Com 18 curtas-metragens, 15ª Mostra Unifor de Cinema reflete audiovisual brasileiro contemporâneo
O evento acontece de 12 a 15 de novembro no Cinema do Dragão, com exibição de 18 curtas de jovens realizadores. Encerramento conta com exibição especial de “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho
 

O cinema brasileiro contemporâneo está no centro do debate da 15ª edição da Mostra Unifor de Cinema (MUC), que acontece de 12 a 15 de novembro, sempre às 19h, no Cinema do Dragão, com acesso gratuito. Neste ano, o evento adota como operador poético o tema “Cinema em tempos de Brasil”, propondo uma reflexão sobre o cinema brasileiro contemporâneo a partir de uma perspectiva histórica e do diálogo com as poéticas de jovens realizadores. Realizada pelo Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor), a MUC apresenta 18 curtas-metragens produzidos por estudantes da graduação, seguidos de debates após as sessões. O encerramento da mostra, no sábado (15), contará com a exibição especial de “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho.
A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, Bete Jaguaribe, observa que a escolha do operador poético deste ano enfatiza a “potência do cinema brasileiro contemporâneo, ao mesmo tempo em que propõe uma conexão com o processo histórico da experiência audiovisual do país”. Essa conexão, destaca a professora, materializa-se na exibição do filme “Cabra Marcado para Morrer”, um clássico do cinema brasileiro que encerra a MUC no sábado (15).
“O cinema brasileiro, especialmente as produções realizadas no Nordeste, vive um momento de grande potência criativa. Neste contexto, temos jovens realizadores fazendo suas primeiras produções, construindo suas trajetórias, que obviamente são tensionadas pelas questões da cultura contemporânea. Queremos colocar essas experiências numa perspectiva histórica, para debater o cinema que fazemos atualmente”, explica Bete.
Entre as obras audiovisuais, sete foram desenvolvidas no Cine Experiência LAB, um laboratório acadêmico pioneiro de desenvolvimento de projetos ficcionais e documentais de audiovisual, em que estudantes são imersos em um processo criativo de quatro semestres, com acompanhamento de professores e profissionais de mercado. Com documentários, ficções e animações, o evento conta com produção da Veneta Filmes, uma produtora liderada por Leão Neto, egresso do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.
“O Cine Experiência LAB foi, e tem sido, importantíssimo para minha formação como jovem cineasta”, explica Júlia Moreira, estudante do curso e diretora do filme “Lascívia” (2025). “Pude aprender muito com minhas professoras e todos os profissionais incríveis convidados para consultorias, oficinas e aulas, colaborando muito com o crescimento do filme nos mais diferentes aspectos”.
Nas telas, os filmes universitários revelam a pluralidade de olhares e práticas do cinema feito no Ceará. É o caso de Lobo La Loba, estudante do curso e diretora do curta “O Que Nos Resta”, além de produtora de Ladainha, ambos exibidos na mostra.
“Durante a graduação, tenho vivido o cinema como um campo de formação que ultrapassa a sala de aula e se expande em diálogo com a comunidade. Em “O Que Nos Resta” (2024) experimentei o cinema de extensão em sua potência política e pedagógica, articulando arte, sustentabilidade e protagonismo comunitário. Já em Ladainha, pude vivenciar o cinema como gestão e logística coletiva. Entre a direção, a produção e a extensão, percebo o cinema como prática viva. Um movimento circular que se constrói na escuta, na partilha e no encontro entre saberes acadêmicos e populares”, compartilha a realizadora.
Curadoria e diversidade estética
A curadoria da 15ª MUC é assinada por Ana Paula Vieira, Bruno Juru e Valdo Siqueira, integrantes do corpo docente do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. A proposta da curadoria costurou diferentes experiências de encontro entre narrativas e estéticas, numa programação de três sessões, cada uma delas nomeadas a partir do que sugerem as poéticas dos curtas-metragens.
Na sessão de abertura, no dia 12, denominada Transe da Subjetividade, os curtas entrelaçam luzes, rezas, águas e lembranças. Já a sessão Imagens de Pertencimento, com exibição no dia 13, destaca filmes que exploram pertencimento e identidade em múltiplas linguagens, do documentário à comédia. A terceira sessão, Mundos em Deriva, com filmes nas telas na sexta-feira (14), traz obras que transitam por universos fabulares e subjetivos, articulando invenção, desejo e imaginação.
Cinema brasileiro: tempo passado e futuro
Além dos curtas, nesta edição, a MUC encerrará sua programação com a exibição de um clássico da cinematografia brasileira. Em 2025, o escolhido é “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, obra fundamental do documentário brasileiro.
“É uma forma de colocarmos o nosso cinema contemporâneo numa perspectiva histórica, num gesto de reconhecimento da experiência cinematográfica do país, que é extraordinária, repleta de premiações, mas pouco vista pelos próprios brasileiros e brasileiras”, completa Bete Jaguaribe.
