RUF 2024: Direito da Unifor é o melhor do Norte e Nordeste

ter, 22 outubro 2024 17:15

RUF 2024: Direito da Unifor é o melhor do Norte e Nordeste

A graduação, que também possui nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), se consolida como referência nacional

Na Unifor, o curso de Direito une teoria e prática com foco em responsabilidade social e inovação (Foto: Ares Soares)

O curso de Direito da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, foi reconhecido como o melhor entre as instituições privadas do Norte e Nordeste, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Este resultado reafirma a excelência acadêmica da graduação, que já possui nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o mais importante indicador de qualidade do ensino superior no Brasil. Além disso, a Unifor se consolidou como a 6ª melhor universidade privada do país, de acordo com o mesmo ranking.

Diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Katherinne Mihaliuc destaca a importância desse reconhecimento, considerando que o resultado representa a consolidação e reconhecimento do trabalho realizado pela Unifor em busca da formação de excelência de seus estudantes.

“Ser indicado por mais um ano como o melhor curso de Direito do Norte e Nordeste valoriza o projeto pedagógico de formação, considerando que o ranking tem critérios abrangentes como ensino, pesquisa, mercado e inovação. Isso sinaliza que o curso de Direito da Unifor oferece uma formação ampla, completa, multidisciplinar e conectada com a prática e o mercado de trabalho”, declara a diretora.

Fórmula do sucesso

Para alcançar tamanha notoriedade, o curso oferece diferenciais únicos que garantem aos alunos uma formação abrangente e alinhada às exigências do mercado e da sociedade.

Para Katherinne, embora todos os critérios do RUF sejam amplamente contemplados, o diferencial mais marcante do curso é a forte inserção dos egressos no mercado de trabalho. "A percepção positiva dos empregadores sobre a formação dos nossos alunos é determinante", explica.

Ela também destaca o caráter inovador do curso, que, além de oferecer uma formação sólida, explora áreas diferenciadas e metodologias inovadoras: "Não é à toa que inauguramos neste ano um laboratório de inovação em convênio com o TRE, já premiado pelos produtos desenvolvidos".

Um espaço de excelência

O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) se destaca como um grande diferencial do curso de Direito da Unifor. Ele é um ambiente onde os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

Supervisionados por professores, os estudantes prestam atendimento jurídico à comunidade, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Além do atendimento jurídico, o EPJ oferece um atendimento multidisciplinar com o apoio de psicólogos, assistentes sociais e analistas jurídicos.

Sobre o RUF

Criado em 2012, o Ranking Universitário Folha é uma das mais respeitadas avaliações do ensino superior brasileiro, que analisa universidades públicas e privadas em todo o país. Em 2024, o ranking avaliou 203 instituições e as 40 carreiras mais procuradas pelos estudantes. O levantamento é baseado em cinco indicadores principais: ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Estude Direito na Melhor em 2025.1

Quer fazer parte dessa história? Ainda dá tempo! Os interessados em estudar na Universidade de Fortaleza em 2025.1 podem escolher entre cinco formas de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de vestibulares anteriores da Unifor, transferência, segunda graduação e reabertura de curso.