null Profissão: Jornalista promove a troca de experiências entre profissionais e estudantes de Jornalismo

A sequência de lives conta com as convidadas Fernanda da Escóssia, Caroline Ribeiro e Larissa Carvalho.

A jornalista Larissa Carvalho é a terceira convidada, no dia 21 de junho (segunda-feira), às 19 h (Foto: Heideger Nascimento)

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros destaca, no artigo 4º, que “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação”. Parte importante na formação dos estudantes de Jornalismo da Unifor está no contato frequente com profissionais da área para o intercâmbio de experiências no cotidiano e incentivo à formação. Ao longo do mês de junho, a Universidade de Fortaleza promove uma sequência de lives com profissionais de Jornalismo.

A terceira edição do Profissão: Jornalista conta com a jornalista Larissa Carvalho, egressa da Universidade de Fortaleza. A jornalista, com experiência em redações do Brasil e da África do Sul, é fundadora e editora-chefe do Site Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil.

A estreia, no dia 7 de junho, foi com a jornalista Fernanda da Escóssia, professora universitária e pesquisadora, doutora em História pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV) e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No dia 14 de junho, a jornalista Caroline Ribeiro, com experiência em TV e mestra em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, participou contando como é a experiência de ser correpondente internacional em Portugal.

As lives pretendem conectar alunos de Jornalismo e profissionais que atuam na imprensa.”A Universidade é um espaço de debate, colisão, no bom sentido, de tudo o que possa promover a reflexão crítica, o debate e a troca de experiência. É muito interessante quando isso é feito com pessoas que trabalham com a perspectiva do Jornalismo oferecido pelo curso da Universidade que busca não só o compromisso ético, social e investigativo, mas principalmente reflexivo sobre tudo o que estamos vivendo agora.”, comenta o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, Wagner Borges.

Sobre a importância das lives, que serão mediadas pela jornalista egressa da Unifor, Taís Lopes, o coordenador ressalta que a troca de experiência reforça o compromisso da Universidade de Fortaleza com a promoção da reflexão e desenvolvimento do senso crítico dos alunos. “É mais um momento de amadurecimento e principalmente para ver a qualidade, amplitude e a necessidade da profissão do Jornalismo no momento que nós vivemos no mundo hoje de incerteza, combate às fake news e garantia de conquistas democráticas, diversidade e respeito. O Jornalismo é esse espaço, esse campo e quando profissionais trocam experiências com os nossos alunos, a gente reforça o compromisso da Universidade de oferecer espaço para reflexão”, explica Wagner Borges

Conheça as convidadas das lives que acontecem nas redes sociais da Universidade de Fortaleza:

Larissa Carvalho 21/06 às 19h

Jornalista graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), preocupada com questões raciais. Trabalhou como voluntária de marketing social na Fundación Sotrali, em La Plata (Argentina). É fundadora e editora-chefe do Site Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. Passou pela Rádio O POVO CBN e pelas redações do jornal cearense O POVO, em Fortaleza (Ceará), e do jornal sul-africano Mail & Guardian como repórter freelancer em Joanesburgo (África do Sul). É autora do livro “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2019).

Caroline Ribeiro - 14/06 às 10h

Atualmente morando em Lisboa, Portugal, a jornalista Caroline Ribeiro é egressa de Jornalismo na Universidade de Fortaleza e mestra em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Integrou o programa CETV 1ª Edição, telejornal da TV Verdes Mares, afiliada da Globo, e segue atuando como correspondente freelancer a partir de Portugal.  Veja a live na íntegra aqui.

Fernanda da Escóssia - 07/06 às 9h30

Jornalista, professora universitária e pesquisadora. Fernanda da Escóssia é doutora em História pelo CPDOC/FGV e mestra em Comunicação pela UFRJ. É autora de "Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento", que será lançado este ano pela Editora FGV. Trabalha como editora na revista piauí. Foi editora de Política do Globo, repórter da Folha de S.Paulo e ombudsman na Agência Lupa. Formou-se em jornalismo na UFC. Ela deu entrevista para o portal unifor.br em 2020, veja a íntegra aqui. A primeira live do Profissão: Jornalista está disponível aqui.

Estude Jornalismo na melhor

O curso de Jornalismo é para quem quer a melhor formação em Jornalismo de Fortaleza; e trabalhar com produção e edição de notícias em diferentes plataformas de comunicação e de imprensa – rádio, TV, web e impresso –, em assessorias de comunicação e projetos voltados para a comunicação pública, popular e/ou empresarial. O profissional da área pode desenvolver competências comunicacionais que permitem a atuação em empresas de comunicação e instituições diversas, incluindo as do Terceiro Setor, além da pesquisa acadêmica.

Quer ser um profissional de Jornalismo? A Unifor tem um dos melhores cursos do país! Confira todas as informações e garanta sua vaga AQUI

Serviço:

As lives do Profissão: Jornalista são realizadas nas rede sociais da Unifor
As datas serão:
7 de junho - Fernanda da Escóssia (9h30)
14 de junho - Caroline Ribeiro (10h)
21 de junho - Larissa Carvalho (19h)

Transmissão nas redes sociais a Universidade de Fortaleza (YouTube, Instagram e Facebook) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)