null Unifor inicia inscrições para o Programa de Dupla Titulação Internacional

Ter, 12 Março 2024 09:10

Unifor inicia inscrições para o Programa de Dupla Titulação Internacional

Iniciativa abre a possibilidade de estudar no exterior e obter dois diplomas

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 14 de março (Ilustração: Getty Images)

Com o objetivo de oferecer aos seus alunos o contato com outras línguas e culturas, o Centro de Comunicação e Gestão (CCG) e o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, lançaram editais de seleção para o Programa de Dupla Titulação.

Sobre o Programa

Por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão, a Unifor possui convênio com mais de 140 instituições de ensino superior ao redor do mundo.

A Universidade possui, desde 2008, o Programa de Dupla Titulação. A iniciativa permite que o aluno estude durante um ano em Universidade e/ou instituição de ensino superior em outro país, e volte para casa com dois diplomas de uma só vez: um nacional e outro internacional.

Inscrições e processo seletivo

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 14 de março, exclusivamente de forma online. A entrevista, que configura a segunda fase do processo seletivo, poderá ser realizada e gravada de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet, entre os dias 21 e 26 de março, em horário e link divulgado até o dia 20 de março, por meio de e-mail a ser enviado pela Coordenação de Dupla Titulação do CCG e CCT aos alunos inscritos.

A convocação do candidato será feita seguindo a ordem divulgada no e-mail de divulgação da lista das inscrições aprovadas, conforme convocação a ser disponibilizada por e-mail, e também na Coordenação do Núcleo de Estratégias Internacionais e Dupla Titulação do CCG/CCT, no dia 20 de março. Em caso de ausência, não será concedido prazo adicional, e o candidato será eliminado.

Confira os cursos com possibilidade de dupla titulação e as respectivas instituições de ensino superior:

Berlin School of Economics and Law (Alemanha): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS e COMÉRCIO EXTERIOR da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

> Confira o edital aqui

Deggendorf Institute of Technology (Alemanha): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR e CIÊNCIAS ECONÔMICAS da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

> Confira o edital aqui

Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, COMÉRCIO EXTERIOR e MARKETING - Bacharelado da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

> Confira o edital aqui

Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO e JORNALISMO da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

> Confira o edital aqui

Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em ENGENHARIA CIVIL da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

> Confira o edital aqui

Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em ENGENHARIA MECÂNICA da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

> Confira o edital aqui

Instituto Politécnico de Bragança (Portugal): Serão selecionados quatro alunos dos cursos de graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.

Requisitos para inscrição

• Ser brasileiro (nato ou naturalizado), maior de 18 anos;
  • Possuir passaporte válido até, no mínimo, dezembro de 2025;
  • Estar regularmente matriculado em um dos cursos de Graduação contemplados com o Programa de Dupla Titulação durante todo o processo de seleção, desde sua inscrição até o final do Programa;
  • Ter cursado efetivamente mais de 30% (trinta por cento) e menos de 70% (setenta por cento) dos créditos exigidos para a conclusão de seu curso de graduação até o término do semestre 2024.1;
  • Possuir performance média global (PMG) igual ou superior a 7,0 (sete) e não possuir reprovações no histórico;
  • O candidato deverá ter cursado e ser aprovado, até o término do semestre 2024.1, em no mínimo de 2 (duas) disciplinas em idioma inglês (para as universidades alemãs);
  • O candidato deverá apresentar certificado de proficiência de nível intermediário/B1 em Espanhol no momento da inscrição (para a universidade colombiana);
  • O estudante deve firmar o compromisso de ser aprovado na instituição de destino com a quantidade mínima de créditos exigidos no edital para obtenção do duplo diploma na instituição parceira;
  • O estudante assume, desde o ato da inscrição, o compromisso de conclusão do curso em até 3 anos após a aprovação neste processo seletivo, sob pena de não haver emissão do diploma de dupla titulação, por excesso de prazo;
  • O estudante deverá apresentar conhecimentos básicos no idioma Alemão (para as universidades alemãs);
  • Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital de cada instituição.