angle-left Escritório EducationUSA instalado na Unifor celebra oito anos

Sex, 14 Dezembro 2018 10:33

Escritório EducationUSA instalado na Unifor celebra oito anos

O escritório promove a educação superior nos Estados Unidos, oferecendo informações e disponibilizando serviços.


A Universidade de Fortaleza celebra, durante o mês de dezembro de 2018, os oito anos de existência do Escritório EducationUSA, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária.

Nos últimos 5 anos, mais de 75 alunos acompanhados pelo escritório foram aprovados para estudar nos EUA, que promove o ensino superior americano. A Unifor foi a segunda universidade brasileira a inaugurar um Escritório EducationUSA, que faz parte de uma rede do governo americano de mais 450 escritório a nível mundial, sendo 37 no Brasil.

O escritório atende, mensalmente, cerca de 100 pessoas que buscam receber informações precisas, imparciais e atualizadas sobre oportunidades de estudo nos Estados Unidos. Os Escritórios EducationUSA incluem em seus serviços orientação sobre o processo de aplicação e admissão em programas de graduação, mestrado, doutorado, cursos de inglês e cursos de curta duração, informando sobre a melhor forma de acessar essas oportunidades e aconselhando sobre programas acadêmicos, auxílio financeiro, requisição de visto e preparação pré-partida.

Desde 2010, mais de 5.000 pessoas receberam orientação individual e cerca de 9.000 pessoas compareceram aos eventos organizados pelo escritório com o intuito de adquirir informações sobre o sistema de ensino dos Estados Unidos, a fim de tirar dúvidas sobre o processo de aplicação e admissão em instituições de ensino superior americanas. 

A orientadora do Escritório EducationUSA, professora Lina Sena destaca o vínculo que os escritórios EducationUSA possuem com o Departamento de Estado norte-americano. “Isso já coloca as instituições parceiras em grande evidência no cenário internacional. A Unifor foi a segunda universidade brasileira a implantar um escritório EducationUSA em seu campus e durante esses oito anos vem a cada ano desenvolvendo um trabalho juntamente com todo suporte institucional que coloca a Unifor como uma instituições parceiras do EducationUSA com grande visibilidade. E ainda por meio do escritório a Unifor é um centro de aplicação de diversos testes internacionais, sendo considerado um dos centros mais completos”, afirma.  

Para aqueles que desejam um curso intensivo de inglês e conteúdo preparatório para admissão em uma universidade norte-americana, bem com atividades inter-culturais. O escritório divulga o programa EducationUSA Academy, ligado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com 15 renomadas universidades norte-americanas, que atende jovens de 15 a 17 anos. Este ano a aluna Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, ganhou uma bolsa da Universidade de Colorado Boulder para participar do EducationUSA Academy em janeiro de 2019.

A estudante celebra por ter sido aprovada para participar do programa. “Tive que fazer entrevistas em inglês e português para que fosse provado meu nível de conhecimento sobre a língua inglesa, então, fico muito feliz por ter sido aceita para viver essa experiência, que é resultado de muito estudo”, destaca. 

Para ela o programa é uma forma de conhecer a cultura americana. “Vou poder emergir na língua, além de ter contato com jovens de outros países, tudo é muito sensacional. Essa experiência pode me influenciar futuramente, uma vez que planejo estudar em uma universidade americana, dessa forma o EducationUSA Academy vai me ajudar na fluência e auxiliar quando for prestar os exames do SAT e TOEFL”, conclui. 

Programa Oportunidades Acadêmicas está com inscrições abertas

O Oportunidades Acadêmicas é um programa do Departamento de Estado dos EUA oferecido há 10 anos por meio da rede EducationUSA, que visa apoiar estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras, no processo de candidatura para programas de graduação e pós-graduação, sendo o objetivo final que consigam admissões com bolsas de estudos em universidades nos Estados Unidos. O Programa oferece orientação e cobre os custos do processo de admissão de candidatos que não poderiam pagar pelas provas, traduções, material de estudos e taxas de inscrição para cada universidade.

O OA é oferecido em duas modalidades: para alunos de ensino médio interessados em fazer a graduação nos EUA e para alunos que tenham interesse em fazer um mestrado ou doutorado nos EUA (pós-graduação).

Para a graduação, as inscrições estarão abertas até o dia 14 de janeiro de 2019, já na pós-graduação, as inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de dezembro de 2018. Para saber se você está no perfil do programa, bem como efetuar a sua inscrição, acesse o site: http://educationusa.org.br/site/oa/.

Feira EducationUSA Fortaleza 2019

Em 2019, o Escritório EducationUSA/Unifor organizará a quinta edição da Feira EducationUSA Fortaleza, que contará com a participação de representantes de instituições de Ensino Superior dos Estados Unidos. Nas quatro edições anteriores, o público estimado foi de mais de 4.500 visitantes.

A Feira EducationUSA Fortaleza 2019 acontecerá no dia 12 de abril. Mais informações através do e-mail educationusa@unifor.br.

Sobre o EducationUSA/UNIFOR

O escritório oferece orientações para graduação, pós-graduação (Mestrado e Doutorado) cursos de inglês intensivos, cursos de curta duração, testes de admissão, processos de admissão nas instituições de ensino (Application Forms e Essays), entre outros. Além disso, promove palestras e workshops sobre estudo nos Estados Unidos, organiza Feiras Educacionais e divulga bolsas de estudos para programas de ensino superior.

Para quem deseja aplicar exames de admissão e proficiência o escritório oferece TOEFL iBT, GRE, TELP, SAT, ACT e TESE Prime (válido para diversos programas de pós-graduação no Brasil). O centro conta com uma mini biblioteca composta por livros preparatórios e manuais para a realização destes testes, além de catálogos e outras publicações especializadas.

O escritório é uma rede do Departamento de Estado Americano, o que significa que pode realizar traduções certificadas de documentos acadêmicos para universidades americanas. As traduções certificadas podem ser aceitas também em outros países, mas o candidato deve se certificar junto à instituição de interesse se será aceita uma tradução realizada pelo EducationUSA. O serviço é oferecido aos alunos de outras instituições, com preços competitivos e prazos flexíveis. O candidato que desejar realizar orçamentos e outras informações deve entrar em contato por meio do email educationusa@unifor.br.

Serviço

Escritório EducationUSA/Unifor
Orientadora: Lina Sena
Horário de atendimento: de 8h às 11h30 e 14h às 17h30
Telefone para agendar atendimento: (85) 3477-3481
E-mail: lsena@educationusa.org