null Unifor e Yunus Social Business firmam acordo visando um mundo mais justo e sustentável

Qui, 26 Outubro 2023 17:44

Parceria foi documentada com um protocolo de intenções assinado pela presidente da Fundação Edson Queiroz, e o pelo presidente da Yunus Social Business Brazil, Muhammad Yunus

Por meio do protocolo de intenções, a instituição e a entidade reafirmam a visão compartilhada de um mundo mais inclusivo e sustentável (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, e a Yunus Social Business Brazil selaram uma parceria por meio da assinatura de um protocolo de intenções. Na última sexta-feira (20), Muhammad Yunus, economista premiado com o Nobel da Paz, e Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz, uniram-se em compromisso para fortalecer a educação, cultura e empreendedorismo social no Ceará.

O documento prevê que ambas as partes estejam empenhadas em desenvolver políticas de boas práticas para atingir causas defendidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): zero pobreza, zero desemprego e zero emissão de carbono.

O protocolo engloba estratégias direcionadas para o apoio a empreendedores sociais e microempresários, buscando ativamente a redução da pobreza. Há ainda compromisso em fomentar a educação de alta qualidade e garantir o acesso equitativo à cultura, como mecanismos para empoderar comunidades e diminuir desigualdades. A parceria também prioriza a luta contra o desemprego, investindo no desenvolvimento de habilidades e na criação de oportunidades de trabalho digno, sem esquecer a crucial missão de mitigar as emissões de carbono e promover uma economia mais verde.

"O protocolo firmado entre a Unifor e a Yunus Social Business não é apenas um documento. Ele materializa a nossa visão conjunta de um futuro mais próspero e igualitário. Estamos decididos a unir conhecimento, experiência e paixão para enfrentar os desafios contemporâneos que o mundo apresenta. Acredito que podemos ser parte de transformações profundas, não apenas em nossa comunidade, mas em todo o País. Juntos, temos a capacidade e a determinação para fazer a diferença e construir um legado de progresso e sustentabilidade", destacou Lenise Queiroz Rocha.

Com a assinatura, a instituição e a entidade dão um passo significativo em direção à realização de uma visão compartilhada de um mundo mais inclusivo e sustentável. O protocolo de intenções tem validade inicial de cinco anos e soma-se aos trabalhos já realizados pela Unifor e pela Fundação Edson Queiroz em consonância com os ODS’s defendidos pela ONU.

Unifor 50 anos

O documento foi assinado durante a participação de Muhammad Yunus no Mundo Unifor, evento que foi parte das celebrações pelos 50 anos da Universidade de Fortaleza. Nesse meio século de existência, a instituição contribuiu não só para a formação técnica, mas também humana de mais de 110 mil profissionais e tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimentos nacional e internacional. Em razão disso, a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).