null Orgulho Unifor: Egressa de Publicidade e Propaganda lança livro infantil sobre autoconfiança e aceitação

Ter, 28 Junho 2022 18:26

Carla Ramos atua como redatora publicitária há cinco anos e iniciou sua trajetória na Universidade de Fortaleza

Livro
Livro "Quando Lila Descobriu Suas Cores" estimula que o público infantil desenvolva sua própria perspectiva (Foto: Arquivo Pessoal)

“Foi na Unifor que tive contato com a escrita profissional, que me fez ser a redatora que sou hoje”, conta Ana Carla Caetano Ramos, egressa do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, que acaba de lançar sua primeira produção literária. A obra infantil, intitulada “Quando Lila Descobriu Suas Cores”, brinca com um universo que mescla o preto e branco e o colorido para contar uma história de empoderamento e autoaceitação.

Redatora publicitária há cinco anos, Carla Ramos iniciou na sua carreira ainda nos laboratórios da Unifor em 2013, como estagiária na agência experimental do Núcleo Integrado de Comunicação, hoje conhecida como 365Lab. A egressa chegou a representar a instituição por meio da agência em diversos congressos estudantis, inclusive apresentando artigos científicos e trazendo prêmios regionais e nacionais para a casa.

“As disciplinas e os profissionais que tive contato durante os anos no curso de Publicidade me fizeram sempre buscar novos caminhos e novas possibilidades”, conta Ramos, que participou também do grupo de pesquisa “Lupa - Observatório de Publicidade”, do professor Cláudio Sena. Após atuar em algumas agências de comunicação e publicidade em Fortaleza, Ana Carla se mudou para São Paulo em 2019 e hoje trabalha na agência Publicis Brasil, onde atende clientes nacionais e internacionais.

Ela destaca que, após a graduação, focou em cursos de exercício de escrita que levaram à concepção de “Lila”: “Sempre foquei em cursos com vertentes diferentes [...]. Já fiz um curso de criação publicitária na Escola Cuca e também apostei em um curso sobre roteiro para curta-metragem na Roteiraria; de roteiro de audiovisual na B_arco; e um curso sobre storytelling na ESPM. Agora, com essa experiência do livro, quero muito focar em curso que seja totalmente de escrita criativa”.

Sobre “Quando Lila Descobriu Suas Cores”

Apesar do lançamento recente, a personagem Lila já existia muito antes da publicação de “Quando Lila Descobriu Suas Cores”. Há quatro anos, Carla Ramos teve a ideia de criá-la em conjunto com Patrick Camelo, ilustrador do livro; desde então, eles desenvolveram aos poucos a personalidade da garotinha fictícia, que dialoga diretamente com o público em idade de alfabetização. A “filha” de ambos possui até mesmo o próprio perfil nas redes sociais, onde publica conteúdo de entretenimento e sugestões de atividades para famílias.

“Desde que conheci o Patrick, que é um ilustrador incrível, tivemos a ideia de fazer um livro infantil. Era o match perfeito para esse projeto. Passamos alguns anos em busca de referências, estudando e pensando em ideias para um público que era totalmente novo para nós. A gente teve um processo bem longo para chegar até aqui”, explica a publicitária.

Com foco em temas como família e autoconfiança, a trama da publicação gira em torno do momento em que, durante uma brincadeira, Lila encontra os “óculos especiais” da avó em um baú. Quando a personagem-título os coloca, ela passa a enxergar o mundo de forma diferente e, o que até então era retratado em preto e branco, dá lugar à ilustrações coloridas.

“Esperamos que a mensagem do livro traga uma nova perspectiva de vida para as crianças. Queremos que elas enxerguem o mundo como quiserem, sem deixar o externo influenciar na forma como elas veem a vida e a si mesmas. Por isso focamos em um livro que traz muito a temática das cores, para representar uma verdade e a crença de um mundo melhor, independente da sua ideia de mundo”, ressalta a autora.

Sobre planos para próximos lançamentos, Carla finaliza deixando escapar a possibilidade de uma sequência: “Por enquanto, estamos à todo vapor com a divulgação do nosso primeiro livro e dessa história que é muito especial para nós. Estamos empolgados, mas já conversamos sobre escrever mais histórias nesse mesmo universo”.