“Cinema em tempos de Brasil” também evoca o título do livro “Brasil em tempos de cinema”, escrito por um dos mais importantes pensadores do cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet, que faleceu em julho deste ano. “A referência à obra dele é uma convocação para a memória da nossa experiência audiovisual. Chegamos aqui através de um processo coletivo, cheio de desafios, com dezenas de artistas envolvidos, em mais de cem anos de história”, afirma.
Serviço
15ª Mostra Unifor de Cinema
Quando: de 12 a 15 de novembro de 2025, às 19h
Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Entrada Gratuita
Programação
SESSÃO 1 - Transe da Subjetividade | 12/11, às 19h
O DIA EM QUE FOMOS AOS CINEMAS
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO
GABRI LIMA
SINOPSE 
Entendemos que são poucos lugares que ainda preservam o cinema de rua. Em Fortaleza, algumas salas viraram farmácias, outras viraram prédios de luxo e outras garagens. O que se faz ser cinema? O que se faz ser a rua? Em qual meio fio esses dois se encontram? A textura presente nesses lugares é única, se localizam em pontos específicos, alguns deles já pensados desde a planta para aquela região, outros surgindo em lugares imprevisíveis.
ANO
2024
GÊNERO 
DOCUMENTÁRIO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
LIVRE
TEMPO 
05:39
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
LADAINHA
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
MARCELO MARALLO 
SINOPSE 
Dona Maria, uma grande rezadeira de uma cidadezinha do interior, decide parar de rezar. Até que tudo muda quando Augusto aparece na Casa de Dona Maria e uma conexão de afeto se constrói, culminando na revelação da relação entre os dois.
ANO
2025
GÊNERO 
FICÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
LIVRE
TEMPO 
19:48
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
ENTRE NÓS E LINHAS
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
ARIEL ARRAES  
SINOPSE 
Dona Mocinha é rendeira há mais de 80 anos, e sua neta, Maria Clara, despertou a vontade de aprender essa arte há dois anos. 
Por meio de lições e aprendizados, a renda vai fortalecendo o laço entre avó e neta.
ANO
2024
GÊNERO 
DOCUMENTÁRIO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
LIVRE
TEMPO 
17:06
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
ALPENDRE
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
Pedro Rodrigues
Gabriel Pinheiro
SINOPSE 
Um homem vive em um alpendre mofado, apenas com memórias de seu passado e o medo de seguir em frente.
ANO
2025
GÊNERO 
FICÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
14 
TEMPO 
09:18
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
P&B
PARALELAS 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
IGOR MOTA 
SINOPSE
Duas pontes dividem o mesmo horizonte, mas carregam destinos diferentes. Paralelas observa o cotidiano desses espaços e o que a sobreposição de um dia comum entre eles pode revelar sobre memória, afeto e resistência.
ANO 
2025
GÊNERO 
DOCUMENTÁRIO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
LIVRE 
TEMPO
17:00
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
PARA CÉSAR
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
LP ARRUDA 
SINOPSE 
Lucas é um adolescente obrigado a passar as férias com seu avô, César, que  vive isolado. A única companhia do jovem é a guitarra, que ele toca para abafar o barulho da oficina do avô. No entanto, a visão de Lucas muda, quando ele descobre sobre o passado de César.
ANO
2025
GÊNERO 
FICÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
LIVRE
TEMPO 
14:54
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
SESSÃO 2 - Imagens de Pertencimento | 13/11, às 19h
VAI SER SAL
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
JD MARQUES
SINOPSE 
Vai Ser Sal mergulha na vida e obra de Michael Rizzi — MC, poeta, palestrante e integrante da Street 8. Através de sua voz e trajetória, revisitamos a história do rap em Fortaleza, com ênfase no bairro Curió, onde o gênero se consolidou como linguagem de resistência. Entre rimas, memórias e reflexões, o episódio conecta arte, território e racismo estrutural, revelando como o rap molda identidades e fortalece a luta por justiça social.
ANO
2025
GÊNERO 
DOCUMENTÁRIO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
12
TEMPO 
22:39
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
O QUE NOS RESTA
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
BRUNO LOBO LA LOBA 
SINOPSE 
O Que Nos Resta é um convite a visitar Dinha, mulher negra, catadora de recicláveis, protetora de animais abandonados e criadora de conteúdo digital. Reconhecida nas comunidades da Vila Betânia e Serrinha, em Fortaleza, Dinha transforma plásticos, móveis, roupas e objetos descartados em possibilidades de novos ciclos, enquanto oferece abrigo a cães e gatos que encontra pelo caminho.
ANO
2024
GÊNERO 
DOCUMENTÁRIO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
14
TEMPO 
24:00
RESOLUÇÃO 
FULL HD
COR 
COR
TAROT 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
THEREZA DAYANARA 
SINOPSE 
Em um final de semana de férias na casa de veraneio de Matheus, amigo de infância de Verônica, ela e sua amiga Celeste, precisam se unir por um bem comum.
