null Jornalismo Independente é tema de edição especial do telejornal Unifor Notícias

Qui, 30 Novembro 2023 18:40

Jornalismo Independente é tema de edição especial do telejornal Unifor Notícias

Edição do telejornal aborda a força do jornalismo independente, explorando iniciativas em Fortaleza

Jornalistas do podcast “As Cunhãs” concederam entrevista para a repórter Mayra Carvalho (Foto: Marcelo Falcão)

A TV Unifor (TVU), emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza, da Fundação
Edson Queiroz
, destaca a temática do Jornalismo Independente no telejornal universitário Unifor Notícias. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 1º de  dezembro, às 17h, nos canais da TVU e da Universidade no YouTube.

Com apresentação de Ana Flávia Viana e Amélia Gomes, estudantes de Jornalismo da Unifor, o telejornal aborda as iniciativas jornalísticas independentes presentes em Fortaleza. O programa traz matérias que exploram a atuação do Jornalismo Independente a partir de alguns meios de comunicação.

Uma dessas iniciativas é a Agência de conteúdo EcoNordeste, que conta com a atuação de vários jornalistas, focados nas múltiplas dimensões do desenvolvimento sustentável, social, econômico e cultural no Nordeste do Brasil. A agência tem como diretora a jornalista Maristela Crispim.

A edição também apresenta as visões dos jornalistas do Portal Futebol Cearense, e, também, das jornalistas do Podcast “As Cunhãs”. Os responsáveis pelas plataformas falam sobre seus projetos e os principais desafios em fazer jornalismo independente no Estado.

O telejornal mostra ainda o Site Negrê, iniciativa idealizada por Larissa Carvalho, jornalista graduada pela Universidade de Fortaleza. Com foco na luta pela redução do racismo e da xenofobia contra pessoas negras da região Nordeste do Brasil, o site se autodeclara o primeiro portal de mídia negra nordestina do país.

Além disso, esta edição aborda o Festival 3i Nordeste - Festival de Jornalismo Inovador, Inspirador & Independente, que desembarca pela primeira vez em Fortaleza. Por meio de parceria com a Unifor, o evento promove networking, troca de experiências e debate de temas relevantes ao Jornalismo Digital, tendo como protagonistas as iniciativas de Jornalismo Independente do Nordeste.

O Unifor Notícias é uma produção da TV Unifor (TVU), emissora acadêmica da
Universidade de Fortaleza. Veiculado toda sexta-feira, às 17h, o noticiário ao vivo é transmitido no canal da TV Unifor no YouTube.

Telejornal Unifor Notícias
Data: 1º de dezembro de 2023