null Fonoaudiologia Unifor realiza evento em alusão ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Palestra online abordará pesquisas sobre o tema e terá a Profª Drª Débora Vasconcelos Correia como convidada

Curso de Fonoaudiologia da Unifor compromete-se a realizar eventos sobre gagueira periodicamente (Foto: Ares Soares)

Considerada um distúrbio de fala comum, principalmente na infância, a gagueira acomete aproximadamente 4 a 5% da população mundial. Para atrair debates em torno desta condição, determina-se, após decisão da Associação Internacional de Fluência (IFA) e da Associação Internacional de Gagueira (ISA), a data 22 de outubro como Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Tendo o assunto em vista, o curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará a palestra “Avanços em pesquisas e ações de extensão na área da Fluência da Fala”, no próximo dia 19 de outubro, das 9h30min às 11h. O evento, que faz parte da agenda anual do curso em contribuição à referida data, acontecerá online e com participação gratuita, sendo possível acessá-lo por meio deste link.

Este ano, a ocasião terá como facilitadora a Profª Drª Débora Vasconcelos Correia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Nossa convidada vai apresentar as atuais pesquisas na área da gagueira, seus resultados e o impacto nas pessoas que gaguejam e na sociedade”, conta a professora Rachel Cassiano, uma das organizadoras do evento. “Ela também demonstrará um trabalho de extensão que realiza na UFPB, voltado para pessoas que gaguejam. Com a fala dela, buscamos estimular alunos e fonoaudiólogos a realizar mais projetos dessa natureza”.

Compromisso com a causa

De acordo com o professor Charleston Palmeira, co-organizador da palestra, o Dia Internacional de Atenção à Gagueira “surgiu para informar a população sobre as causas, as características e o tratamento desse distúrbio, que ainda é pouco compreendido pelas pessoas”.

Ele ressalta que, há anos, a Universidade de Fortaleza realiza seminários, debates e ações sociais a respeito do tema, para desmistificá-lo e trazer à comunidade o entendimento de que a gagueira é um assunto sério e tem tratamento. “Queremos alertar a população sobre os efeitos da gagueira na infância e no mercado de trabalho, bem como o impacto dela na qualidade de vida das pessoas”, finaliza Charleston.

Dia Internacional de Atenção à Gagueira - Fonoaudiologia Unifor
Palestra “Avanços em pesquisas e ações de extensão na área da Fluência da Fala”
Convidada: Profª Dra Débora Vasconcelos Correia
Data: 19 de outubro de 2021