null Curso de Cinema da Unifor realiza IV Encontro CineExperiência

Curso de Cinema da Unifor realiza IV Encontro CineExperiência

Evento exibe produções dos alunos das disciplinas “CineExperiência”

Cena do curta-metragem
Cena do curta-metragem "Estive no Dragão e Lembrei de Você", de Nathania Rodrigues. Foto: divulgação.

O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realiza, nesta sexta-feira, 10 de maio, o IV Encontro CineExperiência, mostra dos trabalhos audiovisuais desenvolvidos no âmbito das disciplinas “Cine Experiência” da graduação. Filmes que percorrem o diálogo entre a arte e a cidade, a narração do mundo e a invenção do real. O evento acontece a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca da Unifor.

O objetivo do evento é potencializar os processos de criação vivenciados pelos estudantes durante a produção dos filmes, por meio da partilha de experiências com outros alunos, professores e artistas. Por isso, a cada semestre, o curso de Cinema promove o Encontro CineExperiência, com o intuito de exibir as obras realizadas no semestre anterior. Em 2018.2, essa produção foi tão efervescente que, neste período (2019.1), a quantidade de filmes foi distribuída em dois momentos: no III Encontro CineExperiência, que aconteceu em março deste ano, e, agora, no IV Encontro CineExperiência.

Os estudantes experimentaram a sua relação com a cidade (Cine Experiência I); as artes nas narrativas ficcionais (Cine Experiência II); a política nas narrativas documentais (Cine Experiência III); e os fantasmas da infância no cinema expandido (Cine Experiência IV), sob a tutoria dos professores Marcelo Müller, Glauber Paiva Filho, Márcio Câmara e Henrique Codato, respectivamente.

Para Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema da Unifor, esses encontros têm o potencial de alimentar os processos criativos dos estudantes. “O ato da exibição dos trabalhos para o público promove um momento de troca de ideias, além de construir novas parcerias entre os alunos. Esta experiência é fundamental na trajetória de formação numa área que se movimenta fundamentalmente através de um trabalho coletivo e colaborativo” - observa a professora.

A nova matriz do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unifor, em vigor desde agosto de 2017, aproximou a graduação do campo das artes. As disciplinas “Cine Experiência”, como espaços privilegiados de criação, integram essa nova perspectiva de formação. Elas são orientadas semestralmente por uma temática definida em debate com os alunos. Artistas e realizadores audiovisuais participam dessa troca em vários momentos do semestre, já tendo contribuído Narcélio Grud, Alexandre Veras, Tiago Pedro, Guto Parente, Pedro Diógenes, Pedro Cela e Eduardo Cunha, entre outros convidados.

Programação IV Encontro CineExperiência

Cine Experiência I
  • - “Praça da Juventude” (8’13”)

Sinopse: Mini-documentário sobre a praça da juventude.
Direção: Daniel Oliveira

• - “Carcaça” (4’09”)

Sinopse: Uma mulher tenta se livrar do cheiro de carcaça que a persegue nas ruas de sua cidade natal, mas as incertezas sobre a realidade e a natureza dessa sensação a fazem questionar sua lucidez.
Direção: Lara Lobo

• - “Freedom” (7’)

Sinopse: A maneira que a sociedade se relaciona com o material hoje em dia tende a nos levar a um sistema de operários, que as pessoas se preocupam mais em acumular bens do que experiências. Freedom é um mini documentário que desenvolve o conceito do desapego material e da eterna busca do equilíbrio e do essencial. Explorando a vida de dois homens, Edson, um cigano de 53 anos que chegou em Fortaleza para desenvolver um trabalho artístico, mas que acaba não indo tão bem assim, e Otto Mesquita, que viaja pelo mundo exclusivamente com a renda que o Tarot proporciona.
Direção: Lucas Costa

• - “Estive no Dragão e Lembrei de Você” (6'31'')

Sinopse: O Dragão do Mar para além de um polo de cultura e lazer. Afetos, experiências e vivências no espaço são contadas pelos personagens do filme, construindo a imagem e a ideia do local.
Direção: Nathania Rodrigues

• - “Sinais!” (9’52”)

Sinopse: Artistas de hip-hop que ganham a vida dançando no sinal de trânsito. Jovens da periferia contam suas experiências e mostram seu talento na Aldeota, área nobre de Fortaleza.
Direção: Davi Jaguaribe

Cine Experiência II
  • - "Esmeralda" (20’)

Sinopse: Victor, um artista plástico amador, viaja para um antigo casarão na serra que pertence à sua família. Lá, ele acaba por descobrir um retrato de seu avô Hugo, fotografado 50 anos antes. Conduzido por fragmentos de memórias que nunca viveu, Victor é inserido em uma jornada ao passado, revivendo o curto romance de Hugo e Esmeralda.

Direção: João Vitor Abreu e Ariel Nedehf
Roteiro: Ariel Nedehf, Isaac Guedes e João Vitor Abreu
Produção: José Ibiapina e Hugo Demétrio
Direção de Fotografia: Rodrigo Nobre e Davi Alex
Direção de Arte: Pedro Bezerra e Jamille Ellen
Som: Rodrigo Nobre
Montagem: Davi Alex, José Ibiapina, João Vitor Abreu e Ariel Nedehf
Assistente de Direção: Hugo Demétrio
Continuidade: Pedro Bezerra
Assistente de Produção: Pedro Bezerra
Assistente de Fotografia: Davi Alex
Maquiagem: Jamille Ellen
Elenco: Iane Thomé, Vinícius Menezes, Ayrton Di Castro, José Ibiapina

Cine Experiência III
  • - “Tia Lourdes” (20’)

Sinopse: Em seus 86 anos de vida, desistir de lutar por uma sociedade sem a barbárie do capitalismo nunca foi uma opção.
Direção: Alex Nunes Barroso
Câmera: Caio Frota
Som: Gustavo Oliveira e Danilo Rocha
Montagem: Alex Nunes Barroso e Augusto Azevedo