Presidente do Conselho Nacional de Educação discorre sobre ensino híbrido em encontro pedagógico da Unifor

seg, 6 março 2023 14:21

Presidente do Conselho Nacional de Educação discorre sobre ensino híbrido em encontro pedagógico da Unifor

Com a temática “O Ensino Híbrido na Educação Superior: aproximações e sinergia”, o evento reuniu todo o corpo docente da Universidade de Fortaleza na manhã do último sábado (04)


Além de presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi também é membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação (Foto: Ares Soares)
Além de presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi também é membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou, na manhã do último sábado (04), o Encontro Pedagógico Integrado 2023 (EPI), no Centro de Eventos do Ceará. Nesta edição, a temática abordada foi “O Ensino Híbrido na Educação Superior: aproximações e sinergia”, em palestra proferida por Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). 

O tema escolhido reflete a realidade do ensino no cenário atual: o híbrido chegou para ficar. Então, como integrá-lo, da melhor forma, ao modelo presencial já existente e conhecido por todos?  “A educação híbrida tem uma primeira explicação na pandemia, mas não se esgota por aí. Em geral, ela é interpretada como um mix entre presencial e à distância, mas nós tratamos o aprendizado híbrido como fator decorrente de tecnologias de formação aplicadas ao aprendizado na modalidade específica”, explica o palestrante.

A ocasião marcou o retorno do evento ao formato 100% presencial, e reuniu todo o corpo docente da Unifor – professores de todos os quatro Centros de Ciências e da Pós-Graduação. Além da palestra, a programação contou com apresentações do Coral, da Camerata e da Big Band da Unifor, além de discursos do Reitor da Universidade, o professor Randal Pompeu, e da anfitriã do encontro e Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Bugarim.  

“Eu acredito que uma das grandes metas para a Universidade no século 21 – e a grande palavra-chave – seja “sinergia”. Sinergia no sentido de cooperação, coesão e esforços mútuos que se complementam, porque a universidade é um ser vivo, é uma engrenagem complexa transformada pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão”, proferiu o Reitor ao abrir o EPI 2023. 

Em sua fala, o docente também citou diversos projetos realizados pela Unifor durante os últimos anos, que trazem visibilidade para a instituição e fazem a diferença para as comunidades interna e externa da Unifor. Alguns exemplos são o Capacete Elmo, o Programa de Bolsas Filantrópicas da Fundação e a ampliação das conexões com todos os setores sociais, com o intuito de causar impacto positivo no desenvolvimento local sustentável por meio da formação do capital humano.

Dando continuidade à programação, Maria Clara Bugarim apontou o evento como uma ocasião que fortalece o corpo docente e motiva os professores a seguir avançando. “[O EPI 2023] é um encontro entre colegas, um encontro de ideias e um encontro de experiências. É também uma edição especial, pois acontece no mês em que a nossa Universidade chega aos seus 50 anos. Iniciamos, oficialmente, o semestre em que começamos a escrever os próximos 50 anos da nossa Unifor”, afirma a Vice-Reitora.

A docente também apresentou as novas diretrizes do Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE), o programa de formação docente da Unifor. De acordo com ela, com o objetivo de seguir firme na proposta de formar os alunos por competências, o PDPE foi planejado em quatro dimensões: Conhecer, Fazer, Ser e Conviver. Além disso, o programa será trabalhado com foco no AVA como suporte didático e como meio para ampliação de modelos híbridos experimentados em sala de aula. 

Sobre o Encontro Pedagógico Integrado

O Encontro Pedagógico Integrado (EPI) faz parte do Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE) da Universidade de Fortaleza, e visa incentivar o corpo docente a participar ativamente na inovação educacional e na melhoria contínua da educação e do ensino. A iniciativa tem como público-alvo todos os professores de graduação e pós-graduação da instituição, e conta sempre com a presença de profissionais de renome nacional na área de formação docente e para o Ensino Superior.  

Confira imagens do evento abaixo