ANO
2025
GÊNERO 
FICÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
16 
TEMPO 
11:49
RESOLUÇÃO 
2K
COR 
COR
KOISA DE PRETO 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
MARIANA COSTA 
SINOPSE 
Koisa de preto foi um bloco de carnaval em atividade nos anos 90, no litoral do Ceará, na cidade de Lagoinha. A partir do mapeamento de imagens de arquivo e conversas com os participantes do bloco, o filme resgata a memória da celebração familiar, tendo o samba como guia para o fortalecimento da identidade negra cearense.
ANO
2025
GÊNERO 
DOCUMENTÁRIO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
LIVRE
TEMPO 
19:36
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
NÃO VAI TER MILAGRE 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
ANDREZA OHANA 
SINOPSE 
Ao decidirem ir à calourada à fantasia naquela noite, Amara e Brenda, um casal de namoradas, acabam precisando assumir o controle da própria narrativa, e sobreviver a uma dupla de assassinos decididos a eliminá-las. Frente a frente com a morte, elas descobrem que, às vezes, é preciso encerrar o próprio jornal de terror, antes que ele publique o seu obituário.
ANO
2025
GÊNERO 
FICÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
14 
TEMPO 
15:22
RESOLUÇÃO 
2K
COR 
COR
 
SESSÃO 3 - Mundos em Deriva | 14/11, às 19h
RED HOOD & BIG BAD WOLF
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
SARAH KHAAM 
SINOPSE 
Caminhando pela floresta Red Hood se depara com um enorme lobo em que ela desconhece suas intenções.
ANO
2025
GÊNERO 
ANIMAÇÃO  
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
10
TEMPO 
01:52
RESOLUÇÃO 
HD
COR 
COR
DEMAIS CRÉDITOS 
Roteiro, animação, direção de arte e direção
Sarah Khaam
HAUS OF MERCURY 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
F. OLIVEIRA 
THIAGO NERES
 
SINOPSE 
"Haus of Mercury" é um documentário universitário sobre a cena drag no Ceará, com atenção especial à House of Mercury,uma família nascente e crescente de queens de Fortaleza. Surgida durante a pandemia, a House já se tornou sinônimo de estranheza, esquisitice, monstruosidade. Prontas para ganhar o mundo, registramos os preparativos para sua primeira grande performance. 
ANO
2025
GÊNERO 
DOCUMENTÁRIO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
16
TEMPO 
19:55
RESOLUÇÃO 
FULL HD
COR 
COR
ULTRAVIOLETA 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
RAFAEL COELHO 
SINOPSE 
Atormentado pelo peso de suas escolhas, um jovem busca distração e o conforto de seus amigos em uma rave neon, mas sua sanidade está rapidamente se esvaindo.
ANO
2025
GÊNERO 
FICÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
16
TEMPO 
18:32
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
QUIMÉRICO 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
IZAAAKI 
SINOPSE 
A cada passo que se dá no deserto, a paisagem muda. O voo das aves desenha no céu, o vento transforma as dunas. Acenderam a chama e fizeram feitiço. A cada passo, o deserto é outro e tem miragem que não são os olhos que enxergam. Onde está Quimérico agora?
ANO
2025
GÊNERO 
FICÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
LIVRE
TEMPO 
14:29
RESOLUÇÃO 
2K
COR 
COR
BRAZIL SIMULATOR 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
RENATO BARROS DE OLIVEIRA 
SINOPSE 
O agente Márcio Johnson Schmidt viaja aos EUA na missão de capturar Jair Júnior, que conspira contra a democracia brasileira com ajuda do Homem Cenoura.
ANO
2025
GÊNERO 
ANIMAÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
LIVRE
TEMPO 
08:03
RESOLUÇÃO 
HD
COR 
COR
BORBOLETA NO AQUÁRIO 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
VALDIR GOMES 
SINOPSE 
Cris, em meio a uma forte crise de solidão, decide tentar se reconectar com suas amigas como uma forma de escape. O que inicia como um reencontro agradável de velhos amigos, aos poucos traz angústia e desespero para Cris, quando ela começa a ser sabotada por uma entidade quase completamente idêntica a ela, com apenas uma diferença: essa réplica não possui rosto.
ANO
2025
GÊNERO 
FICÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
12 
TEMPO 
08:30
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
LASCÍVIA 
FICHA TÉCNICA 
DIREÇÃO 
JÚLIA MOREIRA 
SINOPSE 
Helena, uma jovem controlada pela mãe religiosa, tem a primeira menstruação tardiamente, após sonhar com uma vampira que desperta nela desejos até então reprimidos.
ANO
2025
GÊNERO 
FICÇÃO 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
16
TEMPO 
17:13
RESOLUÇÃO 
4K
COR 
COR
SESSÃO ESPECIAL | 15/11, às 19h
Cabra marcado para morrer (1984) | 119‘
Dir. Eduardo Coutinho
Cor | Documentário | +12
Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos própios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.