduarda informa que, ao longo do ano, a Biblioteca Central promove visitas guiadas com foco em educação patrimonial. As visitas são voltadas tanto ao público interno (alunos, professores e funcionários) quanto ao público externo. Escolas e grupos podem agendar visitas mediadas para uma experiência mais aprofundada. Além dessa ação, o espaço desenvolve atividades como rodas de conversa, clubes de leitura, aulas com cordel e saraus com estudantes.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h. Agendamentos devem ser realizados somente para escolas e grupos através do e-mail sec@unifor.br ou no Whatsapp (85) 3477-3167.
 
Dos acervos especiais aos milhares de títulos impressos e digitais, bases de dados internacionais e programas de capacitação, a Biblioteca Central da Unifor se destaca como um dos principais pilares de apoio ao ensino, à pesquisa e à formação científica da comunidade acadêmica. Não deixe de visitá-la!

Estude na Unifor em 2026.1

É o momento de dar um passo decisivo em um campus que conecta você a experiências globais. Reconhecida 11 vezes consecutivas como a melhor universidade particular do Norte e Nordeste, a Unifor oferece acesso a oportunidades únicas no mercado, vivências internacionais, incentivo à arte e à cultura, apoio ao esporte e formação para uma carreira de sucesso no mundo.

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade. A Universidade de Fortaleza, assim, assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.