Egresso da Unifor, Plácido Barroso Rios é empossado como procurador de Justiça do Estado do Ceará

sex, 4 outubro 2024 18:05

Graduado em Direito, mestre em Direito e Gestão de Conflitos e doutorando em Direito Constitucional pela Unifor, ele chega à segunda instância após 28 anos de atuação no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)

A posse aconteceu nesta sexta-feira (4) durante a 8ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça - CPJ (Foto: Ascom MPCE)

Plácido Barroso Rios, egresso do curso de Direito e do Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - foi empossado como procurador de Justiça do Estado do Ceará na manhã desta sexta-feira (04/10). A cerimônia ocorreu durante a 8ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, e contou com a apresentação da Camerata da Unifor. Plácido Rios assume a 37ª Procuradoria de Justiça, com atuação na área criminal.

Plácido Barroso Rios é um nome de destaque no Ministério Público do Ceará, onde iniciou sua trajetória em 1996, passando por diversas comarcas, incluindo Aracati, Crato, Fortaleza e Pacajus. Ao longo de sua carreira, foi procurador-geral de Justiça por dois mandatos, além de ter ocupado o cargo de diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público e presidente da Associação Cearense do MP. Atualmente, ele é o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF).

Em seu discurso de posse, Plácido Rios ressaltou o significado de sua nova função e destacou o compromisso com a justiça: "Tenho certeza de que me dedicarei ao máximo para ser um procurador de Justiça e um ser humano melhor, contribuindo para uma sociedade mais justa e digna", afirmou. Ele também aproveitou o momento para saudar os professores da Unifor presentes na cerimônia, Rômulo Leitão, Gina Pompeu, Alessander Sales, Nestor Santiago e Gustavo Raposo, expressando gratidão pelo apoio recebido ao longo de sua formação acadêmica.

A Universidade de Fortaleza, onde Plácido Rios concluiu sua graduação e mestrado, , e, atualmente, cursa o Doutorado em Direito Constitucional, tem sido fundamental em sua formação jurídica e desenvolvimento profissional. A Unifor tem uma longa tradição de formar profissionais de destaque no cenário jurídico e em diversas outras áreas, oferecendo uma formação sólida e alinhada às demandas do mercado e da sociedade.

Plácido Barroso Rios já exerceu por dois biênios o cargo de Procurador-Geral de Justiça de 2016 a 2019 (Foto: Ascom MPCE)

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário, e membros e servidores do Ministério Público do Ceará. Estiveram presentes, entre outros, o vice-procurador-geral de Justiça, Maurício Carneiro, e a secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França. Também foram empossados no mesmo evento os procuradores de Justiça Ivana Maria Medeiros Barros Leal, titular da 25ª Procuradoria de Justiça (área cível), e Régio Lima Vasconcelos, da 3ª Procuradoria de Justiça (área criminal).

Trajetória no Ministério Público

Plácido Barroso Rios construiu uma carreira marcada pela dedicação e compromisso com a justiça. Além de sua experiência como procurador-geral de Justiça, ele também atuou em diversas áreas estratégicas do Ministério Público. Sua nomeação como titular da 37ª Procuradoria de Justiça reafirma sua importância no cenário jurídico cearense, agora atuando na segunda instância da Justiça.

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, destacou durante a solenidade a competência e o comprometimento de Plácido Rios e dos outros empossados: "Sei do compromisso de cada um com a defesa dos direitos e garantias fundamentais, com a promoção da justiça e de uma sociedade mais justa e igualitária."

Compromisso com a sociedade

Ao assumir seu novo cargo, Plácido Rios reforçou seu compromisso com a justiça e com a melhoria das condições sociais. Seu trabalho na área criminal da 37ª Procuradoria de Justiça trará uma importante contribuição para a sociedade cearense, garantindo que os princípios legais sejam mantidos e que a justiça seja promovida com responsabilidade e ética.

O novo procurador de Justiça também agradeceu o apoio de familiares, amigos e colegas ao longo de sua trajetória, destacando a importância do trabalho em equipe no Ministério Público do Ceará e a necessidade de continuar defendendo os direitos fundamentais.

A Universidade de Fortaleza, por meio de sua tradição no ensino jurídico e na formação de lideranças para a sociedade, celebra a conquista de Plácido Barroso Rios, um exemplo de profissionalismo e compromisso com a justiça.