null Complexo de Medicina Veterinária da Unifor oferece estrutura de ponta para formação completa

Seg, 11 Março 2024 11:30

Complexo de Medicina Veterinária da Unifor oferece estrutura de ponta para formação completa

Centro de formação disponibiliza suporte adequado para realização de atividades práticas, como atendimentos, exames e cirurgias


Durante a graduação, estudantes de Medicina Veterinária têm acesso a vivências da rotina profissional, lidando com animais domésticos e silvestres (Foto: Ares Soares)
Durante a graduação, estudantes de Medicina Veterinária têm acesso a vivências da rotina profissional, lidando com animais domésticos e silvestres (Foto: Ares Soares)

Um espaço para vivenciar a profissão, com acesso a uma estrutura completa e diversificada. É isso que o Complexo de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, oferece aos discentes desde o primeiro semestre da graduação.

No local, os estudantes têm a chance de colocar em prática os ensinamentos teóricos, lidando diretamente com pequenos e grandes animais. Laboratórios multidisciplinares, sala de necropsia, clínica médica e centro cirúrgico – além dos setores de diagnóstico laboratorial e patologia – fazem parte do complexo.

O Centro de Treinamento (CT), como também é conhecido pelos alunos, está equipado ainda com um setor de diagnóstico por imagem, em que os discentes podem acompanhar as radiografias e ultrassonografias que acontecem durante os atendimentos.

Para Fernanda Menezes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, ao ter contato com a prática no ambiente universitário, o discente consegue, de maneira aprofundada e direcionada, vivenciar a rotina nas diversas áreas de atuação da profissão. Lá, também pode exercitar o manejo com diferentes espécies de animais, sejam eles domésticos ou silvestres.


Nesses momentos, as metodologias ativas aplicadas no processo de ensino-aprendizagem permitem que nossos alunos aprimorem o senso crítico, desenvolvendo suas competências profissionais, éticas e sociais.” — Fernanda Menezes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifor

O mundo ideal 

Para Clarisse Rodrigues, aluna do 9º semestre de Medicina Veterinária, o desejo pela profissão veio ainda na infância. Inclusive, a escolha pela Universidade de Fortaleza nunca deixou de ser uma certeza. “Sempre soube que cursaria na Unifor, pela excelência na educação e pelo campus lindo, que a cada dia tem melhorias”, frisa.

Segundo ela, os recursos mais valiosos disponibilizados no complexo são os equipamentos cirúrgicos, de diagnóstico por imagem e da clínica médica, além dos microscópios utilizados nas aulas de histologia e patologia. “O Centro Cirúrgico é impecável, tem equipamentos de excelente qualidade e tudo muito seguro, pensando no melhor para os nossos pacientes”, relata a estudante.

Clarisse dá ênfase ainda aos atendimentos na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. “Desenvolvemos muito a independência ao atender, a maneira de conversar com os tutores e de manejar uma boa consulta”, acrescenta.


O Complexo tem uma estrutura excelente. Nós o chamamos de ‘o mundo ideal’, pois cada detalhe dele é pensado minuciosamente. Além de aulas práticas com equinos, bovinos, ovinos e caprinos, temos uma disciplina com atendimento clínico em pequenos animais (cães e gatos), o que nos dá maior segurança na hora de conduzir uma consulta, fazer o exame físico e as prescrições necessárias para cada animal.” — Clarisse Rodrigues, estudante do curso de Medicina Veterinária

Entre as atividades oferecidas pela instituição, Clarisse já participou de monitorias, iniciação científica e treinamento nas férias. Ela salienta a importância dessas participações para o desenvolvimento de futuros profissionais.

“A Medicina Veterinária tem grupos de estudo e uma liga acadêmica em que os alunos podem assistir a palestras e a apresentações sobre diversos assuntos. É importante falar sobre essas atividades para que mais estudantes participem e possam colaborar”, destaca.

Aprendizado sólido

O estudo dos animais – e da ecologia como um todo – sempre despertou interesse  de Varela Donato, por isso não foi difícil optar por Medicina Veterinária na Unifor. Nessa jornada, o aluno do 5º semestre da graduação reconhece que ter contato diário com os bichos torna a experiência e o aprendizado mais sólido. “Imagino que traga a todos a real sensação da vivência como profissional”, afirma.


O Complexo é um ambiente maravilhoso e que traz um diferencial enorme para o aprendizado de qualquer pessoa que busque a Medicina Veterinária. Conforme os semestres avançam, mais aulas práticas dentro do Complexo vamos tendo, o que faz da experiência muito marcante.” — Varela Donato, estudante do curso de Medicina Veterinária

Para o jovem, são inúmeros os elementos que tornam a aprendizagem dentro do Complexo enriquecedora. Entre eles está a disciplina de Vivências em Veterinária, que acompanha os alunos desde o primeiro ano e contempla diversas áreas da profissão.

“Considero essa matéria muito importante, não só por proporcionar o desenvolvimento das técnicas práticas, mas também por apresentar aos alunos áreas de atuação com as quais eles possam se identificar, conhecendo melhor as possibilidades de atuação dentro da profissão”, observa o futuro veterinário.

Diversificando o leque de experiências

A motivação de Nicoli Schmeling, estudante de Medicina Veterinária da Unifor, para escolher a profissão passou pelo anseio de ajudar aqueles que não têm voz. A jovem, que chegou a resgatar animais nas ruas, demonstra entendimento sobre a importância do ofício. 

“Existem diversas doenças na saúde pública que se manifestam primeiro em nossos animais, sendo um indicativo importante para identificar problemas em determinadas áreas. Por isso a importância do médico veterinário na saúde pública e dos animais em nossas vidas”, declara a discente.

No Complexo, ela conta que se desenvolveu de diversas maneiras, destacando o apoio de professores e amigos durante a jornada acadêmica. “Conheci profissionais que me encantaram diariamente, incentivando-me a enfrentar as batalhas da vida”, relembra.


É difícil descrever as atividades mais importantes, pois foram variadas. Desde a prática de capinar sob o sol para coletar capim para experimentos até atividades como realizar ‘citologia’ em frutas para aprimorar a técnica, examinar lâminas no laboratório, estudar peças de anatomia e realizar minha primeira cirurgia. O leque de experiências foi bastante amplo.” — Nicoli Schmeling, estudante do curso de Medicina Veterinária

Matriz curricular modular

O Complexo de Medicina Veterinária da Unifor é uma importante ferramenta na formação dos estudantes, oferecendo suporte para que a matriz curricular do curso seja totalmente contemplada, conforme destaca a coordenadora Fernanda Menezes.

Segundo ela, a matriz curricular modular é um grande diferencial em relação aos demais cursos da cidade. A docente explica que dentro de um módulo existem conteúdos teórico-práticos de maneira integrada, sendo possível correlacionar diferentes disciplinas que são ministradas juntas.


O aluno tem à disposição um espaço dedicado às práticas e vivência com animais de fazenda, onde o ambiente rural é simulado (Foto: Ares Soares)

“Um exemplo é o módulo de morfologia veterinária, em que professores de Anatomia e Histologia Veterinária ministram as aulas de forma interdisciplinar, permitindo que seja feita a correlação dos conteúdos de forma a intensificar a aprendizagem”, conclui a professora.