qui, 9 novembro 2023 14:21
Professores franceses realizam visita técnica às instalações do Nubex
O momento teve como objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas dentro do convênio existente entre a Unifor e a Universidade de Rouen
No último dia 1º de novembro, o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, recebeu a visita dos professores franceses da Université de Rouen, Joel Ladner, Nadia Cherchem e Anne Bourdon. A iniciativa aconteceu a convite do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC).
O convênio estabelecido entre as instituições visa executar a mobilidade internacional de alunos e professores de ambas as universidades, a fim de realizar intercâmbio de estudos e pesquisas em saúde.
Possuir conexão internacional gera inúmeros benefícios para todos os envolvidos. Como o compartilhamento de conhecimento, aumento de competitividade, conexão do conhecimento entre produtores, fornecedores e usuários, e agilidade na troca de informação.
Ramon Raposo, professor e pesquisador da Unifor, frisa que esse tipo de iniciativa é importante para fortalecer a cooperação da Unifor com os parceiros internacionais. “O Nubex é um núcleo de excelência que realiza pesquisas de alto impacto, portanto esse tipo de parceria internacional é fundamental para promover resultados extraordinários para a sociedade”, declara o docente.
Durante a visita, os docentes franceses tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Nubex e ouvir sobre as pesquisas desenvolvidas no equipamento, dentre essas, estiveram os estudos envolvendo a linha de pesquisa em zebrafish e a clonagem com caprinos.
Os professores da Université de Rouen tiveram a oportunidade de conhecer as pesquisas realizadas no Nubex (Foto: Ares Soares)
Joel Ladner, professor e médico epidemiologista e de saúde pública, ressalta que a colaboração internacional entre instituições científicas é fundamental para o desenvolvimento de trabalhos avançados para combater as problemáticas existentes no mundo.
“É muito importante conhecer nossos colegas de Fortaleza e compartilhar diferentes experiências, iniciativas e abordagens científicas, porque uma das nossas missões é desenvolver novos estudos para a sociedade. Ter uma parceria com os brasileiros é fundamental, porque no Brasil há muitas pesquisas e tópicos interessantes para discutir, assim como na França,” afirma Joel.
Nadia Cherchem, professora e enfermeira anestesista, destaca que a visita foi importante, pois espera trabalhar em parceria com a Unifor e desenvolver pesquisas com os estudantes de enfermagem na França. Já Anne Bourdon, que também atua como professora e enfermeira, ressalta a importância da colaboração internacional entre as instituições: “Nós temos muitos pontos para compartilhar e promover a qualidade da enfermagem".
Sobre o Nubex
O Nubex é um centro de excelência em pesquisa de graduação e pós-graduação da Unifor. O setor visa a produção de conhecimentos que respondam os novos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país, a partir da produção de novas tecnologias, produtos e processos que causem um impacto direto e positivo na sociedade
Além disso, o equipamento desenvolve estudos baseados em evidências, por meio da utilização do método científico, para a transformação da prática profissional. Com suas instalações, o setor produz pesquisas de ponta que resultam em feitos inéditos e descobertas de relevância junto à comunidade científica. Tal fato, atrai pesquisadores estrangeiros que veem a necessidade de partilhar experiências por meio de estudos multicêntricos.