null Saiba mais sobre os famosos comandos “Ctrl C” e “Ctrl V”

Seg, 10 Outubro 2022 18:26

Saiba mais sobre os famosos comandos “Ctrl C” e “Ctrl V”

Recurso muito utilizado para a produção de textual, o “copiar e colar” foi uma revolução tecnológica que ainda se faz presente no cotidiano

As funções Ctrl+C e Ctrl+V possibilitam o usuário a copiar e colar imagens e textos  (Foto: Getty Images)
As funções Ctrl+C e Ctrl+V possibilitam o usuário a copiar e colar imagens e textos (Foto: Getty Images)

Ao decorrer do tempo, muitas ferramentas foram desenvolvidas para facilitar e otimizar a experiência dos usuários em equipamentos tecnológicos. Para quem usa computador ou notebook, dois comandos que parecem simples – porém fundamentais –,  tornaram-se uns dos mais utilizados: o Ctrl+C e o Ctrl+V.

Eles possibilitam que imagens e textos selecionados sejam, respectivamente, copiados e colados em um documento distinto. Por isso, se tornaram um dos maiores aliados dos profissionais das áreas de produção textual e de programação.

“Elas [as ferramentas] fazem uso de uma área de memória do computador ou dispositivo como área de transferência. Uma área usada como armazenamento para os dados que precisam ser copiados ou movidos. Uma vez o dado colocado nesta área, pode ser colado em qualquer outro local, ficando disponível até que outro dado seja colocado lá, substituindo o conteúdo da área de transferência”, afirma Alan Carlos Bandeira, mestre em Informática Aplicada e professor do curso de Ciência da Computação da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

Larry Tesler,  criador dos recursos Ctrl+C e Ctrl+V, faleceu em fevereiro de 2020 (Foto: Reprodução)

Os recursos foram criados por Larry Tesler, um renomado cientista da computação. Com claros sinais de eficiência, os comandos foram incorporados pela Apple nos computadores Lisa e Macintosh a partir de 1983. Na época, a empresa associou a ideia com uma combinação de teclas.

A partir disso, o conceito revolucionou o segmento, pois viabilizou uma maior agilidade e flexibilidade na troca de dados, consolidando-se como uma ferramenta fundamental de usabilidade para qualquer programa e aplicação. Com isso, alcançou diversos segmentos e se tornou parte do dia a dia, estando presente na realização de trabalhos, produções de textos e em aplicativos de mensagens, por exemplo.

Uso cotidiano

Essas ferramentas seguem presentes em todas as áreas da computação. Segundo o docente Alan Carlos, o uso delas é diverso e bastante explorado pelo ramo como uma ferramenta de troca de dados. Os comandos servem para ampliar a flexibilidade na construção de programas, elevando a velocidade com que os programadores constroem as aplicações e possibilitando o reaproveitamento de códigos fontes de forma rápida e prática.

“Fato que também pode ser usado como ponte para aplicações trocarem dados, automatizando o processo de copiar e colar usando uma programação destinada a isso”, declara o docente.

Alan também destaca a importância da ciência da computação. Campo do conhecimento que, a partir dele, são descobertos recursos tecnológicos para além do uso exclusivo no segmento, sendo também um bem coletivo.

+ Cresce procura por cursos de graduação em Ciência da Computação

“Hoje ninguém imagina usar o Whatsapp sem poder copiar um texto e colar em outra conversa ajustando algo. Na tecnologia, isso não é diferente. Todos os profissionais de T.I. usam este recurso diariamente como forma de potencializar a produção de sistemas, construção de soluções e resolução de problemas. É um recurso de interface humano-computador que não podemos sequer imaginar sua inexistência”Alan Carlos Bandeira, professor do curso de Ciência da Computação da Unifor

Sobre o criador

Larry Tesler foi um renomado cientista da computação especializado em desenho de interfaces e interações usuário-computador. Trabalhou com grandes nomes do segmento, como Steve Jobs e Bill Gates, e deu grandes contribuições para o desenvolvimento da computação.

Além de ser considerado o pai do “copiar e colar”, também desenvolveu a ferramenta de “cortar”. Tesler tinha um trabalho destinado a oferecer uma técnica de comunicação entre processos ou aplicativos, facilitando a transferência de dados por meio da própria interface do usuário de um computador ou dispositivo.